Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Dr. Sérgio de Azevedo Redó é jornalista, advogado, administrador de empresas e professor

15 de Junho de 2022

1. Da Formação Educacional e Profissional:

1.1. Possui formação educacional na área do Direito, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC assim como é Administrador de Empresas com o curso de Pós Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e também jornalista, possui o curso de Especialização em Solução de Conflitos e Administração de Crises. Conquistou através dos cursos ministrados pela HSM Cultural e Management, excelência em administração de pessoas, sendo reconhecido como Consultor em Planejamento Estratégico nas áreas Jurídica e Empresarial principalmente em ações de Riscos Patrimoniais e Pessoais, além de apaziguador eficaz, com soluções em vários case de conflitos alto risco com repercussões no patrimônio e reflexos na imagem pessoal e empresarial nas mídias como emissoras de televisão, rádio, jornais e redes sociais. Sua experiência é fruto de 40 anos de trabalho ininterruptos, atuando em processos judiciais e extrajudiciais nas áreas do direito de família, empresarial, comercial, societário difuso e ainda governamental na administração pública direta e indireta, obtendo, excelentes resultados, comprovados em sua trajetória profissional, com bons exemplos práticos.

1.2. Realizou na ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra vinculada a Escola Superior de Guerra e ao Ministério da Defesa, no ano de 2019, no período de Junho à Dezembro o “62 CEPE” Curso de Estudos de Política e Estratégia para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre os mais altos valores cívicos e patrióticos, objetivando mostrar o Brasil em todos os seus mais diversos seguimentos da economia, da ciência e da tecnologia, da educação, da saúde, do transporte, da infra estrutura e da segurança pública nacional e também o fundamental trabalho realizado pelas forças armadas; exército, marinha e aeronáutica, além das policias militares, civis e guardas civis metropolitanas, organizadas nos 26 Estados e no Distrito Federal, com avaliação final de aprovação através do TCC.

1.3. Realizou em (2016) pela Escola Paulista de Direito- EPD, o Curso de Extensão Universitária, sobre o “Novo Código de Processo Civil”, aprovado pelo Congresso Nacional, desde 2015 em plena vigência em (150 horas).

1.4. É advogado militante desde 1982, atuando em processos forenses, nas esferas judiciais e extrajudiciais; em âmbito Federal e Estadual, com trabalhos desenvolvidos em 1ª e 2ª Instâncias Judiciais nos Estados de: São Paulo; Rio de Janeiro; Paraná; Rio Grande do Sul; Goiás; Paraíba, Pernambuco e no Distrito Federal, bem como em 3ª Instância; no STF - Supremo Tribunal Federal, no STJ - Superior Tribunal de Justiça, e ainda no TST –Tribunal Superior do Trabalho, no TSE Tribunal Superior Eleitoral, realizando através de peças recursais e sustentação oral há mais de vinte e cinco anos, com excelentes resultados. É atuante nas áreas do direito civil, comercial, família, empresarial, administrativo além do direito público e privado, e ainda reconhecido no trabalho em conflitos eleitorais, através de defesa de Agentes Públicos (Governadores, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais, além de Vereadores com atuação no Estado de São Paulo e de outros Estados) e ainda na área dos Direitos Difusos (Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Estatuto do Idoso, Código Ambiental, Legislação Urbana e Ocupação do Solo urbano, bem como do Estatuto da Cidade).

2. Das Atividades Profissionais e Cargos Exercidos:

2.1. Professor Universitário, na cadeira de Direito Empresarial (Instituições do Direito Público e Privado), onde já ministrou aulas na Uni FMU (93 a 97) – Faculdades Metropolitanas Unidas, para a Faculdade de Administração de Empresas no Campus da Rua Iguatemi (Itaim Bibi/SP).

2.2. Escritor, autor do livro “Guia Eleitoral 2004” em parceria, pela Editora COLOR PRESS (3.000 exemplares, esgotados), e também conferencista, com experiência em aulas magnas palestras e conferências, proferidas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ECA/USP, FMU, Uninove, Universidade Estácio de Sá, Unicapital, Universidade Ibirapuera e Faculdade Eduvale (Avaré), além de Entidades Públicas e Privadas, Câmaras Municipais, Prefeituras e Organizações não Governamentais; (OAB/SP – API – FENAI /FAIBRA – ACSP – ALESP, FECOMERCIÁRIOS, Tribunal de Justiça de São Paulo), além de outros importantes sodalícios.

2.3.Foi Conselheiro da Comissão de Direito do Meio Ambiente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (Brasília – Distrito Federal), Gestão Dr. Marcos Vinicius Furtado Coelho Presidente do Conselho Federal / 2014/2016.

2.4. Presidiu a Comissão de Estudos da Lei de Imprensa da OAB/SP (2004 a 2009).Criou de forma pioneira, com a colaboração de grandes “expert” do direito e da comunicação, um trabalho formado através de princípios normativos que estabelecem um marco regulatório para a comunicação da mídia em todo o Brasil, um conjunto de normas para assegurar valores éticos, morais e profissionais, garantindo a total independência para o exercício da profissão preservando a liberdade de expressão e os fundamentais direitos da comunicação e da informação, como base da estrutura de uma sociedade livre, pluralista e democrática, representado pela sigla CONAI –“Conselho Nacional de Autorregulamentação da Imprensa”, nos moldes similares ao CONAR, até hoje existente com enormes resultados práticos para os publicitários com reconhecimento pela eficácia junto a sociedade brasileira, assim como toda a grande mídia no País.

2.5. Exerceu o cargo na qualidade de membro da 1ª (primeira) Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo (95/98) na Gestão do Presidente do OAB/SP Dr. Guido Antonio Andrade.

2.6. Presidiu a Comissão de Reforma do Poder Judiciário na OAB-SP por ocasião da importante iniciativa do Congresso Nacional para o País, através da PEC-45, que reformou a Constituição Brasileira, essencialmente, o Poder Judiciário, criando o CNJ Conselho Nacional de Justiça, que até hoje é um marco regulatório do Poder Judiciário, além de outras importantes reformas. A Comissão foi integrada pelos advogados e advogadas dos principais escritórios de advocacia do Estado de São Paulo, bem como, por Juristas convidados para temas específicos da nova ordem constitucional no seguimento do judiciário brasileiro. Esse trabalho resultou em enorme benefício para toda a sociedade brasileira, inclusive com várias citações em decisões judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo e demais cortes no Brasil.

3. Dos Cargos Exercidos na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal:

3.1. Foi Assessor Parlamentar do Presidente da Câmara Federal do Congresso Nacional (83/84), no mandato do Presidente Deputado Federal Flávio Marcílio PDS (CE), com singular atuação no processo de sucessão presidencial, que deu origem a nova ordem democrática em todo o País (Colégio Eleitoral), para no ano de 1989, ocorrer a tão desejada abertura democrática marcada pela eleição direta do Presidente da República.

3.2. Foi Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo do Governo do Estado de São Paulo (93). Criou os “Núcleos de Turismo no Estado de São Paulo”, o projeto sua “Cidade é um Show” – criou ainda a “Cartilha TURISMINHA”, para todo o Estado de São Paulo, incentivando e incrementando o desenvolvimento do turismo nos 645 municípios do Estado de São Paulo com a orientação e planejamento de marketing para os Prefeitos, sugerindo inclusive a criação dos Portais dos acessos nas entradas das cidades, como atrativos das cidades, dando “Boas Vindas” aos visitantes, até que hoje vemos mais de 500 cidades com “Portais de Entrada Seja Bem Vindos” e também estimulou a criação e implantação da constituição dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) nas cidades do interior do Estado de São Paulo, realizando em sua época de Coordenador de Turismo reuniões itinerantes em várias cidades para demonstrar a força e a importância do Turismo, tais como em Ribeirão Preto, há época estimulando o Prefeito a criar uma Secretaria ou uma Diretoria de Turismo.

3.3. Foi Presidente do Conselho de Administração da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S/A e também Diretor de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (93/95 e 2000), atual SP TURIS, em sua administração construiu o Sambódromo Paulistano “Centro Cultural Grande Otelo”, que hoje é conhecido como a “Passarela do Samba” e no dia 7 de Setembro é utilizado para o Desfile Oficial das Forças Armadas Brasileiras na Comemoração da Semana da Pátria, implantou mais de 10 Centros de Informações Turísticas na Cidade de São Paulo, realizou Cursos para Motoristas de Taxi, com noções básicas da língua inglesa e criou o Projeto “São Paulo em Vitrine” constituído por um concurso na cidade em época de Natal para incrementar as decorações natalinas em toda a Cidade de São Paulo, que estimulou a visitação do público no Centro de São Paulo onde a maior decoração foi realizada no Viaduto do Chá com mais de 100.000 (cem mil) lâmpadas natalinas, alem da Praça no Ibirapuera marco do Página 4 de 9 “Movimento das Bandeiras”, revolucionou o carnaval de São Paulo transformando-o em um grande marco e pólo turístico da Cidade de São Paulo e de plástica televisiva, graças ao seu trabalho de profissionalização das escolas de Samba de São Paulo, através da Construção do Sambódromo Paulistano Grande Othelo, gerando emprego direitos e indiretos e fomentando todo o turismo na Cidade de São Paulo, nesta época que a ocupação hoteleira não atingia 10% de hospedes e em 1996 até hoje mais de 90% (noventa) por cento de ocupação de hóspedes e turistas inclusive estrangeiros na cidade de São Paulo, por força de transformar o Carnaval uma atração turística da Cidade.

3.4. Foi Consultor Especial (Assistente Técnico) do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (97), na gestão do Procurador Geral Prof. Dr. Luiz António Guimarães Marrey.

3.5. Foi Consultor Especial da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (97)., na gestão do Diretor Geral Prof. Dr. Marino Pazzaglini Filho, realizando inclusive o 2º Encontro Estadual do Ministério Público de São Paulo, cuja a primeira edição havia ocorrida a 20 anos anteriores a esse marco do MP., deste enorme feito, que deu luz e visibilidade as novas lideranças constituídas por Promotores de Justiça do Estado de São Paulo, assim com maior participação dos Promotores de Justiça em eventos desta natureza buscando o aperfeiçoamento e relacionamento interpessoal do Ministério Público com a sociedade, estimulando movimentos organizados pela classe como o hoje existente Movimento do M.P. Democrático, além de outros.

3.6. Foi Coordenador da 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo (2005) sob a Presidência do Vereador Roberto Trípoli (PSDB), atuando em trabalhos de gestão no gabinete dos vereadores, assim como na liderança dos partidos e em plenário, destacando-se na reforma da antiga estrutura da Câmara Municipal, com a Diretoria de Recursos Humanos da Casa.

3.7. Liderou Missões Internacionais quando presidiu a Empresa Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S/A (SP TURIS), nos seguintes Países: Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos da América do Norte, Espanha, Itália e Portugal (93a95), participando dos maiores eventos e feiras do “Trade Turístico” do mundo, responsável pela movimentação de mais de US$ 1 Trilhão de dólares em todo o mundo, nos dias de hoje, iniciando com esse trabalho a promoção e a divulgação do Estado e da Cidade de São Paulo, inclusive com um vídeo inédito que foi usado por várias gestões posteriores com o título por ele criado, “São Paulo Toda a Emoção do Mundo”, em mais de 7 versões idiomáticas: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Japonês e Árabe, que abriu as portas da cidade de São Paulo para grandes novos eventos, feiras e convenções no Estado e no Brasil.

3.8. Liderou Delegações Governamentais, na qualidade de Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo (1993), em vários Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Página 5 de 9 Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e no DF-Brasília), bem como na qualidade de Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S/A, representou concomitantemente a Cidade de São Paulo, de forma inédita, com o aval do Governador e do Prefeito de São Paulo, grandes rivais políticos à época (Governador Fleury e Prefeito Paulo Maluf), provando que uma boa gestão no turismo foi benéfico a todos e trouxe a paz social e efetivos resultados para a Cidade e o Estado de São Paulo que até os dias de hoje são notáveis, com excelentes repercussões.

3.9. Foi Co-Fundador e 1º o (primeiro) Presidente da Fundação Clóvis Beviláqua, cujo principal objetivo da entidade foi fomentar o aperfeiçoamento do processo na elaboração das leis do Poder Legislativo Brasileiro, sendo também seu Conselheiro Curador, por 02 mandatos, objetivando tornar as leis brasileiras mais simples e eficazes, a entidade tem hoje sua sede própria na Rua da Glória no Centro de São Paulo, com continuidade em suas atividades.

4. Dos Cargos Ocupados na Iniciativa Privada e Corporativa:

4.1. É Consultor Jurídico especializado em estratégia para solução de conflitos e administração de riscos patrimoniais e morais, a mais de 38 anos, com uma extensa carteira de clientes e casos solucionados, buscando sempre soluções inovadoras e de excelente custo benefício, atuando com sede na Avenida Paulista, 2073 - “Conjunto Nacional – Horsa I” no 19º andar, conjunto 1917, no bairro de Cerqueira César, CEP 01311-940, e-mail: sredoazevedo@gmail.com / site: www.sergioredo.com.

4.2. Foi Diretor Executivo do Sistema Metropolitana de Rádio e Televisão, no Estado de São Paulo, (85/91) composto por 19 emissoras de Rádio e 8 Canais de Televisão em UHF.,cuja FM Metropolitana 98.5 - Metro da cidade de São Paulo, esteve entre as primeiras emissoras colocadas pela pesquisa do Ibope, no período, com sua sempre atuante participação na administração da emissora e posteriormente como consultor do grupo empresarial de comunicação.

4.3. É atual Conselheiro do Instituto ABCCOM- Associação Brasileira dos Canais Comunitários que e composta por 127 canais de televisão abrangendo as Principais Capitais Brasileiras além dos Canais 28 da Sky e 28 da OI TV difundindo uma programação voltada para a Comunicação de Qualidade com Ética e Profissionalismo, com total responsabilidade das entidades não governamentais que administram essa rede Brasileira de Televisão.

4.4. Escreve e já escreveu para vários veículos da imprensa sendo, jornais da capital e no interior de São Paulo, bem como para as revistas PREFEITOS E VICES DA ANPV (60 mil exemplares), órgão de comunicação da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PREFEITOS E VICES PREFEITOS, além da Revista "EXPRESSÃO REGIONAL DE LIMEIRA" (20 mil exemplares) e ainda REVISTA TOTAL que é o veiculo de Informação dos 185 Municípios do Estado de Pernambuco tendo sede em Recife, é uma revista mensal com 30 mil exemplares sendo que no mês de Setembro/2017 a Capa da Revista TOTAL foi conferida ao Jornalista e Advogado SÉRGIO REDÓ, que é também o Editor Responsável do Jornal da Imprensa Paulista, do Anuário da Associação Paulista de Imprensa 2017 e da Revista da Associação Paulista de Imprensa – edição especial dos 87 anos estando em sua 916ª edição.

4.5. É o atual Presidente da Associação Paulista de Imprensa - A Casa do Jornalista de São Paulo o “Palácio da Imprensa” Fundada em 1º de maio de 1933, pelo Jornalista Alberto Siqueira Reis além de contar em gestões futuras com o “Príncipe dos Poetas Guilherme de Almeida” e Página 6 de 9 pelo Jornalista José Maria Lisboa, além dos eméritos empreendedores da comunicação: Casper Líbero, Assis Chateaubriand, Spencer Vampré, pelo educador Monteiro Lobato, jornalista advogado e empresário Sud Menucci, do Parlamentar, Advogado e Jornalista Freitas Nobre, além de outros eméritos brasileiros paradigmas da nossa história, implementando na entidade desde 2009 a cultura do empreendedorismo para os profissionais da comunicação social do Estado de São Paulo.

4.6. É Vice-Presidente da Federação Nacional da Imprensa - FENAI-FAIBRA (mandato 2017/2020).

4.7. Foi Vice Presidente da ABRACCEF - Associação Brasileira dos Centros de Convenções Eventos e Feiras (93/95), onde realizou memoráveis eventos sobre a importância do turismo de negócios na cidade, no Estado de São Paulo e no Brasil com repercussão internacional (Bahia, Pernambuco, Paraná, além de outros).

4.8. Foi Consultor do Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de São Paulo - SIEESP (86/91 e 92), quando colaborou com o envolvimento do maior movimento de legislação da atividade escolar entre escolas-dirigentes escolares, alunos e pais de alunos, com a criação do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da lavra do eminente advogado e educador Prof. Dr. Adib Salomão na gestão do Presidente Prof. José Aurélio de Camargo (Presidente SIEESP).

4.9. Foi Consultor do Chanceler e do Reitor da UNG Universidade Guarulhos, (Associação Paulista de Educação e Cultura - APEC) - (95/96) Prof. Antonio Veronei, participando do incremento da política de desenvolvimento empresarial, institucional e corporativo, sendo na sua época elaborado o plano de ação para a construção do Shopping Internacional de Guarulhos, sucesso absoluto de público e de negócios no comercio e no serviço na Cidade de Guarulhos e região, até os dias de hoje.

4.10. É Apresentador do Programa “Sala de Imprensa”, que vai ao ar todas as segundas-feiras às 00h00, quintas-feiras às 16h00, sextas-feiras ás 20h30 com reapresentação às 00h30 aos sábados, através da TV Aberta Canal 9 da NET e Canal 8 da VIVO TV o canal 28 da SKY e 28 da OI TV na cidade de São Paulo e para todo o Brasil, o Programa que é produzido pela Associação Paulista de Imprensa e retransmitido para 75 emissoras da Rede da ACESP (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo) com mais de 5 anos de apresentação ininterruptos, completando mais de 500 entrevistas com os principais jornalistas dos grandes veículos de comunicação do País, além de autoridades e personalidades, confira no youtube: saladeimprensa.apisp@.

4.11. Participou como Comentarista e Consultor em vários programas de Rádio e Televisão na cidade de São Paulo: Rádio Record AM 1000 no Programa Balanço Geral, apresentado pelos Radialistas Sérgio Cursino e depois por Kaká Siqueira das 12:00 hs às 13:00 hs, às quartas feiras; Rádio Trianon AM 740 no programa "Gente que Fala" coma direção do Jornalista Fausto Camunha Página 7 de 9 e apresentação do Jornalista Zancopé Simões às segundas e sextas-feiras; Rádio Tupi-AM 1040, o Programa com Jornalista Paulo Barbosa, e o Programa Conexão Super Rádio Tupi com o Jornalista José Nello Marques, às quartas e quintas-feiras e ainda, em vários Programas nas TV Gazeta, Rede Brasil de Televisão e TV Aberta/SP.

4.12. Participa de programas na imprensa escrita, falada e televisionada, TV Record, TV Gazeta, Rede TV (TV Aberta), Net canal 9, VIVO canal 8 e All TV (pela Internet), Rádio Record, Rádio Trianon, Rádio Mundial, Rádio Top, Super Rádio Metro.

4.13. Participou do Programa “Balanço Geral”, com apresentação do jornalista Sérgio Cursino, e com participação especial do Jornalista Fábio Sormani e do humorista Marcos Plonka, na Rádio Record AM 1000 todas as segundas-feiras ao vivo das 12:00hs às 13:00 hs (2005/2006).

4.14. Foi Vice-Presidente da TV Aberta canal 9 da NET e 186 da VIVO TV, da Cidade de São Paulo, na Presidência do Jornalista Fernando Mauro Trezza.

4.15. Foi Vice Presidente da ACRIMESP - Associação dos Criminalistas do Estado de São Paulo, além de ser associado a mais de 20 anos.

4.16. Foi consultor da ACESP - Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo, formada por 72 emissoras de televisão em rede, que está distribuída estrategicamente nas maiores cidades com mais de 200 mil habitantes no Estado de São Paulo.

5. Títulos, Diplomas, Honrarias Recebidas:

5.1. Recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão Preto com a aprovação através de 25 votos dos vereadores que aprovaram, o “Título de Cidadão Ribeirão Pretano”, em razão da propositura do Ex Deputado Federal (dois mandatos) e Estadual o Jornalista Otoniel Lima, Vereador e Vice Presidente da Câmara e líder da bancada do PRB, daquela casa de leis (out.2018).

5.2. É Acadêmico Imortal através da outorga do Título de Acadêmico da “Academia William Shakespeare”, fundada em 1994, e reconhecida pelo Decreto do Governo do Estado de São Paulo sob nº 63.499 de 14/06/2018, com 50 cadeiras, e ocupo a cadeira de nº 27 cujo patrono foi um dos maiores empresários da comunicação televisiva, radiofônica e imprensa do País o doutor honores causa por várias universidades no Brasil e no Exterior o Prof. Dr. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, “O Chato Rei do Brasil”.

5.3. Recebeu até hoje 215 condecorações entre diplomas, títulos de honrarias e distinções outorgadas por autoridades e entidades nacionais e internacionais, em razão do seu efetivo trabalho e atuação profissional nas áreas; jurídica, empresarial, jornalística, social, cultural e governamental no Brasil e no exterior, (Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e Romênia) Página 8 de 9 5.4. É Embaixador da Paz, titulo conferido pela Universal Peace Federation no mês de julho no ano de 2018, quando recebeu na sede Brasileira da entidade na Cidade de São Paulo, com o objetivo promover a paz e o desenvolvimento das relações humanas nos cinco continentes com o foco na Interdependência, Prosperidade Mútua e Valores Universais, a UPF (Universal Peace Federation) tem status de entidade não governamental na qualidade de Órgão Consultivo do Conselho Econômico e Social da ONU Organização das Nações Unidas e possui capítulos ativos em mais de 150 países o seu maior lema é “construir no mundo a cultura da paz duradoura”.

6. Atividade Pública Partidária:

6.1. Concorreu para ocupar uma Cadeira no Senado da República Federativo do Brasil pelo Estado de São Paulo no Partido Progressista Brasileiro (PPB) no ano de 2010, em aguerrida disputa com mais de 15 fortes candidatos, conquistando a 7º colocação, tendo recebido mais de 200 mil votos na qualidade de Candidato a Senador da República com propostas inovadoras (Valorização das TV(s) públicas, principalmente a Comunitária, resgatar o valor proporcional dos impostos pagos pelos contribuintes do Estado de São Paulo, para investimento em nosso Estado, visto que a União fica com 90% de toda a arrecadação, deixando hospitais, escolas, universidades e os nossos policiais militares e civis sem recursos e ainda investimento em tecnologia, usar o Instrumento Constitucional do poder dos Senadores para ingressar com pedido de “impeachment” contra Ministros do STF que não cumprem com seu dever constitucional de proteger a Constituição e ainda denigrem a imagem e as tradições seculares da mais alta corte de justiça do Brasil, propostas que estão gravadas nos vários programas de televisão, rádio e jornais feitas no anos de 2010!!!

7.Viagens Nacionais e Internacionais:

7.1. Já viajou por inúmeras vezes para os vários Estados brasileiros, conhecendo as 20 capitais brasileiras e o Distrito Federal- Brasília, onde inclusive tem freqüenta, no Estado de São Paulo dos 645 municípios conhece mais de 500 cidades que já freqüentou, sendo que em muitas delas, realizando importantes eventos e algumas realizações.

7.2. No Exterior viajou para mais de 20 países no mundo Ocidental e no Oriental conheceu a Coréia do Sul (Seul), além de ter visitado esses países e suas cidades por inúmeras oportunidades tais como: EUA (Nova York, Washington, Miami, Orlando, California, Las Vegas, Dallas, Chicago). Canadá (Montreal, Toronto, Quebec) Inglaterra (Londres, Wimbledon, Dover, Northampton, Oxfort) Página 9 de 9 Espanha (Madri, Barcelona, Toledo, Salamanca) França (Paris) Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria, Fátima, Santarém, Setubal) Suíça ( Zurique, Genebra, Berna) Bélgica (Bruxelas, Liége) Alemanha ( Berlim, Munique) Áustria ( Viena) Dinamarca ( Copenhage) Holanda ( Amsterdã) Suécia (Estocolmo) Liechtenstein (Vaduz, Mauren) Mônaco (Menton, La Condamine, La Turbie) Países Baixo ( Amsterdã, Roterdão, Haia) Vaticano (Cidade do Vaticano) Itália (Roma, Florença, Milão, Veneza, Verona) Paraguai ( Cidade del Leste, Assunção, San Lonrezo) Argentina ( Buenos Aires, Puerto Iguaçu) Coréia do Sul (Seul).

Tem consigo a máxima, inspirada no estadista francês: “Napoleão Bonaparte”:

O êxito nasce de duas virtudes: Audácia e Paciência. Audácia para vencer os obstáculos e Paciência para vencer as injustiças.

Carrega em seu coração as palavras esculpidas na Bíblia Sagrada: Sobre os principais valores de vida e seus mandamentos: “Adorar a Deus sob todas as coisas”. “Respeitar seus semelhantes como a si próprio”.

Comentários
Assista ao vídeo