Informes - GERAIS

4 dicas para quem pretende abrir um novo negócio

17 de Agosto de 2022
MF Press Global
Gustavo Medeiros

Muito por conta do desemprego que atinge o país há tempos, os pequenos negócios são os que mais geram emprego e renda atualmente em boa parte do Brasil. Não é incomum conhecer duas ou três pessoas próximas que já tentaram ou permanecem tentando empreender.

Mas é necessário ter o mínimo de conhecimento do mercado em que se pretende atuar, bem como ter uma preparação mínima para como fazê-la. Conhecimento e auxílio antes de investir pode ser um diferencial.

O mentor empresarial Gustavo Medeiros, que também é especialista em gestão, elaborou uma lista com quatro dicas para quem pretende iniciar um novo negócio.

1- Projeção para o futuro

“Tente projetar como você e esse negócio estarão daqui há cinco ou 10 anos. Perceba se há identificação sua com a área que você está buscando hoje. É preciso ter essa visão a longo prazo porque caso você não se identifique, essa perda de tempo pode ser frustrante. Projete, coloque no papel e se questione se daqui a 10 anos você vai querer estar fazendo o que faz agora”, comentou.

2- Depois de definir o nicho, liste seus concorrentes

“O passo a passo seria: escolheu o nicho, elenca possíveis concorrentes ali da sua cidade/estado/país que já são referência e com quem você pode disputar o mercado futuramente. Depois disso você precisa mapear o que eles fizeram para chegar nesse patamar”, disse.

3- Invista em alguém que tem experiência com a parte financeira, os números

“Isso é muito importante para que você, com clareza dos custos iniciais e investimentos, consiga desenvolver um pequeno plano de negócio para que você visualize tudo que precisa. Hoje o mais comum, trazido principalmente pelas startups, é o modelo chamado (MVP) que é o Mínimo Produto Viável. Isso nada mais é do que, ao invés de você iniciar investindo grandes e quantias, comece validando sua intenção para depois partir para o próximo passo”, alertou.

4- Invista em você

“Como fazer isso? Investindo em autoconhecimento, formação em cursos, treinamentos, mentorias e busque contato com pessoas que já conquistaram espaço no nicho que você deseja”, falou.

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é  especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

Comentários
Assista ao vídeo