Viver - Mundo Pet

Indústria veterinária investe em tecnologia para agilizar diagnóstico de doenças

14 de Julho de 2022

Inovações do setor serão apresentadas em evento realizado de 17 a 19 de agosto, em São Paulo

O segmento veterinário teve crescimento exponencial no país em 2021. De acordo com o Instituto Pet Brasil, os brasileiros investiram R$ 4,7 bilhões em serviços ligados à saúde dos animais no ano passado. Um crescimento de 14,3% em relação a 2020. O cenário foi ainda mais positivo para o setor de equipamentos, insumos e produtos usados para o cuidado com os pets, que teve faturamento de R$ 5,3 bilhões, em 2021.

Os números alavancam investimentos em pesquisa na área de diagnóstico e, consequentemente, impulsionam lançamentos de novos produtos no mercado. É o que a MD Spirit irá fazer em agosto, na PET VET, feira realizada pela NürnbergMesse Brasil, no São Paulo Expo. A empresa aproveitará o encontro do setor veterinário para apresentar o primeiro oftalmoscópio digital do país. 

O Eyescope pode ser acoplado a qualquer smartphone, o que permite que a imagem seja salva, compartilhada e até projetada em outras telas. O equipamento utiliza as lentes condensadora e objetiva para ampliar o campo de visão do fundo do olho e aumentar a assertividade na avaliação.

“O fundo do olho é como um mapa do corpo do animal. Através dele, é possível encontrar direções precisas para o diagnóstico. A captação das imagens de forma digital, com possibilidade de transmissão, compartilhamento e formação de bancos de dados, é um passo importantíssimo para o segmento veterinário”, destaca Cauê Silvino, head de produtos da MD Spirit. Ele também exalta que a imagem é vista em tempo real, o que dá agilidade ao processo.  

Como ganho de tempo é uma necessidade do setor, a ECO Diagnóstica aposta na rapidez para a liberação de resultados de exames laboratoriais. Durante esta próxima edição da PET VET, a empresa apresenta o VCHECK V200, uma plataforma versátil para dosagem de biomarcadores veterinários que amplia o acesso e dribla as limitações de tempo de serviços terceirizados. 

A plataforma ocupa menos de 30 centímetros na bancada e reduz o tempo de espera de resultados de exames especializados. “O objetivo é entregar ao médico veterinário facilidade e agilidade. O VCHECK V200 permite ao profissional realizar testes importantes como dosagens hormonais, SDMA, lipases específicas quantitativas e outros 13 exames de urgência clínica em seu próprio ambiente de trabalho, em menos de 15 minutos, tempo hábil para tomada imediata de decisões”, explica José Artur Chaves, diretor comercial.

Já as marcas voltadas a exames de imagem apostam na fácil instalação e manutenção dos equipamentos. A empresa VMI lançará no evento de agosto os aparelhos digitais de Raio-X Veterinário da linha Centauro. A tecnologia de ponta oferece a potência necessária para atendimentos de animais de pequeno, médio e grande porte, com alimentação de energia por tomada simples. 

“A linha Centauro é o que existe de mais moderno em equipamentos de raio-X, pois toda a tecnologia foi pensada para gerar a melhor qualidade possível de imagem para o profissional. Inclusive, uma versão personalizada do nosso equipamento foi instalada pelo Richard Rasmussen no hospital veterinário Arca do Chico”, relata Daniel Miranda, promotor especializado de vendas da VMI.

Outra empresa que prioriza a produtividade na rotina do veterinário é a ALFAMED. A linha INVICTUS de ultrassons portáteis é o destaque da marca. Os equipamentos contam com recursos técnicos intuitivos que facilitam o manuseio pelos profissionais veterinários. Os equipamentos dessa linha podem ser utilizados em qualquer ambiente, sempre com alta qualidade nas imagens. “O conhecimento adquirido ao longo dos anos possibilitou a personalização das nossas soluções para o mercado VET com total confiança e segurança dos resultados”, destaca Gabriel Cunha, gerente de negócios.

Serviço:

PET VET 2022

17 a 19 de agosto

São Paulo Expo

https://home.petvetexpo.com.br/

Comentários
Assista ao vídeo