Colunistas - André Garcia

Pirelli Lança novo pneu esportivo: O DIABLO ROSSO IV CORSA

30 de Junho de 2022

A Pirelli apresentou o novo modelo da família esportiva da marca italiana para as motocicletas, o DIABLO ROSSO IV CORSA, na última quinta-feira (23/06), no Festival Interlagos – Motos, realizado no Autódromo de InterlagosCom tecnologias derivadas das pistas de corrida, a versão hiperesportiva do Diablo Rosso IV é ideal para quem busca extrair o máximo desempenho de suas motos, sem deixar de lado o estilo característico da linha esportiva da Pirelli. Com maior aderência na pista seca e ainda mais agilidade, o novo pneu possui superfície de contato mais larga, o que garante o grip mesmo nas inclinações mais extremas.

Do Mundial de SuperBike para as ruas. Novo Pirelli Diablo Rosso IV Corsa 
Foto: Divulgação Pirelli

“É muito gratificante para a Pirelli trazer ao alcance do consumidor brasileiro um pneu que possui tamanha tecnologia embarcada. O Diablo Rosso IV Corsa é um produto de alto desempenho, desenvolvido nas pistas de corrida, e que permite ao motociclista usufruir de toda a excelência das principais motos esportivas do mercado, alcançando uma performance ainda mais satisfatória”, disse Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing moto da Pirelli para a América Latina.

O pneu mais esportivo da família DIABLO ROSSO, disponível na edição comemorativa do aniversário de 150 anos da Pirelli.

·      Ideal para pilotos que querem upgrades de desempenho para suas motocicletas

·      Maior aderência, condução em alta velocidade aprimorada e consistência de desempenho

·      Bicomposto tanto no pneu dianteiro quanto traseiro

·      Banda de rodagem mais Slick se comparado com DIABLO ROSSO IV

·      Tecnologias derivadas de competições aplicadas aos perfis e estruturas

Formada em Milão em 28 de janeiro de 1872, a empresa iniciou seu negócio com produtos de borracha diversificados, fazendo o primeiro pneu para bicicletas em 1890. Sempre apaixonada pela competição, a Pirelli participou das primeiras corridas de motocicletas em 1897 e hoje continua com o papel de única fornecedora para o Campeonato Mundial de Superbike, uma colaboração iniciada em 2004, além de ser a marca de maior sucesso na MXGP. Hoje a Pirelli é a única empresa de pneus focada exclusivamente no mundo do consumidor, com produtos e serviços para carros, motocicletas e bicicletas.

Para quem é o DIABLO ROSSO IV Corsa?

DIABLO ROSSO IV Corsa é a escolha ideal para: 

·                     Motociclistas que amam um estilo dinâmico de pilotagem em estradas sinuosas e trechos de montanha, que querem um pneu para combinar com o desempenho esportivo de sua motocicleta;

·                     Motociclistas que buscam alternativas para avanços na performance e que cuidem do setup de uma moto esportiva, inclusive a estética.  Esses pilotos buscam a configuração ideal de sua motocicleta de acordo com o tipo de uso, também através da atualização para equipamentos de alto desempenho. Eles também apreciam o design de banda de rodagem em forma de relâmpago que, neste caso, interrompido, representa o símbolo icônico de desempenho esportivo DIABLO ROSSO.

Os benefícios do DIABLO ROSSO IV Corsa: 

·                     Maior aderência em condições secas, graças a um design de banda de rodagem mais liso que garante uma área de contato maior, aliado ao uso de compostos inovadores que aumentam os níveis de aderência mecânica;

·                     Condução aprimorada de alta performance e feedback preciso. As tecnologias inovadoras aplicadas à carcaça tornam o DIABLO ROSSO IV Corsa capaz de aderir à microperfuração do asfalto, garantindo feedback preciso e sensação de controle;

·                     Consistência de desempenho em várias sessões, possibilitada pelas características do padrão de banda de rodagem, onde a repetição pretendida das ranhuras oferece alta resistência ao estresse, e, pelo novo arranjo dos compostos, garante um equilíbrio térmico ideal.

O PNEU EM DETALHES

Banda de rodagem

O design de banda de rodagem do DIABLO ROSSO IV Corsa apresenta uma repetição calculada das ranhuras centrais e uma área de ombro mais lisa, para uma relação de cheio/vazio 25% [1] menor do que a do DIABLO ROSSO IV.

Na área central, o grupo de sulcos longitudinais garante estabilidade direcional e evacuação da água. Sua orientação permite um desgaste uniforme, enquanto sua posição aumenta a estabilidade estrutural do pneu para dar consistência de desempenho em várias sessões de pilotagem.

Na área intermediária, ranhuras lineares de diferentes comprimentos são posicionadas usando um esquema que equilibra a flexibilidade do composto e a evacuação da água. O DIABLO ROSSO IV Corsa possui uma grande área lisa nos ombros, capaz de oferecer altos níveis de aderência, precisão e estabilidade em ângulos máximos de inclinação.

Compostos

pneu dianteiro é dividido em três áreas usando dois compostos diferentes:

·                     A zona central possui um composto de 100% sílica que ocupa cerca de 45% da largura da seção e está presente na área de contato usada até 25 graus de inclinação; 

·                     As áreas laterais possuem um composto mais macio, também 100% sílica, graças ao uso de resinas inovadoras que oferecem excelente aderência e melhoram o feedback dos pneus dianteiros.

·                     O pneu traseiro também é bicompostopara excelente desempenho nas estradas, e trabalha em harmonia com o pneu dianteiro:

·                     O composto central de 100% sílica permite um aquecimento rápido e excelente aderência química em diferentes condições de superfície;

·                     O composto do ombro é 100% Carbon Black e deriva diretamente dos compostos do DIABLO Supercorsa SC usados em competições. Este composto é capaz de oferecer suporte em plena inclinação e tração durante a aceleração gerenciando o torque gerado pelas superbikes de última geração.

Perfis

A Pirelli explora todo o know-how adquirido no WSBK – World Superbike. Os perfis do DIABLO ROSSO IV Corsa são, portanto, derivados da corrida e são caracterizados por um design de vários raios que melhoram a condução do pneu.

Na área central a superfície de contato foi otimizada a fim de permitir uma troca de direção mais imediata e progressiva. Nas áreas laterais, por outro lado, a curvatura do perfil é menos acentuada a fim de aumentar a área de contato e garantir a máxima tração nas curvas. Os pneus dianteiros e traseiros seguem um design de perfil semelhante, garantindo assim um comportamento perfeitamente equilibrado e neutro do conjunto.

Estrutura

No DIABLO ROSSO IV CORSA, a Pirelli utiliza uma estrutura derivada de competições com cinto de aço de zero grau, que consegue se adaptar perfeitamente a diferentes níveis de estresse sem comprometer o conforto e trabalhar de forma ideal com os sistemas de controle eletrônico mais avançados.

tecnologia de rigidez das cordas garante cordas estruturais mais rígidas e, ao mesmo tempo, distribuídas com menor densidade (-20%) em comparação com um pneu esportivo padrão [2]. Esse esquema deixa mais espaço para o composto de borracha, o que melhora a sensação de pilotagem e precisão graças às suas propriedades de amortecimento, transmitindo assim ao motociclista, sensação de segurança e controle da motocicleta.

Gama

A gama do DIABLO ROSSO IV Corsa inclui as seguintes medidas.

Dianteiro

110/70 ZR 17 M/C 54W TL                                        07/2022

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL                                      01/2022

Traseiro

150/60 ZR 17 M/C 66W TL                                        07/2022

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL                                      01/2022

180/60 ZR 17 M/C (75W) TL                                      03/2022

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL                                      06/2022

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL                                      01/2022

200/55 ZR 17 M/C (78W) TL                                      04/2022

200/60 ZR 17 M/C (80W) TL                                      04/2022

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Comentários
Assista ao vídeo