Viver - Beber e Comer

Campanha para publicar livro com dez receitas de Ema Klabin vai até o dia 14

7 de Julho de 2022

Com curadoria de Janka Babenco, as dez receitas da publicação serão atualizadas pelo chef Rogério Maldonado. Entre as recompensas , além de exemplares do livro, há um jantar de degustação das receitas

Mesa da sala de jantar da Casa Museu Ema Klabin
Foto: Acervo Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin promove uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Benfeitoria, na internet, para garantir a produção de uma nova publicação com as receitas mais frequentemente servidas pela colecionadora e mecenas Ema Klabin para seus convidados. A arrecadação segue aberta até o dia 14 de julho de 2022 no site: https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin

A publicação Dez receitas de Ema Klabin vem sendo organizada pela pesquisadora e especialista de estudos da alimentação Janka Babenco. Ela vai reeditar as dez receitas mais servidas para os convidados nos famosos jantares e almoços realizados por Ema Klabin ao longo de 37 anos. Muitos desses convidados são figuras expoentes da cultura brasileira como Magda Tagliaferro, João Carlos Martins, José Mindlin, Assis Chateaubriand, entre outros.

“Visitar as anotações dos almoços e jantares servidos pela D. Ema ao longo de mais de 30 anos e selecionar os pratos mais frequentes, além de muito divertido, foi um passeio pelo universo gastronômico desta grande anfitriã e mulher à frente do seu tempo”, diz Janka Babenco.

Para a superintendente da casa museu Ema Klabin, Fernanda Guimarães, a campanha em curso é repleta de significados. "Esta publicação, além de explorar uma memória que não é mais visível na casa, consolida a presença de Janka Babenco com sua pesquisa no nosso arquivo de receitas e oferece à nossa rede de apoiadores e visitantes a possibilidade de acessar essa memória afetiva”, comenta Fernanda.

Com um toque de chef

A partir da curadoria de Janka, o chef Rogério Maldonado desenvolverá as receitas, de forma a viabilizá-las para que sejam facilmente preparadas pelo público interessado.

Recompensas

As contribuições começam a partir de vinte reais, com itens desenvolvidos com exclusividade para os apoiadores do projeto, como por exemplo, cartões postais com obras da Coleção e receita de aperitivo no verso, exemplares da publicação Dez receitas de Ema Klabin, além de experiências únicas e imperdíveis como a participação, com acompanhante, no jantar de degustação das receitas.

A campanha pretende arrecadar R$ 95 mil para organizar a publicação. Se a primeira meta for alcançada, a instituição tem como meta estendida atingir a arrecadação total de R$ 160 mil, para proporcionar uma programação cultural de palestras, espetáculos musicais e ações educativas que se estenderá até dezembro de 2022. Confira aqui as recompensas: https://benfeitoria.com/pagamento/receitasemaklabin/contribuicao/valor

Casa Museu Ema Klabin conta com mais de 1500 obras de grandes mestres mundiais
Foto:  Arquivo Ema Klabin

Exposição Faca, colher & garfo: uma história

A publicação Dez receitas de Ema Klabin integra as ações paralelas à exposição Faca, colher & garfo: uma história, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, aberta para visitação na Casa Museu Ema Klabin até 31 de julho de 2022.  

O curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, salienta que Ema Klabin tinha o hábito de registrar todos os seus jantares e receitas. “Seu rico arquivo pessoal, conservado pela casa museu, nos permite resgatar essa história, em conjunto com a exposição Faca, colher & garfo, que narra a história dos talheres por meio dos faqueiros por ela utilizados", complementa o curador.

Sobre a Casa Museu Ema Klabin

Aberta ao público desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin promove ações que, além da visitação regular, incluem a conservação e pesquisa do acervo, visitas escolares, cursos, palestras, apresentações musicais, exposições e publicações.

A coleção abrange artes decorativas, arte asiática, arte europeia, arte brasileira, moda, mobiliário, artes das américas, artes africana, artes nativo-americanas e objetos arqueológicos. Assim, a programação busca dar continuidade a essa atuação e atingir o público mais amplo possível, oferecendo atividades gratuitas e direcionadas aos mais diferentes grupos.

Serviço:

Campanha de financiamento coletivo para viabilizar a publicação Dez receitas de Ema Klabin

Período: até 14 de julho de 2022

Para colaborar com a Campanha:  https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin

Site: https://emaklabin.org.br/

Comentários
Assista ao vídeo