Viver - Beber e Comer

Setor de alimentação fora do lar cresceu quase 75% neste ano, aponta IFB

23 de Junho de 2022

Estou com uma pesquisa em primeira mão sobre o Setor de alimentação fora do lar, que cresceu quase 75% neste ano, segundo IFB, e gostaria de tocar com você

O foodservice, setor que abrange diversos estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, segue em alta. O IFB (Instituto Foodservice Brasil) traz resultados inéditos de pesquisa do IDF (Índice de Desempenho Foodservice) referente a abril deste ano. O estudo aponta aumento de quase 75% no comparativo anual. 

Na questão das vendas, considerando abril de 2021 e o mesmo mês de 2022, o aumento foi de 74,6% e 48,6% de expansão no acumulado do ano. O levantamento também ressalta quatro fatores que impactaram o resultado: transações, tíquete médio, número de lojas e inflação. 

Em se tratando das transações, o crescimento é de 72,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que 34,2% é o acumulado entre janeiro e abril. O tíquete médio teve um aumento menos significativo de 2021 para 2022, de 0,7%, ficando em torno de R$ 37,10. O número de lojas aumentou quase 3%, indo de 7.883 estabelecimentos no ano passado para 8.110 até o momento; esse crescimento mostra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, que injetou dinheiro na economia.  

Por sua vez, a inflação este ano (11,8%) está 5,4 pontos percentuais acima em comparação a março do ano passado (6,4%). É importante frisar que o Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu a média de 159,3 pontos em março deste ano, representando uma alta de 17,9 pontos, ou seja, 12,6% em relação a fevereiro, sendo o maior nível já alcançado desde 1990, quando a mensuração começou a ser feita. Isso representa um salto de 34% em um ano, resultado que também evidencia impacto no setor de alimentação.

Comentários
Assista ao vídeo