Viver - Beber e Comer

Saiba mais sobre os benefícios da banana para saúde

15 de Agosto de 2022

Fruta é muito utilizada em receitas como o tradicional bolo de banana e a cartola pernambucana

A banana, conhecida pelo seu sabor doce, quando madura, e por fazer parte de diversas receitas, é nutricionalmente rica. Quando verde, é excelente na produção de biomassa. Ela possui propriedades que contribuem para a melhora do sono e do humor, previne doenças cardiovasculares, melhora as funções cardiovasculares, repõe energia do corpo e apoia na redução das cãibras. Existem diversos tipos da fruta como a prata, nanica, maçã, pacovan e da terra, por exemplo. A mais popular no Brasil é a nanica, também chamada de banana-d’água em algumas localidades do país.

Segundo o coordenador do coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, a banana é altamente nutritiva e uma das frutas mais queridas dos brasileiros. “Ela é rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A e, vitaminas do complexo B, possui antioxidantes, triptofano e carboidratos. Essas propriedades ajudam na saúde física e mental, porque consumir o alimento ajuda nas atividades do cérebro, como memorizar, raciocinar e manter a concentração”, conta.

Ainda de acordo com Diego Ricardo, para quem deseja emagrecer, essa é uma boa aposta. “Por causa das fibras, ela aumenta a saciedade, porque é capaz de desacelerar o esvaziamento gástrico e, se consumida com chia ou aveia, pode ajudar ainda mais nessa questão da perda de peso e auxílio na saciedade”, ensina o nutricionista.

Por ser doce e ter um sabor que agrada muitos paladares, a banana é muito consumida no café da manhã, mas pode fazer parte do cardápio dos lanches e até do jantar. Da fruta podem ser feitas vitaminas, bolos, farofas, entre outras receitas. Além disso, é um dos acompanhamentos preferidos dos amantes de açaí.

Comentários
Assista ao vídeo