Viver - Saúde

Dor nas Costas? Fisioterapia é o caminho para uma melhor qualidade de vida

22 de Junho de 2022

Fisioterapeuta Rodrigo Fazio explica os benefícios do acompanhamento com um profissional especializado

Dor nas costas. Esse é um problema que atinge uma grande parcela de brasileiros diariamente. Pela rotina, muitos tomam remédios para conviver com a dor, mas existe uma alternativa. “Fisioterapia tem métodos e técnicas, abordagens que ajudam no processo de devolver qualidade vida, melhorar as dores, devolver funcionalidade ao paciente para ter uma vida normal”, explica o fisioterapeuta, Rodrigo Fazio.

Dor nas Costas? Fisioterapia é o caminho para uma melhor qualidade de vida | Foto: Divulgação

Mas o tratamento não termina aí. “Depois disso a gente faz um trabalho de manutenção e até preventivo. A melhor forma de saber o que é melhor para cada pessoa é através de uma avaliação especifica”, acrescenta.

Para procurar um profissional da área não é preciso de uma indicação de um médico. Rodrigo Fazio explica que “o fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato”. Portanto, tem “autonomia para realizar uma avaliação, um diagnóstico fisioterapêutico e em cima disso criar uma conduta, um plano de tratamento para cada caso especifico e para cada necessidade do seu paciente desde a área ortopédica, esportiva, da reumatologia, cardiorrespiratória e outras especialidades”.

A realização da fisioterapia ganha ainda mais importância porque mais de 90% dos casos envolvendo a coluna vertebral não precisam de cirurgia. “A fisioterapia tira a dúvida se aquele procedimento é cirúrgico. Ajuda a melhorar o diagnóstico e tirar aquele paciente que não é cirúrgico da fila da cirurgia, mas ela não anula no caso que é ela é necessária”, pontua o especialista Rodrigo Fazio.

A fisioterapia também é importante para aqueles casos em que a necessidade de uma intervenção cirúrgica é necessária. “Existe a fisioterapia do pré-operatório que é importante nessa recuperação. Claro que também temos as abordagens que são realizadas no pós-operatório para trazer conforto e para que o paciente se recupere com mais qualidade de vida” esclarece o fisioterapeuta.

A fisioterapia não tem limite de idade. Pode ser realizada em bebês e em idosos de qualquer idade. Mas é sempre importante seguir uma dica. “Procure um profissional especializado que vai focar na sua necessidade. No caso da coluna vertebral busque alguém com expertise nesse tratamento”, finaliza o fisioterapeuta, Rodrigo Fazio.

Comentários
Assista ao vídeo