Cultura - Educação

Gentileza traz felicidade a quem pratica, afirma livro

18 de Agosto de 2022

Gesto positivo melhora a satisfação pessoal e ainda gera um efeito replicador entre as pessoas

Estudos evidenciam que pessoas que praticam a gentileza elevam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina no cérebro, um hormônio neurotransmissor que proporciona bem-estar, e isso tanto a quem pratica o ato quanto para quem a recebe, pois em ambos causa alegria. Sempre que alguém cumprimenta um desconhecido no elevador ou no metrô, que dá passagem a outro motorista, ou ri de uma piada que um amigo lhe conta, a pessoa tem a sensação de satisfação.

A gentileza deveria fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. Um hábito que, com a agitação do cotidiano, acaba sendo “engolido” pela pressa e pelo individualismo. No entanto, especialistas afirmam que é muito saudável colocar em prática o exercício de ser gentil, pois a ação beneficia quem recebe o gesto e quem o oferece. Dizer “bom dia”, oferecer ajuda, pedir licença, agradecer ou simplesmente oferecer um sorriso. Ações essas que melhoram o convívio social e também contribui para o bem-estar.

“Hoje em dia, parece que a gentileza se tornou artigo raro no trato entre as pessoas. Um mundo agitado, nervoso e apressado tem feito com que ninguém se importe com o outro, sequer reparando na sua existência, e paradoxalmente essa indiferença é maior quanto maior for a cidade onde as pessoas vivem”, diz Domingos Sávio Zainaghi, autor do best-seller “Vale a pena ser gentil?”, que está em sua 3ª edição publicada pela Literare Books International.

De acordo com o escritor, a gentileza é fundamental em todos os contextos da vida. “O primeiro poder que a gentileza carrega é o de trazer bem-estar para quem a pratica. A sensação de alegria que a prática da gentileza causa não é apenas psicológica, mas química também”.

Em “Vale a pena ser gentil?”. Domingos explica o que é a gentileza quântica, como ser gentil em momentos de tensão, como ser gentil com familiares, com adversários, com colegas de trabalho e também com você. A obra é escrita em linguagem simples e direta, mas, sobretudo com palavras que vêm do coração e repletas de carinho.

Domingos Sávio Zainaghi

SOBRE O AUTOR

Domingos Sávio Zainaghi – Palestrante nacional e internacional. Advogado, jornalista e escritor. Mestre e doutor em Direito do Trabalho pela PUCSP. Pós-doutorado em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla-La Mancha, Espanha. Pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduado em Sociologia, História e Filosofia pela PUCRS. Presidente Honorário da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social e do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo. Membro da Academia Paulista de Direito-Cadeira 27 e da Academia Nacional de Direito Desportivo-Cadeira 24. Membro do Instituto de Direito Social Cesarino Jr. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo-IBDD. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo-UJUCASP. Coordenador Acadêmico da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo-SBDD. Membro da Sociedade Amigos do Exército Brasileiro em São Paulo-SASDE. Conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista (2018/2023). Doutor Honoris Causa da Universidad Paulo Freire-Nicarágua/Costa Rica. Professor do curso de mestrado em Direitos Fundamentais do UNIFIEO. Coordenador da Pós-graduação em Direito Desportivo da Faculdade LEGALE. Autor de vários livros jurídicos e não jurídicos.

Ficha técnica

Vale a pena ser gentil?

Autor: Domingos Sávio Zainaghi

Editora: Literare Books International

Formato: 14 x 21 cm – 3ª edição – 112 páginas – 2022 – Preço de capa sugerido: R$ 34,90

Categoria: Não Ficção

ISBN do físico: 9786559223008

ISBN Digital: 9786559223015

Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-vale-a-pena-ser-gentil

Amazon (físico): https://amzn.to/3MXaWuB

E-book: https://amzn.to/3a8ZAF8

À venda nas principais livrarias físicas e plataformas digitais

Comentários
Assista ao vídeo