Viver - Esporte

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e os artilheiros da história de cada clube de LaLiga Santander

4 de Agosto de 2022

 Esses jogadores são os artilheiros de cada um dos 20 clubes que atualmente jogam em LaLiga Santander.

Os cinco maiores artilheiros da história da LaLiga Santander são Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Telmo Zarra, Hugo Sánchez e Raúl González. Quatro deles conseguiram em um único clube, enquanto o mexicano Hugo Sánchez o fez jogando em três das equipes da cidade de Madri, fazendo parte do elenco do Real Madrid, Rayo Vallecano e Atlético de Madrid.

O topo é liderado por Messi em seu tempo no FC Barcelona com 474 gols marcados em 520 jogos disputados. Ele é seguido por Cristiano Ronaldo por seus anos no Real Madrid. O atacante português tem 311 gols marcados em 292 jogos no clube branco. Uma estatística de mais de um gol por jogo na competição nacional.

Eles são seguidos por Zarra, que jogou pelo Athletic Club marcando 251 gols em 277 partidas. Por outro lado, Hugo Sánchez conseguiu marcar 234 gols em 347 jogos disputados e Raúl conseguiu marcar 228 gols em 550 jogos disputados com o Real Madrid.

Além dos cinco maiores artilheiros da LaLiga Santander, cada equipe tem um nome de destaque em termos do número de gols marcados nesta competição. Aqui resumimos quem é o artilheiro de cada um dos 20 clubes que atualmente jogam em LaLiga Santander.

Athletic Club

No Athletic, o maior artilheiro de todos os tempos é Telmo Zarra, que está no pódio da competição junto com Messi e Ronaldo. Durante praticamente toda a sua carreira no clube basco, Zarra disputou 277 jogos em LaLiga Santander e conseguiu marcar um total de 251 gols pelo clube de Bilbao.

Atlético de Madrid

Adrián Escudero é o maior artilheiro de todos os tempos do Atlético de Madrid em LaLiga Santander. Um ex-jogador de futebol que conseguiu marcar 150 gols no clube rojiblanco durante seus 287 jogos disputados na competição nos anos 40 e 50. Um atacante histórico na equipe.

CA Osasuna

Sabino Andonegui jogou mais de 10 temporadas no CA Osasuna nos anos 50 e 60, onde jogou a maior parte de sua carreira. Dos seus 131 jogos disputados na primeira divisão, o atacante conseguiu marcar 57 gols que lhe permitem o título de artilheiro de todos os tempos do CA Osasuna em LaLiga Santander.

Cádiz CF

Jorge Alberto González Barillas ou, como deve ter conhecido, Mágico González. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos na história do Cádiz CF em LaLiga Santander. Considerado o melhor jogador salvadorenho de acordo com a IFFHS, Mágico González é o artilheiro do clube com 41 gols marcados em 149 jogos.

Elche CF

Juan Ángel Romero Isasi foi um futebolista paraguaio atacante do Elche CF nos anos 60 e 70. Ele é o maior artilheiro da equipe na competição com 79 gols marcados em um total de 183 partidas.

FC Barcelona

Artilheiro de toda a competição, Lionel Messi também é o artilheiro da história do Barça com seus 474 gols marcados em 520 partidas entre 2004 e 2021.

Getafe CF

O ex-atacante Manu del Moral jogou pelo Getafe CF desde a temporada 2006/07 até a temporada 2010/11. Disputou 159 jogos que o alcançaram como artilheiro do clube azul com 37 gols marcados.

Girona FC

Cristhian Stuani jogou duas temporadas em LaLiga Santander com o Girona FC. Duas temporadas em que disputou 65 jogos e conseguiu marcar 40 gols, sendo o artilheiro da equipe na história. Um número que pode aumentar nos próximos meses, já que o atacante uruguaio ainda faz parte do elenco do elenco.

Rayo Vallecano

Da academia do Real Madrid, Alberto Bueno chegou ao Rayo Vallecano na temporada 2013/14 e jogou pelo clube madrilenho por duas temporadas. Apenas duas temporadas serviram Bueno para se tornar o artilheiro da equipe vallecas, com 28 gols no total em 73 jogos disputados na primeira divisão.

RC Celta

Iago Aspas é um herói em Vigo e é o maior artilheiro de todos os tempos do seu clube na história da competição. O atacante moaña disputou 269 jogos nesta categoria com a equipe e conseguiu marcar um total de 133 gols até agora.

RCD Espanyol

Raul Tamudo é o maior artilheiro de todos os tempos do RCD Espanyol. O ex-jogador do Santa Coloma de Gramanet passou a maior parte de sua carreira no clube catalão. Isso fez com que ele se tornasse o jogador que mais marcou gols no clube perico em LaLiga Santander: 130 gols em 340 jogos disputados na competição de ouro.

RCD Mallorca

Antes de se juntar ao FC Barcelona no verão de 2004, Samuel Eto'o jogou por cinco temporadas no RCD Mallorca, onde jogou 133 jogos de LaLiga Santander e marcou um total de 54 gols. Este número faz dele o artilheiro da história do RCD Mallorca nesta competição.

Real Betis

No Real Betis, seu artilheiro disputou 223 jogos em LaLiga Santander e conseguiu marcar um total de 78 gols. Poli Rincón é o maior artilheiro de todos os tempos nesta competição no clube de Sevilha, um ex-futebolista ainda ligado ao futebol hoje.

Real Madrid

Ao longo de suas nove temporadas na LaLiga Santander, Cristiano Ronaldo marcou 311 gols em 292 partidas pelo Real Madrid. Isso faz dele o maior artilheiro da história do clube e o segundo jogador com mais gols na história da competição.

Real Sociedad

Jesús María Satrústegui é um dos jogadores históricos da Real Sociedad. Centroavante nos anos 70 e 80, é o artilheiro histórico do clube de San Sebastian com 133 gols marcados em LaLiga Santander em 297 jogos disputados com a equipe basca.

Real Valladolid

O croata Alen Peternac chegou ao Real Valladolid no verão de 1995 e disputou um total de 153 jogos nesta competição, marcando 55 gols e se tornando o artilheiro do clube em LaLiga Santander.

Sevilla FC

Juan Arza chegou ao Sevilla FC aos 20 anos e jogou pelo clube por praticamente toda a sua carreira como jogador. De 1941 a 1959, no qual ele iria para CA Almería para sua posterior aposentadoria. Um total de 347 jogos disputados com o clube de Sevilha que o levou a marcar 181 gols.

UD Almeria

Na UD Almería, o maior artilheiro de todos os tempos em LaLiga Santander é Álvaro Negredo. O jogador do Valleca conseguiu marcar um total de 32 gols em 70 jogos com o clube andaluz na categoria de cima do futebol espanhol, quando jogou no Power Horse Stadium entre 2007 e 2009.

Valência CF

Edmundo Suárez de Trabanco ou "Mundo" chegou ao Valencia CF em 1939, onde ficaria até 1950. Ele conseguiu marcar um total de 186 gols com Los Che em suas 208 partidas em LaLiga Santander, o que lhe dá o título de artilheiro de todos os tempos.

Villarreal CF

Gerard Moreno começou sua carreira no Villarreal CF em 2010. Apesar de ter saído para o RCD Mallorca e RCD Espanyol por cinco anos, o atacante catalão retornou ao Yellow Submarine em 2018, clube no qual joga atualmente e é o artilheiro histórico com 65 gols marcados em 146 jogos em LaLiga Santander.

Comentários
Assista ao vídeo