Informes - GERAIS

Festa do Peão lança Planeta Barretos Sustentável

17 de Agosto de 2022

O evento terá ações de neutralização de emissão de gás carbônico, coleta seletiva, reciclagem de resíduos, geração de energia limpa e projeto social com agentes ambientais

Do propósito de tornar a Festa do Peão de Barretos cada vez mais sustentável, surgiu nesta edição o Planeta Barretos Sustentável, um projeto que une a organização do evento e empresas parcerias em ações conjuntas em prol do meio ambiente. O projeto se estenderá além dos 11 dias de Festa, que este ano ocorre de 18 a 28 de agosto. 

Em uma das iniciativas, o resíduo gerado dentro do recinto, no primeiro fim de semana de evento, será transformado em novos materiais para serem aproveitados na segunda semana. Tudo o que for embalagem flexível (como o plástico que envolve os fardos das latinhas e garrafas) será processado e se tornará sacos de lixos de polietileno, de alta resistência, para ser usado na coleta ainda no evento. Já o restante do material plástico, como PETs, dará origem a outros materiais como vassouras, cordas de poliéster ou virará garrafas novamente. Só para ter uma ideia da quantidade de material descartado na festa, em 2019, foram coletadas 10 toneladas de resíduos ao longo do evento. 

Coordenadora de marketing da SR Embalagens – uma das empresas parceiras no programa, Simone Botelho Amador Batista, explica que a ideia é reaproveitar todo o material flexível descartado dentro do Parque do Peão. “Calculamos converter 2 toneladas de lixo em um novo material. São sacos de lixo mais grossos que serão utilizados na coleta no segundo fim de semana da festa”, revela. “Essa ação é de extrema importância, pois mostra que o plástico não é vilão. Ele só é mal utilizado”. No processo, o resíduo recolhido passa por uma máquina que lava e processa os resíduos e, na sequência, faz a extrusão do plástico. A previsão é que os novos produtos retornem à festa a partir de quarta-feira, 24.

Também dentro da economia circular, as PETs descartadas durante o evento, em eco pontos instalados no Parque, serão destinadas para as Bebidas Poty/Levity que processará esse material, transformando primeiramente em flake e após em resina, matéria-prima utilizada para produção de diferentes produtos como vassouras, fitas ou mesmo garrafas. “Nesse processo, o resíduo coletado é transformado em flake, resina e devolvido para a cadeia”, explica a head de marketing da empresa, Sandra Franzotti.

Ainda como parte das ações de sustentabilidade, o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) realizará a Campanha Universo Bem Me Quer, que atuará na valorização dos coletores de materiais recicláveis, que serão transformados em agentes ambientais e no descarte correto desse material.

Compensação de emissões de gases e energia limpa
A preocupação ambiental durante a 65ª Festa do Peão de Barretos não é somente com o lixo dispensado. A MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods, compensará emissões de gases de efeito estufa durante todo o evento. A empresa atua no mercado de créditos de carbono, e será a responsável pela mensuração e compensação das emissões do Rancho e Camarote da Minerva Foods. 

“A Festa do Peão de Barretos é uma das maiores do nosso país, reunindo milhares de pessoas durante a sua realização. Com um evento dessa dimensão, há a geração de resíduo e de gases de efeito estufa. Vimos, então, a oportunidade que tem sido uma grande tendência mundial, em compensar as emissões geradas ao longo dos dias de evento, tornando a comemoração mais sustentável e um exemplo para muitos outros que virão. Assim, em parceria com o Circuito Sertanejo e com a Brahma, nasceu o Planeta Barretos Sustentável”, comenta Eduardo Bastos, CEO da MyCarbon.

Dentre as atividades que terão suas emissões compensadas no Camarote e no Rancho da Minerva Foods, serão contabilizadas e compensadas as quantidades consumidas de gás GLP, lenha e carvão para cozimento dos alimentos; vazamento de gás refrigerante em ar- condicionados; e utilização de extintores de incêndio de CO2 (caso sejam utilizados durante a festa). A quantidade de efluente gerada será contabilizada e compensada levando em consideração a quantidade de pessoas que frequentarão os espaços da Minerva Foods; e as emissões por carros, vans, ônibus e avião que farão o transporte de colaboradores e convidados também serão compensadas, zerando o balanço. Por fim, toda a carne vendida na festa terá suas emissões neutralizadas, a partir da contabilização por meio do cálculo do Inventário de GEE da Minerva Foods.

Outra ação que vigora no Parque do Peão ao longo de todo ano é a geração e uso de energia limpa: o complexo possui desde 2019 placas de energia solar e se tornou autossustentável de setembro a julho. São 2908 geradores fotovoltaicos que geram energia que abastecem o Parque de 2 milhões de metros quadrados. 

“Valorizamos cada passo em busca de tornar o evento mais sustentável e ambientalmente responsável, a parceria com as empresas especializadas nos ajuda a concretizar cada vez mais este objetivo”, explica Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, entidade organizadora do evento.

Comentários
Assista ao vídeo