Programas -

Shiba inu criptomoeda: o que é, o token (SHIB) vale a pena?

16 de Agosto de 2022

Atualmente a Shiba Inu criptomoeda é um dos projetos com uma maior comunidade de seguidores do mercado de criptos.

Foto: Pixabay

As criptomoedas costumam ser divididas em muitos setores, mas o projeto Shiba Inu Coin está em uma classe própria. Muitos críticos o chamaram de esquema de pirâmide e disseram que é praticamente inútil. Por outro lado, tem um grande número de seguidores que adoram divulgar nas redes sociais que a criptomoeda Shiba Inu foi um dos investimentos de 2021.

Mas afinal, Shiba Inu criptomoeda vale a pena? Leia o artigo e saiba tudo sobre Shiba Inu criptomoeda.

O que é Shiba Inu criptomoeda?

A Shiba Inu criptomoeda é um token de meme lançado por um fundador anônimo chamado Ryoshi. Assim como Dogecoin (DOGE), é baseado no meme Doge, que apresenta um cão Shiba Inu. Ele até se chama de "assassino Dogecoin".

O white paper do projeto Shiba Inu o descreve como um projeto de criptomoeda criado para a sua comunidade. Isso significa essencialmente que a Shiba Inu criptomoeda é descentralizada, o "ShibArmy", é responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Sendo assim, o projeto não é exatamente único no mundo das criptomoedas. Existem outras criptomoedas administradas por comunidades descentralizadas, portanto, embora o white paper de Shiba Inu a enquadre como uma ideia revolucionária, não é diferente do que outros projetos já estão fazendo.

Embora o Shiba Inu criptomoeda tenha sido conhecido pela primeira vez como uma alternativa ao Dogecoin, ele tem uma diferença fundamental. O Shiba Inu é construído na blockchain Ethereum (ETH), para que possa executar contratos inteligentes. Por meio de contratos inteligentes, o Shiba Inu pode trabalhar com aplicativos descentralizados. Dogecoin não tem essa capacidade, tornando-o muito mais limitado em termos do que pode fazer.

Uma breve história sobre Shiba Inu (SHIB)

O Shiba Inu foi criado em agosto de 2020 com um fornecimento total inicial de 1 quatrilhão de tokens. O primeiro grande momento na história do Shiba Inu veio em maio de 2021, quando seu fundador enviou metade do suprimento para o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin. Isso foi amplamente considerado um golpe publicitário para pegar carona no sucesso de uma criptomoeda mais popular. A explicação enigmática de Ryoshi era que "não há grandeza sem um ponto vulnerável".

Buterin acabou doando 10% dos tokens e queimando (destruindo) os outros 90%. Por causa disso, Shiba Inu atualmente possui uma oferta circulante de cerca de 549 trilhões de tokens.

A Shiba Inu lançou sua própria exchange descentralizada, ShibaSwap, em julho de 2021. Em novembro, fez parceria com David Folk (anteriormente vice-presidente de tecnologia da Activision) para desenvolver um projeto de jogos de criptomoeda.

Em termos de valor, o Shiba Inu começou em 2021 com um preço de US$ 0,000000000119. Ele atingiu um pico naquele ano de US$ 0,00008845. Comparar números tão pequenos é complicado, mas a maneira mais fácil de ver é que o preço subiu mais de 74.000.000% em outubro de 2021. Em seguida, sofreu uma grande queda, com o valor caindo mais de 75%.

Como funciona o projeto Shiba Inu

Shiba Inu originalmente foi projetado apenas para ser uma criptomoeda. Desde então, os desenvolvedores estão dando uma utilidade mais eficiente para o projeto que lançou uma exchange de criptomoedas descentralizada na tentativa de construir o ecossistema Shiba Inu.

Shiba Inu criptomoeda pode ser usada como dinheiro

O Shiba Inu pode ser usado para pagamentos digitais ponto a ponto ou como método de pagamento com empresas que o aceitam. No entanto, não oferece vantagens competitivas em relação a outras criptomoedas a esse respeito e não é ainda não é amplamente aceita como método de pagamento.

No início de 2022, mais de 600 empresas aceitaram o Shiba Inu. Para efeito de comparação, mais de 7.500 empresas aceitaram o líder de mercado Bitcoin ao mesmo tempo.

ShibaSwap Dex: Troca de criptomoedas descentralizada

Em julho de 2021, a equipe Shiba Inu lançou uma exchange de criptomoedas descentralizada (DEX), ShibaSwap. DEXs são exchanges de criptomoedas que não possuem um órgão central de governança. Eles fazem parte de algo conhecido como finanças descentralizadas (DeFi) - serviços financeiros tradicionais que não exigem bancos ou outras instituições financeiras.

ShibaSwap e outros DEXs permitem que os comerciantes troquem uma criptomoeda por outra diretamente de suas carteiras blockchain sem registrar uma conta ou fornecer qualquer informação pessoal. Como o ShibaSwap é construído no blockchain Ethereum, ele oferece negociação entre tokens ERC-20, ou seja, tokens construídos nesse blockchain específico.

Os usuários também podem apostar (depositar) suas criptos nos pools de liquidez da exchange para que a exchange possa usá-la. Em troca, os usuários recebem recompensas criptográficas em seus tokens apostados.

Onde comprar Shiba Inu criptomoeda?

Se você deseja investir em Shiba Inu, pode comprá-lo em várias das principais exchanges de criptomoedas. Aqui estão alguns lugares populares para comprar Shiba Inu:

  • A Coinbase Global é a maior exchange de criptomoedas dos EUA. Começou a listar o Shiba Inu em setembro de 2021.
  • Gemini é uma exchange de criptomoedas fácil de usar que listou Shiba Inu pela primeira vez em novembro de 2021.
  • A Binance é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo e possui uma plataforma internacional e uma plataforma americana. Sua plataforma internacional adicionou Shiba Inu em maio de 2021 e sua plataforma americana adicionou Shiba Inu em novembro de 2021.

Shiba inu criptomoeda vale a pena?

Shiba Inu é um investimento de risco extremamente alto que provavelmente já atingiu o pico. Os primeiros compradores podem ter ganhado muito dinheiro, mas esse sucesso foi baseado principalmente no hype. Você está melhor com criptomoedas mais úteis ou ações de criptomoedas que tenham mais valor a longo prazo como o Bitcoin ou Ethereum.

O problema é que para tudo que o Shiba Inu faz, existem concorrentes que fazem melhor. O Shiba Inu pode ser usado como moeda, mas como é construído no Ethereum, geralmente têm tempos de processamento lentos e taxas altas. Outras criptomoedas, como Solana (SOL) oferecem transações muito mais rápidas e baratas comparado com Shiba Inu.

ShibaSwap é outro caso de uso para Shiba Inu, mas está em um mercado lotado. Já existem alguns DEXs por aí, e os líderes de mercado, incluindo Uniswap (UNI) e PancakeSwap (CAKE), são muito maiores que o ShibaSwap.

Recentemente os desenvolvedores anunciaram ShibaVerse que é um Metaverso com o objetivo de ser um mundo digital descentralizado em blockchain, trazendo recursos como realidade virtual, imóveis digitais, NFTs, Play2Earn (GameFi), com aspectos interativos em um ambiente elegante e cativante. Resta acompanhar se esse recurso pode ajudar o projeto da Shiba Inu criptomoeda a novas altas históricas.

Moedas de memes às vezes tem uma alta de preço explosiva, mas seu sucesso raramente dura muito.

Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.

Mais artigos e notícias sobre o mercado de criptos acesse: https://portalcripto.com.br/.

Comentários
Assista ao vídeo