Especialista em recrutamento dá dicas de como se destacar em um processo seletivo
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o índice de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre que corresponde ao período de fevereiro a abril. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) confirma essa redução e mostra que o número de pessoas ocupadas no país chegou a 96,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012.
Outro levantamento feito pelo LinkedIn aponta alta de 40,6% nas contratações no Brasil nos primeiros meses deste ano, quando comparado com dezembro de 2019, momento anterior à pandemia da Covid-19. Com essa alta de contratações, algumas habilidades devem ser desenvolvidas na carreira e são mais valorizadas pelas empresas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, entre as habilidades que serão exigidas até 2025 estão: pensamento analítico, resolução de problemas, resiliência, tolerância ao estresse, flexibilidade, pensamento crítico, criatividade e liderança.
Dicas
Diante desse novo contexto, a analista de Atração e Seleção da VLI, Syntia Ribeiro, dá dicas para os profissionais que buscam uma oportunidade de emprego. "O mercado de trabalho está mudando a cada dia, principalmente com a incorporação de novas tecnologias na rotina. Para acompanhar essas transformações, é importante que o profissional se qualifique e aprimore suas competências, tanto técnicas quanto comportamentais”.
Syntia ressalta algumas outras habilidades técnicas importantes nesse processo. “Inteligência emocional; adaptabilidade; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; busca por conhecimento; criatividade e inovação; comunicação assertiva e foco em resultados. Para a VLI, além destas competências, destacamos ainda o protagonismo; visão integrada e foco no cliente”.
Conforme ela, na VLI as vagas ofertadas são disponibilizadas em sua página de carreira. Nela o profissional se candidata às vagas compatíveis ao seu perfil e interesse. “Caso não encontre nenhuma vaga de interesse, poderá deixar seu currículo para vagas futuras”.