Informes - GERAIS

7 ideias de estratégia de marketing para pequenas empresas em 2022

19 de Julho de 2022

Um bom empreendedor sabe usar com sabedoria as ferramentas que tem ao seu dispor, independentemente de quais sejam elas. Essa é uma qualidade valiosa, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.

Foto: Divulgação/ Unplash

O marketing tem um papel fundamental no crescimento de qualquer organização, sendo crucial quando falamos de pequenas empresas. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é necessário ter um bolso fundo para fazer isso acontecer!

No texto de hoje eu vou falar um pouco sobre 7 criativas estratégias de marketing para auxiliar no crescimento de pequenas empresas em 2022!

1 – Conheça o seu público-alvo

Criatividade requer conhecimento. A maneira mais eficaz de saber quais as melhores estratégias de marketing para um negócio é saber quem se está buscando atingir. Através dessa informação, os esforços e recursos podem ser utilizados com maior precisão.

2 – Produza um conteúdo criativo

Seja um blog, site ou canal no Youtube, produzir conteúdo relevante e original aumenta exponencialmente as chances de uma empresa se popularizar organicamente e atrair tráfego e novos clientes. Textos e vídeos são os seus melhores amigos aqui! Um criador de site gratuito pode ser útil para começar a publicar os conteúdos. Os custos estão mais associados aos profissionais que vão produzir o material do que às ferramentas em si, as quais estão ao dispor de qualquer um. Sendo assim, optar pelos testados e mais confiáveis gera uma redução de custo para seu projeto para que você consiga investir mais na produção do conteúdo em si.

3 – Faça boas parcerias

Nenhum negócio sobrevive sem bons parceiros. Geralmente fala-se sobre fornecedores ou serviços relacionados com os produtos em si, mas um bom networking vai muito além. Para a área do marketing, fazer conexões com outras pessoas e organizações é valioso

Uma boa maneira de fazer isso é comparecendo (ou, se possível, organizando) a eventos, os quais podem ser online ou presenciais. Neles, pequenos empresários têm a chance de conhecer outros empreendedores e profissionais de campos diversos.

4 – Identifique a concorrência

Assim como conhecer o público-alvo, ter conhecimento sobre a concorrência é extremamente importante. É a partir daqui que um pequeno empresário pode direcionar os esforços do marketing, a fim de se destacar e oferecer ao cliente o que outros não oferecem.

5 – Aplique técnicas de SEO

Aprimorar o seu conteúdo para que ele apareça nas buscas de sites como o Google é uma das partes mais importantes do marketing. A ideia é atrair mais tráfego para as redes de um negócio e com isso tentar impulsionar as vendas. Uma presença digital forte é obrigatória!

A partir da aplicação de técnicas de SEO, deve-se observar resultados e pensar em novas estratégias. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas com dados detalhados fica muito mais fácil pensar em diferentes aplicações criativas.

6 – Tenha uma identidade forte

Algumas das maiores empresas em atuação no mercado são identificáveis com elementos mínimos como um símbolo comum ou uma cor. Esse é o sonho de qualquer negócio: ter uma identidade tão forte que estratégias de branding se tornam praticamente obsoletas.

Assim como em algumas das outras ideias, não existe um único jeito de se obter esse tipo de sucesso, mas um bom primeiro passo é ter uma visão clara. Saber o que a empresa é, o que ela pretende oferecer e quais são os seus valores.

7 – Invista no marketing!

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas ela é a mais importante, consequência natural de todos os esforços anteriores. Com conhecimento e uma boa estratégia, os gastos com marketing serão precisos e alocados da maneira mais eficiente possível!

Quando se compete com gigantes, a melhor solução é sempre a criatividade. Um micro um pequeno empresário não será capaz de superar as vendas de uma multinacional, mas como as estratégias corretas ele é capaz de ser bem-sucedido em sua empreitada.

Comentários
Assista ao vídeo