Cultura - Viagem

Balneário Camboriú completa 58 anos: conheça a história da cidade e como se formou a economia

21 de Julho de 2022

 Cidade Catarinense possui o metro quadrado mais caro do Brasil atualmente

A cidade de Balneário Camboriú em Santa Catarina é conhecida pela qualidade de vida, pela força econômica e pelas belas paisagens naturais. Por diversos anos consecutivos já foi eleita a melhor cidade do estado para se viver e hoje está comemorando 58 anos com cerca de 120.319 habitantes. 

A história da cidade não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro e foi povoada por índios que encontraram na região um lugar ideal para moradia, já que havia pesca farta, clima agradável e água doce em abundância.

Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.

Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja (tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local ao Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú.

No final da década de 1920, tem início o processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.

Em 1928 surgiu o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro. Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mar só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que 'mandar alguém para a praia' era uma ofensa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), os alemães mantiveram-se afastados de nossa praia para não serem hostilizados, já que o exército brasileiro usou os hotéis e as moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito, reiniciou-se o fluxo turístico.

Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centro turístico brasileiro. Em 1959, foi elevado a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.

O topônimo é de origem indígena-tupi. Há várias citações como: Camboriasu em 1779, Cambarigua-ssu em 1797, Camborigu-assu em 1816, até chegar a uma referência de Henrique Boiteux como Camborihu, que significa: Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, peixe muito comum nesta região.

A Economia de Balneário Camboriú atualmente

Além da principal atividade econômica, o turismo, Balneário Camboriú também tem a economia aquecida em outros setores como gastronomia, comércio, arquitetura e engenharia. A cidade tem atualmente o metro quadrado mais caro do Brasil, segundo pesquisa do Índice FipeZap em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O prédio mais alto da América Latina fica na cidade, o Infinity Coast Tower, que conta com 66 andares e 235 metros de altura e que também ostenta o título de 11º prédio mais alto do mundo. De acordo com o especialista em alavancagem empresarial e autor Best Seller Michael Aboud, que vive e mantém negócios na cidade há quase 30 anos, o mercado local está aquecido em diversas áreas: ‘’Balneário Camboriú é uma das cidades mais empreendedoras do Brasil. É uma das melhores cidades em relação à segurança e economia. Trata-se de uma cidade acima da média e com muitas oportunidades de negócios’’ disse o empresário que atua no ramo imobiliário e mineração.

Comentários
Assista ao vídeo