Informes - GERAIS

Europa precisa de visto de estudante? Entenda suas opções

9 de Agosto de 2022

Seu sonho é estudar na Europa? Entenda quando é preciso ter um visto de estudante e como você pode usar o ETIAS para fazer cursos na Europa sem visto.

Quem tem vontade de estudar na Europa precisa resolver uma porção de escolhas: em que país pretende ficar, que curso escolher, onde será a sua acomodação, qual o orçamento da viagem... E quais seriam as suas opções para ficar legalmente na Europa? O visto de estudante é obrigatório em todos os casos?

Torre Eiffel em Paris, França | Foto: Pexels

Para entender melhor como isso funciona, confira as informações deste artigo.

Quando é preciso de visto para estudar na Europa (ou não)

Diversos países europeus concedem isenção de visto para brasileiros, desde que sejam seguidas algumas regras quanto à duração e o propósito da permanência em seu território. Isso permite uma certa flexibilidade para quem decide fazer um curso de curta duração, pois geralmente só é preciso tirar um visto de estudante para a Europa se for necessário passar mais de 90 dias no velho continente.

Portanto, vale a pena considerar um curso intensivo ou mesmo um intercâmbio por menos de três meses para evitar a burocracia e ainda aproveitar a viagem para visitar outros países. Só não esqueça de que, a partir de 2023, vai ser obrigatório ter uma autorização ETIAS para entrar e se locomover sem visto por todo o Espaço Schengen da Europa — mas isso pode ser resolvido rapidamente pela internet (saiba mais no link acima).

Como posso estudar na Europa sem visto?

Para estudar na Europa sem visto você deve escolher um curso com menos de 90 dias e solicitar um ETIAS, assim que essa exigência estiver em vigor. Como a isenção de visto para brasileiros vale para quem viaja para países europeus a turismo ou negócios, essa pode ser alternativa interessante para quem quer estudar idiomas, participar de programas de extensão cultural ou fazer cursos livres.

Por exemplo, você pode aprimorar o seu inglês em Malta ou estudar espanhol na Espanha, fazer aulas de gastronomia na França ou um workshop de barista na Itália, além das muitas opções de cursos de história da arte, moda, design etc.

É importante esclarecer que você não tem direito a trabalhar durante o período sem visto na Europa. Além disso, algumas instituições de ensino exigem o visto de estudante — esse é o caso de alguns programas de intercâmbio, pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização, mas vale consultar a possibilidade de ensino híbrido.

Quem tem visto de estudante pode trabalhar na Europa?

Isso vai depender das regras do país onde você pretende trabalhar na Europa. Depois de entrar com visto de estudante na Irlanda ou na Espanha, por exemplo, você pode conseguir uma autorização para emprego temporário dentro de certas normas quanto às horas em que pode se dedicar a uma atividade profissional. Porém, é bom estar ciente de que isso não corresponde a um visto de trabalho na Europa.

É comum encontrar muitos sites com ofertas de intercâmbio na Europa, sendo que a maioria informa todos os detalhes quanto a documentação necessária para estudar legalmente no país e eventualmente ter direito a trabalhar. Para sua maior tranquilidade, confira também a página oficial do país em questão.

Qual a diferença entre tirar o ETIAS ou um visto de estudante?

A principal diferença é que o ETIAS é uma autorização de viagem que você solicita e recebe online, enquanto o visto de estudante é um processo tradicional feito através de um consulado.

Um pedido de visto requer a apresentação de documentos e costuma demorar algumas semanas até que se tenha uma resposta sobre a aprovação. Por exemplo, um visto de estudante para Portugal pode levar de 60 a 90 dias para sair. Já a autorização ETIAS pode sair poucas horas depois que você enviar o formulário de solicitação pela internet.

Por quanto tempo posso ficar na Europa como estudante?

Isso depende da situação. Geralmente, quem pretende fazer faculdade em um país da Europa precisa de um visto de estudante e tem direito a permanecer por lá até a conclusão do curso. Mas vale ressaltar que as regras podem ser diferentes em alguns países. Por exemplo, a França permite renovar o visto de estudante e outros países da União Europeia estabelecem critérios para aceitar pedidos de residência de quem entrou como estudante.

No caso de quem viajar à Europa com um ETIAS, depois de entrar por um dos países do Espaço Schengen, são contados 90 dias em que a pessoa pode ficar e transitar por qualquer parte dessa área, seja para fazer cursos, workshops, visitas culturais, palestras, intercâmbio para aprender idiomas etc. Esse prazo volta a valer depois de 180 dias e também há possibilidade de prorrogar o ETIAS, mas isso fica sujeito à aprovação do país onde o pedido for feito.

Comentários
Assista ao vídeo