Informes - GERAIS

Meio ambiente: Projeto da Verde & Azul Urbanismo

8 de Julho de 2022

Nasce um empreendimento no município de Tijucas-SC, onde o desenvolvimento encontra com a sustentabilidade e a vida saudável

Entre a terra e o mar com grande relevância para a conservação da natureza e da biodiversidade, um novo empreendimento pretende manter a integridade ecológica de uma antiga fazenda onde árvores centenárias fazem parte do projeto da Verde & Azul Urbanismo. Novas gerações não só poderão aproveitar o espaço, mas também vivenciar a conservação da natureza com estudos e pesquisas científicas preservando o meio ambiente. O empreendimento leva a assinatura da Verde & Azul Urbanismo e apresenta o Parque das Orquídeas cujo objetivo é proporcionar uma vida saudável em uma área florestal com um milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada.

Foto: Divulgação

O parque integrará a área do Reserva Royal, um projeto de localidade sustentável intermunicipal que será entregue à população em etapas. Uma figueira centenária plantada há 4 décadas. Foto com o proprietário da fazendo e CEO da Verde & Azul Urbanismo para o novo empreendimento

Haverá uma avenida com dois quilômetros de extensão e um canteiro central de oito metros de largura, permitindo a prática de ciclismo tendo esse equilíbrio como meta e garantindo maior espaço para o verde das matas e a água azul dos lagos.  O projeto da Verde & Azul Urbanismo também possui uma academia ao ar livre, parquinho infantil, espaços para esportes como quadra poliesportiva e beach tênis, dois espaços para pets que abrigarão cada “animalzinho” dependendo do seu porte e uma área de convivência com mobiliário urbano cercado por horta e pomar orgânicos.  As trilhas elevadas ficam nas alturas das copas das árvores permitindo a visão das trilhas térreas que serão ornamentadas por obras de arte e iluminação noturna. Também, há o conceito de sustentabilidade através da captação de água com o aproveitamento de água da chuva e seleção de lixo.

Foto: Divulgação

Segundo o CEO da Verde & Azul Urbanismo, Luiz Carlos Gallotti Bayer, “Em função desse potencial natural ambiental, conceito onde efetivamente o projeto urbanístico será feito para as pessoas, com preservação do verde, sem pensar unicamente na ocupação do concreto. Esse é o nosso objetivo principal: que as pessoas tenham locais para lazer, priorizando uma vida saudável com a prática de esportes, tudo isso respirando o ar puro de um ambiente altamente sustentável. ”
O Parque das Orquídeas traz a assinatura de dois grandes parceiros, a Krebs Landscape Architecture e Harmonia Verde Arquitetura de Lazer e Paisagismo, que contará com uma série de atrações para a comunidade local e também para todo o Brasil. O nome foi escolhido para homenagear a flor símbolo de Santa Catarina, a Laelia Purpurata, a mais nobre das espécies de Orquídeas, levando em conta as instalações do orquidário no local.  Símbolo de beleza e elegância, as orquídeas podem florescer por um longo período de tempo, nas mais variadas formas, cores e tamanhos.

Previsão de início das obras; julho de 2022, com prazo de execução de 18 a 20 meses para conclusão da primeira fase. As duas primeiras fases, em áreas urbanas, serão desenvolvidas em 2022 e 2023 e em 2024 e 2025 já estarão implantadas. São 480 lotes verticais na primeira fase, e 520 na segunda, horizontais.

Comentários
Assista ao vídeo