Informes - GERAIS

Netto Barbosa fala sobre o reflexo da tecnologia na agricultura brasileira

27 de Julho de 2022

A Rede Globo de televisão vem exibindo todas as noites em sua programação o remake da novela Pantanal. Remake, termo que significa refazer, corresponde a uma regravação de uma novela ou filme. A obra original surgiu nas telas da extinta Rede Manchete se transformando em fenômeno de audiência mostrando as belezas da região pantaneira.

A saga de Juma Marruá, linda mulher que virava onça, apresentava a realidade do universo rural retratando as fazendas brasileiras da época. A novela mostrava como pano de fundo da história o homem do campo, como vivia, seu comportamento e como era seu trabalho na agricultura.

A trama era ambientada em março de 1990, ano da chegada do celular no país, nove meses depois da estreia da novela, no mês de dezembro. De lá para cá muita coisa mudou. Segundo o levantamento da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, de 1990 para 2021, a produção de grãos no país cresceu 391%, alavancando o Brasil para os primeiros lugares no ranking mundial dos produtores de alimento.

Podemos destacar na modernização da agricultura nos anos de 1990 fatores como o crédito subsidiado para compra de insumos, a extensão rural, a pesquisa agropecuária e o desenvolvimento da tecnologia.

A novela Pantanal em sua nova versão concentra o foco na história da mulher que se transforma em onça e de um homem que criou um império como fazendeiro. Continua investindo nas belas imagens do pantanal do Mato Grosso mostrando um homem do campo não muito diferente do retratado na história original. A fazenda que serve de locação não tem internet e nem telefone.

O agricultor e fazendeiro de hoje frequenta universidades, cursos de especialização e usa a tecnologia a seu favor. Exemplo típico do fazendeiro moderno, Netto Barbosa, com formação superior em Agronomia pela FAZU, Faculdades Associadas de Uberaba e Gestão em Agronegócios pela Uniube, Universidade de Uberaba, acumula conhecimentos com diversas especializações no Brasil e exterior e ainda MBA em DHG, desenvolvimento humano de gestores e Gestão de agronegócios. Montado em um belo cavalo de raça ou dirigindo possantes caminhonetes, Netto representa a nova face do homem do campo.

Natural de São Gotardo, mora e trabalha em sua fazenda no município de Ibiá em Minas Gerais. Muito influente nas redes sociais em vídeos no Instagram e Tiktok, ganha cada vez mais fãs e seguidores como o garoto propaganda perfeito do agronegócio brasileiro. Segundo Netto, o Brasil vem modernizando sua agricultura investindo em tecnologia de produção. “Estamos evoluindo sempre. Nossa agricultura hoje é comparada aos países do primeiro mundo. Utilizamos diversas formas de tecnologia como agricultura de precisão através de grids, mapas e satélites para melhorar nossa produção”, afirma Netto Barbosa.

A produção agrícola avalia todos os quesitos de forma bem específica para uma produtividade melhor. A utilização de recursos como drones nas pulverizações melhora a eficiência da produção evitando desperdícios na aplicação de agroquímicos ou adubos específicos e ainda otimiza a plantação aplicando as quantidades certas e necessárias no momento certo.

“Usando a tecnologia a nosso favor com equipamentos mais modernos podemos melhorar muito nossa produtividade. Temos hoje a possibilidade de colocar as sementes no solo de forma mais assertiva evitando desperdício de adubos e sementes. Temos também diversas formas para evitar desperdícios nas colheitas de forma geral. Trabalhamos com planejamento, estratégias e métodos de negociações através das bolsas de valores, commodities e mercado futuro. Estamos modernizando e ganhando destaque como o maior produtor de alimentos do mundo e mantendo a tradição de maior celeiro mundial”, encerra Netto Barbosa.

A novela Pantanal é uma obra de ficção que pode glamorizar a imagem do fazendeiro não mostrando a realidade de forma fiel, mas certamente vai chamar atenção para a agricultura brasileira nos tempos modernos. Netto Barbosa, hoje com mais de duzentos mil seguidores no Instagram, com vídeos sempre viralizando nas redes sociais, divulga o agronegócio e já foi entrevistado por muitos programas de televisão e canais do Youtube. Para acompanhar mais do seu dia a dia basta acompanhar seu Instagram https://instagram.com/nettobarbosa10

Comentários
Assista ao vídeo