As principais especialidades na área da saúde e a atuação na prática
Os cuidados com a saúde são imprescindíveis na vida das pessoas, inclusive de modo preventivo para a longevidade saudável.
Foto: Divulgação |
De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), somente para os planos de saúde, foram realizadas mais de 208 milhões de consultas em 2020, 25% a menos que no ano anterior.
Já na pandemia de Covid-19 conforme o SUS (Sistema Único de Saúde), houve uma queda de mais de 30 milhões de procedimentos médicos em ambulatórios, conforme informações do Conselho Federal de Medicina.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, no Brasil existem 55 especialidades médicas regulamentadas e 59 áreas de atuação.
Abaixo, alguns médicos e profissionais de diversas áreas da saúde deram detalhes de suas especialidades e explicaram sobre a atuação na prática.
Urologia
O urologista é um médico especialista em diagnosticar e tratar cirurgicamente as doenças do trato urinário e da saúde sexual masculina.
“Sempre que tiver dor para urinar, ardência e sangramento, orientamos que procure um urologista. A dor lombar também pode ser confundida com problema de coluna e com o passar dos anos o paciente pode perder um rim,” revela o Dr. Vinícius Terra, urologista.
Fisioterapia
Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Frequentemente é aplicada no tratamento da coluna vertebral, por exemplo.
“Um fisioterapeuta especializado no tratamento da coluna vertebral, tem domínio para diagnosticar, tratar e direcionar o paciente para a manutenção das atividades do dia a dia, e favorecer e a melhora da qualidade de vida,” explica o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Fazio.
Genética
Qualquer alteração no material genético é conhecida como doença genética, sua prevenção e tratamento é conduzida através de um médico geneticista.
“O geneticista trata essas condições, indica testes genéticos em embriões, solicita tratamentos de reprodução e até mesmo os de altíssimo custo, além da terapia de reposição enzimática, transplante de medula óssea ou mesmo a novidade dos tratamentos de terapia genética,” exemplifica o Dr. Caio Brazuca, médico geneticista.
Psicólogo Perinatal
A palavra perinatal está associada ao nascimento de um bebê. E o psicólogo perinatal é o profissional com o conhecimento técnico e teórico capaz de lidar com os temas envoltos a essa palavra.
“Quando há o Ciclo Gravídico Puerperal, capaz de apontar mudanças significativas na futura mamãe, a pessoa deve recorrer ao psicólogo. Isso vai contribuir para que o ambiente familiar seja mais adequado,” orienta a Dra. Ligia Momesso, psicóloga perinatal.
Cirurgião Bariátrico
Diversos diagnósticos de doenças podem apontar um tratamento mais invasivo, que é a cirurgia. O cirurgião geral é o médico que está apto para realizar esse procedimento, no caso da cirurgia da obesidade, o especialista é chamado de cirurgião bariátrico.
“O cirurgião bariátrico pode realizar diversos procedimentos cirúrgicos, mas os principais são aqueles que envolvem a região abdominal e cirurgia bariátrica. Há cirurgias que também podem ser feitas através de videolaparoscopia, diminuindo riscos e oferecendo uma melhor recuperação ao paciente,” esclarece o Dr. Fábio Strauss, cirurgião bariátrico.
Ginecologia e Obstetrícia
Há alterações no corpo da mulher que podem ocorrer desde a primeira menstruação (menarca) até a última menstruação (menopausa). A ginecologia é a especialidade médica capaz de agir em tais doenças. Especialmente na gestação a saúde da mulher requer cuidados especiais.
“Temos gravidez que pode gerar complicações, tanto para a mãe quanto para o futuro bebê, necessitando de um pré-natal bem individualizado, no sentido de tentarmos tratar essas complicações,” explana o Dr. Michel Mandelman, ginecologista e obstetra.
Reprodução Humana
A infertilidade do casal deve ser considerada após 01 ano de tentativa de a mulher engravidar. O especialista em reprodução assistida é o profissional que tem a capacidade de dar ao casal todo o esclarecimento e conduzir o tratamento necessário.
“Muitos casos têm solução e os métodos são seguros e confiáveis. Somente um profissional que domine esses métodos pode merecer a confiança do casal,” revela o Dr. Alessandro Schuffner, especialista em reprodução assistida.
Pediatria
Promover saúde e tratar uma criança doente é muito diferente do que é feito com os adultos. O pediatra é o médico treinado para fornecer informações aos pais e/ou cuidadores, com o objetivo de prevenir e tratar doenças e complicações em crianças e adolescentes.
“O trabalho de um pediatra exige muita empatia e atenção às queixas da família, devido às diferentes fases de crescimento e desenvolvimento do bebê até se tornar adolescentes,” esclarece a Dra. Roberta Esteves, pediatra.
Cirurgia Vascular
O cirurgião vascular é o profissional que orienta e induz à prevenção e tratamento das doenças arteriais e venosas através de diagnóstico, mudança no estilo de vida e no melhor tratamento individualizado.
“Uma área de atuação dentro dessa especialidade é a flebologia estética, que consiste no estudo da doença venosa e os tratamentos mais modernos para eliminação das varizes,” exemplifica a Dra. Letícia Costa, cirurgiã vascular.
Cardiologia
O coração é um dos órgãos vitais do ser humano. Há diversas doenças que acometem o coração. Para tanto, o cardiologista é médico especialista em cuidar desse órgão.
“Além de prevenir doenças em adultos, é recomendado passar por esse especialista logo após sair do pediatra, e na fase da adolescência, pois é onde temos o maior índice de sedentarismo e comumente má alimentação, fatores de risco para as doenças do coração,” acrescenta a Dra. Alessandra Gazola, cardiologista.
Dermatologia
A dermatologia é a área que cuida da saúde da pele, cabelos e unhas, e também da parte estética. É muito importante procurar um dermatologista para fazer uma avaliação completa.
“O tratamento vai depender do diagnóstico, que pode ser com cremes de uso tópico, tratamentos orais ou até cirurgia,” alerta a Dra. Gabriela Bernhard, dermatologista.
Cirurgia Plástica
A cirurgia plástica é um ramo da medicina, da parte cirúrgica, que promove a volta do equilíbrio do contorno corporal ou facial.
“Isso ocorre tanto para fins estéticos quanto reparadores. Eu atuo na área estética, nos procedimentos de lipoaspiração, linfo plastia e inclusão de prótese mamária,” explica a Dra. Pâmella Matsudo, cirurgiã plástica.
Endocrinologia
A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. Por exemplo, é a endocrinologia a especialidade que trata da Diabetes tipo I, II, doenças da tireoide, outros relacionados à perda de peso, hormônios etc.
“A endocrinologia também faz tratamento para colesterol e triglicérides. Na minha especialidade, trato ainda crianças em que os pais desejam verificar se seus crescimentos estão normais,” exemplifica o Dr. Ikaro Breder, endocrinologista.
Biomedicina
Biomedicina é voltado para a pesquisa na área de saúde, também atua na área da estética.
“Como biomédica esteta, sou especialista em rejuvenescimento, harmonização facial e corporal, ou seja, toda a parte estética de forma natural,” afirma a Dra. Natália Penteado, biomédica.
Psiquiatria
A psiquiatria cuida dos problemas emocionais, comportamento das pessoas e transtornos mentais.
“Como psiquiatra, sou especializada em doenças afetivas, porém, trato todos os tipos de pacientes com problemas psiquiátricos,” conta a Dra. Dinah Akerman, psiquiatra.
Pneumologia
Área da medicina que auxilia os pacientes com doenças respiratórias. Bronquites, asmas, sequela de Covid-19, pneumonias, dentre outras.
“Há ainda doenças relacionadas à circulação pulmonar, como trombose, hipertensão pulmonar. Além disso, outras doenças respiratórias, como tosses, fôlego curto, apneia do sono,” alerta o Dr. João Carlos de Jesus, pneumologista.
Odontologia
A odontologia cuida da saúde bucal, além dos variados tratamentos estéticos bucais, a exemplo as lentes de contato dentais, uma lâmina extremamente fina colada na parte da frente dos dentes, mudando sua textura, formato e cor.
“Para o procedimento, é feito um planejamento, com protocolo fotográfico, digitalização das arcadas, e através de um software criamos um novo sorriso no computador, depois um provisório no paciente e, tendo a aprovação, fazemos o definitivo,” exemplifica o Dr. Sylvio Simioni, dentista.
Nutrologia
A nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do comportamento alimentar. Vale não confundir o nutrólogo com o nutricionista.
“Minha área é nutrologia e ortomolecular, e atuo na qualidade de vida e prevenção de doenças, tratando obesidade e comorbidades relacionadas,” esclarece a Dra. Gleidy Scalzer, nutróloga.
Transplante Capilar
O transplante capilar é um tipo de cirurgia que redistribui os cabelos de uma área do corpo para outra que não tem os fios.
“Trabalho com a técnica FUE, uma das mais modernas da atualidade, sem dor, sem sedação. Realizo também transplante capilar de sobrancelhas e barba,” explica o Dr. Samir Santos.
Uma indicação geral são as consultas e exames periódicos, a indicação nesse caso, segundo os profissionais é procurar um clínico quando o paciente ainda não foi diagnosticado com nenhuma doença e não está sendo acompanhado por nenhuma especialidade médica.