Informes - GERAIS

Aussie Grill realiza ação para homenagear escritores de Ribeirão Preto

25 de Julho de 2022

João Augusto, Carlos Roberto Ferriani, Daniela Penha e Nelson Jacintho foram os escritores selecionados para representar todos os outros talentos da cidade na literatura, dentro da campanha que comemora o Dia do Escritor, neste dia 25 de julho

Para comemorar o Dia do Escritor nesta segunda-feira, 25 de julho, a marca Aussie Grill, que pertence ao grupo Bloomin’ Brands, holding que detém também Outback Steakhouse e Abbraccio, reuniu quatro escritores de Ribeirão Preto para homenageá-los nesta data tão importante. Além de contar um pouco a história de cada um com a literatura, também foi preparado um delivery com os saborosos lanches. O restaurante tem a proteína do frango como carro-chefe no menu e o conceito Sweet and Spicy no seu DNA, que prioriza o sabor com a mistura de ingredientes frescos e temperos marcantes.

A data pode ser comemorada também com um maior consumo por leitura. Uma nova pesquisa do “Painel do Varejo de Livros no Brasil” mostra que o ano de 2022 registrou a venda de 10 milhões de obras, índice significativamente superior a 2021, um aumento de 16,3% em volume e 17,1% em faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado.

Homenageado da Feira do Livro

Além do Dia do Escritor, também se aproxima a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), em sua 21ª edição, de 20 a 28 de agosto. Um dos escritores escolhidos pelo Aussie Grill, o jornalista João Augusto, 47 anos, será um dos homenageados desta edição. Desde os sete anos reside na cidade e tem cinco livros publicados - todos de poesia e muita história boa para contar.

“Mais tarde, descobri que as palavras envelheciam, assim como as pessoas. Mas, se estivessem fora do relógio dos seres humanos, como eu sonhava, as palavras poderiam ganhar muitas infâncias e me fazer companhia sem que um dia precisassem partir”, diz João Augusto sobre como decidiu enxergar apenas o que sentia, desde criança, passando a viver em um lugar e uma realidade onde coubesse.

Além de jornalista, o poeta cursa atualmente faculdade de Ciência Política, colecionando diversos cargos na imprensa, e fora dela, onde atuou como garçom e lavador de carros durante a sua adolescência.

Da medicina para a literatura

Outra personalidade que é referência na cidade é o médico cirurgião plástico, Carlos Roberto Ferriani, 70 anos, que iniciou a sua vontade de escrever após ganhar um concurso de texto com o tema ‘’internet’’ da Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar. Depois dessa conquista, passou a expor seus sentimentos na literatura e já escreveu três livros - dois de poesia e um romance.

Doutor Ferriani recebeu o Título de Cidadão Ribeirãopretano, foi o autor homenageado na FIL no ano passado, e atualmente, segue com dois trabalhos em andamento.
Pertence a Academia Ribeirãopretana de Letras, onde foi presidente entre os anos de 2018 e 2019, também foi por duas vezes presidente do Rotary Club e vice-presidente e diretor social do Centro Médico de Ribeirão Preto - Regional da Associação Paulista de Medicina. “Escrever é orar sem perseguir a graça”, diz ele.

Jornalismo literário

Daniela Penha, 33 anos, idealizadora do ‘’História do dia’’, conta que a ideia surgiu como resposta aos oitos anos impressos que trabalhou como jornalista, em Ribeirão Preto e região, no interior de São Paulo. Essa entrega guarda os relatos de vida que são contados, unindo o jornalismo literário e a memória de histórias únicas em cada esquina por onde passou, como patrimônio imaterial. Inclusive, Daniela lançou a obra do livro ‘’História do Dia - Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas’’ na agenda da 18ª Feira Internacional do Livro, em 2018. Depois vieram mais duas edições da obra.

‘’É muito gostoso perceber que o ‘História do dia’ é reconhecido, que vieram três livros lançados por meio desse projeto. Hoje, são mais de 400 perfis já escritos e publicados. Então, isso tudo é realização. E, a essência está em cada história, na vida de cada um. Eu faço o meu trabalho com muito amor, com muita entrega. Sempre falo que o ‘História do dia’ dá certo porque é feito por muitas vozes e eu sou uma ponte para que essas vozes todas sejam escutadas’’, completa.

Amor pelos livros

Nelson Jacintho, médico especializado em Ortopedia, formado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, escreve de textos médicos a literários, poesias, romances, crônicas, trovas e sonetos. Pertence a Academia Brasileira de Médicos Escritores, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Academia Ribeirãopretana de Letras e outras instituições.

Doutor Nelson Jacintho publica diariamente sobre literatura e ciências no blog da Revista Revide de Ribeirão Preto e região, além de ser um grande nome atuante em diversas edições da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, onde foi o escritor homenageado no ano de 2013.
Atualmente, com 14 livros publicados, conta que a sua motivação para a escrita surge por meio da leitura e da observação de dois fatores, a natureza e o comportamento humano.
‘’O meu próximo livro a ser lançado é uma obra com cem sonetos autorais’’, diz ele. Portanto, em breve teremos a continuação de sua jornada nos textos literários e médicos, com maestria, conforme adiantou.

Sobre Aussie Grill 

O Aussie Grill possui 77 operações no Brasil e está presente em 33 cidades, 15 estados e no Distrito Federal. Em Ribeirão Preto, a unidade é somente por meio de delivery e funciona da cozinha do Outback do Shopping Iguatemi. Se posicionando como Fast Casual, Aussie Grill explora o mundo em busca de inspirações para criar combinações com sabores intensos, que transformam a experiência de comer em entretenimento. A rede de restaurantes foi criada em 2019 na Arábia Saudita, expandindo posteriormente para outras regiões como Hong Kong e EUA. A primeira operação brasileira da marca foi inaugurada em 2020, em São Paulo. Aussie Grill pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Abbraccio no país. 

Comentários
Assista ao vídeo