Informes - GERAIS

Confira agora: Tudo o que você precisa saber sobre segurança da informação

28 de Julho de 2022

A Segurança da Informação se tornou um tópico muito discutido atualmente, principalmente devido a expansão da utilização da internet em todos os ramos do negócio, desde nas compras online e até mesmo na implementação da indústria 4.0.

Foto: Freepik

Apesar de ser uma ferramenta que facilitou a vida das pessoas, conectando a população mundial e simplificando processos, a internet pode causar dores de cabeça, devido a casos de vazamentos e exclusão de dados.

Não existe a possibilidade de não utilizar a internet e manter os dados em cadernos ou agendas, é necessário construir sistemas em qualquer empresa, para que seja moderna e continue competitiva no mercado.

Sem contar o marketing digital, que promove uma visibilidade maior para as empresas que o adotam e implementam corretamente na empresa.

Ter uma rede própria e saber protegê-la é essencial para qualquer negócio, seja do ramo comercial, bancário, clínico que realiza exame toxicológico para admissão, ou até mesmo pessoa física.

Pois a maior parte da população mundial possui ao menos um smartphone ou computador conectado à internet em suas casas, e essas pessoas também devem estar atentas aos tópicos de segurança da informação.

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar a definição de segurança da informação, a importância e os benefícios que a implementação de uma pode trazer e algumas dicas de como aplicar na rede empresarial ou de casa. 

Segurança da informação, o que é?

A segurança da informação é um ramo da tecnologia da informação (TI) especializado em proteger as informações disponíveis em uma rede de dados.

Uma rede de dados é uma unidade ou um conjunto de dispositivos eletrônicos conectados através de um sistema de comunicação digital.

As redes de dados são utilizadas por diversas empresas, tanto no ramo industrial como até mesmo para criar um banco de dados de pacientes que realizam uma terapia analítico comportamental infantil.

Funções da segurança da informação 

Portanto, a segurança da informação possui um conjunto de ferramentas e metodologias para proteger os dados através da avaliação dos seguintes pontos:

  • O local de acesso;
  • O que o usuário realiza na rede;
  • Tempo de uso;
  • Uso indevido;
  • Modificações de informações;
  • Distribuição de informações;
  • Interrupção do funcionamento da rede.

Esses e diversos outros pontos são monitorados e analisados pela equipe de segurança da informação, composta por profissionais formados em sistemas da informação, análise de sistemas, ciência da computação, dentre outros cursos.

Um profissional de segurança da informação é responsável por monitorar todos os sites que um funcionário acessa, bem como impedir que as informações sejam vazadas.

Há empresas que bloqueiam até mesmo e-mails que não são enviados através do endereço corporativo, para evitar que as informações vazem.

Outro ponto importante da segurança da informação é analisar as modificações que são realizadas nos dados, para dessa forma rastrear quem realizou e quando foram feitas.

A segurança da informação também bloqueia o acesso de hackers, que desestabilizam o sistema de rede e prejudicam a rotina de trabalho dos funcionários, até mesmo aqueles que realizam o cadastro de despachante para renovação de CNH.

Além de protegerem as informações, eles são responsáveis por armazenar de maneira correta, mantendo a segurança e confiabilidade dos dados.

Qual a importância de manter uma rede segura?

No âmbito empresarial, ter uma equipe com profissionais especializados em segurança da informação é importante para manter uma empresa competitiva no mercado. Pois evita o vazamento e a perda de dados.

Já no âmbito pessoal, manter uma rede doméstica ou telefônica segura impede que hackers roubem informações pessoais do usuário, como senhas de bancos, número de telefone, dentre outros exemplos.

Principais benefícios de ter uma boa segurança da informação

Ter uma rede segura a partir das ferramentas e estratégias da área de segurança da informação traz diversos benefícios para as pessoas e empresas que a adotam, como:

  • Reduz a perda de informações;
  • Reduz às instabilidades da rede;
  • Impede que dados sigilosos sejam vazados;
  • Soluciona problemas de TI rapidamente;
  • Maior confiabilidade com parceiros;
  • Proteção de informações gerais;
  • Melhora o posicionamento no mercado.

Uma empresa que implementa a segurança da informação passa uma maior confiabilidade para o mercado, recebendo mais investidores e acionistas.

Além das empresas, as pessoas físicas também devem ter uma boa proteção de rede a partir dos princípios de segurança da informação, impedindo que ocorra o vazamento de dados domiciliares, que também contenham informações sigilosas.

Exemplos de falhas de segurança da informação

Na mídia, há diversos relatos de casos onde a empresa teve informações vazadas, comprometendo até mesmo os seus clientes. Perdendo dessa forma, a confiabilidade de muitas pessoas.

A proteção de informações é essencial para que dados como: CPF, RG, número de telefone e celular, dados bancários, dentre outras informações pessoais não sejam vazadas.

Com esse tipo de informação em mãos, é fácil um criminoso abrir contas em bancos, fazer transferências, pedir empréstimos e realizar diversas outras operações bancárias.

Vale ressaltar que não é apenas os órgãos públicos que devem ter cuidado com o vazamento de informações confidenciais.

Há anos atrás, o login do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de alguns estudantes foi vazado, causando consequências negativas, como inscrições em cursos não desejados. 

Um dos casos mais chocantes foi o caso da estudante que iria se inscrever no curso de medicina, mas teve a inscrição alterada para o de cervejaria.

Precisando refazer o Enem para obter uma nova nota e ingressar no curso desejado.

Diante desses fatos, a segurança da informação é um tópico que precisa ser debatido nos órgãos públicos e aplicados nos sistemas, impedindo que erros como esse aconteçam.

Além disso, as pessoas precisam ter mais cuidado com as informações que divulgam e tomarem medidas para proteger a rede, até mesmo de empresas que realizam scanner para digitalizar documentos.

Os pilares da segurança da informação

A segurança da informação possui 6 pilares essenciais que garantem um bom funcionamento dos sistemas de rede de empresas, órgão público e domicílios, sendo eles:

  • Confidencialidade de informações;
  • Integridade de dados;
  • Disponibilidade;
  • Autenticidade;
  • Irretroatividade;
  • Conformidade.

No início da criação dos pilares, os três primeiros foram denominados como CID, para depois haver a inserção dos outros últimos 3 pilares.

6 dicas para ter segurança na rede

A proteção de rede é realizada em cima dos 6 princípios da segurança da informação, a partir de várias técnicas e estratégias da área, que podem ser aplicadas em empresas e órgão públicos, sendo elas:

  • Utilize criptografia;
  • Crie níveis de usuários;
  • Tenha rastreabilidade;
  • Faça backup dos dados;
  • Treine os funcionários.

A aplicação conjunta de todas essas dicas garantem níveis altos de segurança da informação, e não é tão complexo quanto uma tomografia computadorizada do crânio.

Utilize criptografia

A criptografia é uma tática antiga de codificação de dados, que hoje, é realizada e traduzida de forma rápida pelos sistemas computadorizados.

Impedindo que as informações confidenciais sejam captadas durante as transferências. E caso os dados sejam roubados, a criptografia vai impedir a leitura dos dados, pois é necessário decodificar.

Crie níveis de usuários

Criar níveis de usuários é como criar um cartão de consumo em PVC, importante para restringir o acesso das informações no sistema, pois dessa forma, menos pessoas terão acesso às informações e as chances de serem vazadas ou modificadas são reduzidas.

Tenha rastreabilidade

A rastreabilidade é a capacidade de monitorar as informações de forma a registrar quando, onde e quem acessou elas. Para garantir uma boa rastreabilidade o desenvolvimento de níveis de usuários é essencial.

A implementação de técnicas de rastreabilidade garante que as modificações ou o vazamento de dados sejam rastreados com mais facilidade.

Faça backup dos dados

Diversas empresas já perderam informações de clientes, funcionários, fornecedores e sócios por não terem realizado o backup correto.

O backup garante que as informações não sejam perdidas e um retrabalho seja realizado, otimizando o tempo da empresa ou do lar para idosos com alzheimer e evitando perdas gigantescas que às vezes não podem ser reparadas.

Fazer um backup é também válido para as redes domésticas, pois foram inúmeras às vezes que um usuário não perdeu trabalhos por não ter salvo.

Treine os funcionários 

Por fim, é extremamente importante treinar os funcionários dos órgãos públicos e das empresas privadas para que consigam aplicar os princípios da segurança da informação no seu cotidiano.

Não basta apenas ter uma equipe qualificada e especializada em segurança da informação e realização de laudo de transferência, é necessário treinar os funcionários das outras áreas.

Alguns dos pontos a serem destacados para o treinamento desses funcionários são: não inserir pen drives em computadores públicos, não abrir e-mails desconhecidos, dentre outros exemplos.

Considerações Finais

Compreender o funcionamento, a finalidade das ferramentas e das estratégias de segurança da informação é essencial para qualquer pessoa ou empresa. Com as dicas apresentadas neste texto será mais fácil aplicar os pilares e manter os dados seguros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários
Assista ao vídeo