Viver - Moda

A grande estreia de Miriam Santiago no São Paulo Fashion Week

4 de Junho de 2022

Destaque no São Paulo Fashion Week a modelo Miriam Santiago nos conta com exclusividade sua trajetória

Foto: Divulgação

Natural de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Miriam Santiago fez sua estreia na passarela do São Paulo Fashion Week e nos conta como foi sua trajetória antes de iniciar sua carreira.

Sempre fui uma criança sonhadora, embora fosse muito tímida, possuía grandes sonhos, que na realidade em qual vivia se tornavam muito distantes.

Nasci em uma família muito humilde na periferia de Campo Grande, filha de recreadora e marceneiro, eu tive que começar a trabalhar desde cedo, trabalho desde os 15 anos, comecei exercendo função em supermercado como empacotadora, depois trabalhei em uma ótica, onde o proprietário não tinha dinheiro nem para meu vale transporte. Saindo de lá, trabalhei em várias lojas do shopping da cidade, até que uma agência de mídia me sondou e propôs que eu fizesse uma campanha para o novo hospital que estava inaugurando na cidade. Era um hospital ao qual eu havia realizado um concurso público e não passei.

Contudo, depois da campanha publicitária, fui convidada a trabalhar juntamente com eles pois a supervisora gostou muito de mim e me ofereceu a vaga.

Foto: Divulgação

Eu já estava há dois anos trabalhando lá, vi minha vida se enraizando naquela cidade, foi quando eu decidi largar tudo e correr atrás do meu sonho, por mais que inúmeras vezes, muitas pessoas próximas a mim, diziam que eu não seria capaz de alcançar o que eu sonhava. Optei em não dar ouvidos para as opiniões negativas e segui o meu coração.

Foto: Divulgação

Tinha um amigo que acreditava mais em mim do eu mesma, infelizmente ele havia falecido em torno de um ano, nós tínhamos combinado de morar juntos em São Paulo, mas pra mim ainda era difícil pela falta de dinheiro.

Contudo, no momento onde eu me via criando raízes em um lugar só, não pensei nas dificuldades, entrei no site de bolsas e me cadastrei, encontrei uma faculdade na zona leste onde ofereciam bolsa de 80% de desconto e só precisava fazer uma prova para conseguir. Peguei um ônibus de sacoleira que saia de madrugada e chegava de manhã no Brás, de lá peguei o trem e fui à faculdade fazer a prova voltando no mesmo dia para a minha cidade.

Foto: Divulgação

No outro dia recebi um e-mail dizendo que tinha passado, foi nesse momento com apenas 500 reais no bolso que peguei minhas malas, contatei umas meninas que estavam alugando um quarto no extremo leste e anunciei pelo Facebook que estava indo para São Paulo estudar moda.

Foi tudo muito rápido!! Sem pensar muito, pedi demissão pra minha gerente dizendo que estava indo embora pra realizar meu sonho, ela me apoiou e me demitiu para que eu pudesse pegar o seguro desemprego para me ajudar no início.

Foto: Divulgação

Chegando em SP, foi muito difícil pra mim, pois não conhecia ninguém, só a Bella irmã do meu amigo Joel que tinha falecido, ela me convidou pra ir a um evento, me lembro como se fosse hoje, era o preview da Renner, lá foi onde tudo começou, onde eu tive a plena certeza que valeu a pena não ter desistido do meu sonho.

Logo após, dois Bookers da Ford me encontraram, me convidaram para fazer parte de uma das agências mais renomadas do Brasil, mesmo sendo modelo NEW face, precisei trabalhar para conseguir pagar meu aluguel. Passei por muitas dificuldades no início, mas tive a ajuda de um amigo muito importante, amigo e conterrâneo, Gabo veio para São Paulo na mesma época e passamos juntos as piores dificuldades, mas sempre um incentivando o outro a não desistir.

Passamos fome em São Paulo para poder pagar os 20% da faculdade, moramos em lugares precários como um quartinho sem janelas que cabia apenas uma cama de solteiro e ainda tinha infestação de baratas, não passava cabo de internet na rua, tínhamos que fazer trabalhos da faculdade nas estações de metrô usando a internet pública, trabalhei como garçonete no bar da praça Roosevelt, saía da loja e ia fazer um bico como garçonete para poder me sustentar, sempre estive disposta a conquistar tudo que vim fazer aqui, sempre sentia que meu momento chegaria e eu seria uma referência para muitas meninas, como eu, que sempre sonhou e acreditou no seu potencial para atingir seus objetivos.

Foto: Divulgação

Tudo mudou quando eu peguei minha primeira campanha que foi para Eudora, ali minha vida deu um giro, logo depois em um assalto eu conheci meu marido que também é artista.

Dachuva ele ajudou a ir atrás de quem tinha me assaltado no carnaval, mas sem sucesso ele se dispôs a me ajudar e a partir daí criamos uma afinidade que resultou na nossa união, e eu sou muito grata por tudo que ele fez e faz para me impulsionar até hoje.

Foto: Divulgação

E finalmente estou aqui com meus pés no São Paulo Fashion Week, estou sem palavras para descrever tudo o que estou sentindo. Obrigada!!

Comentários
Assista ao vídeo