Programas -

Como a odontologia estética pode ajudar na autoestima?

17 de Agosto de 2022

Atualmente, a odontologia estética é uma das aliadas de um tratamento para a manutenção da saúde mental, principalmente quando o paciente em questão apresenta problemas relacionados à autoestima.

Isso porque, muitas pessoas que possuem problemas estéticos com seu sorriso, como é o caso de dentes tortos, amarelados ou até mesmo indivíduos que acabam tendo que extrair os seus elementos dentários devidos algumas doenças bucais.

Foto: Pixabay/ Divulgação

Sendo assim, trazer uma maior beleza para o sorriso, uma vez que este é o cartão postal de qualquer pessoa, pode ser uma ajuda no tratamento de pessoas que precisam aumentar sua autoestima e assim fazer a manutenção da sua saúde mental e bucal.

Portanto, busque uma clínica de dentista e saiba tudo sobre como cuidar dos dentes e da sua saúde bucal.

Dessa forma, isso poderá fazer toda a diferença em sua autoestima e revigorar sua saúde mental, para que seja possível ter uma qualidade de vida cada vez melhor.

O que é odontologia estética?

Para entender de uma vez por todas como a odontologia estética pode ajudar na autoestima, primeiro é necessário entender a definição dessa área.

Portanto, esta nada mais é do que um ramo da área odontológica que oferece soluções aos pacientes que estão em busca de correções, restaurações ou mudanças na aparência dos dentes.

Sendo assim, mesmo que a área leve o nome de “estética” consigo, a especialidade vai muito além de deixar os dentes mais bonitos, por exemplo.

Uma vez que a odontologia estética tem como objetivo melhorar a saúde bucal, justamente usando essas mudanças como ferramenta.

Além disso, a odontologia estética também é responsável por diversas inovações tecnológicas que trazem um melhor desempenho para vários procedimentos.

Além de deixá-los cada vez mais naturais, como é o caso do aparelho de dente transparente, por exemplo.

Quais são os tratamentos na odontologia estética?

Assim como as outras áreas da odontologia, a parte estética tem algumas especialidades, além de ter um amplo desempenho em melhorar esses procedimentos para torná-los ainda melhor, como por exemplo:

  • Clareamento dental;
  • Aparelho ortodôntico;
  • Implantes dentários;
  • Facetas de porcelana;
  • Lentes de contato;
  • Cirurgia plástica gengival.

Vale lembrar que, caso esteja interessado em qualquer um desses procedimentos, é necessário se dirigir a um consultório dentário e buscar pela avaliação de um profissional que possa te informar se esses tratamentos são realmente necessários, uma vez que não são meramente estéticos e podem possuir contra indicações.

Quais os benefícios da odontologia estética para a saúde bucal?

Muitas vezes, o problema da autoestima baixa está relacionado à crença da pessoa de que ela não tem uma boa aparência, ou que a mesma não é autossuficiente.

Em suma, é possível afirmar que pessoas com autoestima baixa são capazes de se colocar para baixo de várias formas possíveis.

Desse modo, quando uma pessoa que sofre de baixa autoestima passa por procedimentos estéticos relacionados ao sorriso, além de adquirir uma melhor saúde bucal, ela pode se enxergar diferente no espelho.

Assim, esses procedimentos poderão servir como uma verdadeira alavanca para que elas possam erguer a autoestima.

Isso costuma acontecer muito com pessoas que colocam prótese fixa dentária, já que a perda dos dentes pode desencadear até mesmo a depressão em algumas pessoas, que não conseguem mais sorrir por sentir vergonha.

Dessa forma, além de devolver o dente, elevar a autoestima, a pessoa também conta com uma melhor mastigação, por exemplo, o que pode desencadear uma boa alimentação e por consequência, potencializar a qualidade de vida daquele paciente.

Quais os benefícios da odontologia estética para a saúde bucal?

Quando o assunto é odontologia estética, é possível nomear centenas de benefícios correlacionados aos tratamentos, além da beleza em si.

Isso porque, assim como mencionado anteriormente, além de deixar o sorriso mais bonito, essa especialidade é capaz de transformar algumas deficiências bucais.

Para exemplificar, uma pessoa que sofre com um canal e busca por um dentista que faz tratamento de canal, pode realizar também clareamentos dentais para ver o seu sorriso não só saudável, como também mais claro.

Além disso, pessoas que precisam usar aparelhos, além de contarem com dentes retos, também ganham mordidas corretas para uma melhor mastigação e alimentação.

Além dos benefícios fisiológicos, os pacientes também podem contar com uma melhora na autoestima e também confiança própria, tudo isso com um belo sorriso novo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários
Assista ao vídeo