Viver - Esporte

Neymar Jr vê Brasil ser campeão no Qatar e comenta sobre ‘boas vibrações’ para Copa

25 de Maio de 2022

Em Doha, Consagrados F.C e Fortal Bulls faturam títulos no Red Bull Neymar Jr’s Five e ainda jogam diante do craque e de seus ‘parças’

Craque posa com os campeões do Red Bull Neymar Jr's Five
Crédito: Fabio Piva/ Red Bull Content Pool

Neymar Jr goleador, Qatar, Brasil dominante no futebol e campeão: “com certeza, são boas vibrações para a Copa”. Com tais palavras e a pouco menos de seis meses do pontapé inicial do Mundial, no Oriente Médio, o craque brasileiro recebeu mais de 60 times, de 34 países, para a etapa internacional do Red Bull Neymar Jr’s Five, o maior torneio do mundo de futebol amador. Em Doha, o camisa 10 do PSG comandou a ‘superedição’ do evento nesta terça-feira (24), viu o País faturar o título nas categorias mista, com o Consagrados F.C, e na feminina, com Fortal Bulls, e ainda entrou em campo com eles. 

“É um orgulho este campeonato ter se tornado algo tão grande. Para mim, é uma felicidade estar recebendo esse carinho. É o primeiro ano dele fora [do Instituto Projeto Neymar Jr] e, vendo essa estrutura, esses jogadores e até onde alcançou, para mim é maravilhoso”, afirma Neymar, emendando sobre a perspectiva de voltar ao Qatar, desta vez, com a Seleção Brasileira, em novembro. “A minha expectativa para a Copa é que o Brasil seja campeão. Estamos nos preparando para fazer um grande campeonato”, completa.

Nesta ‘superedição’, que contou com os campeões nacionais de 2021 e 2022, o Brasil protagonizou embates emocionantes para ficar com os títulos. E ambos vieram na prorrogação. Na categoria mista, Consagrados F.C saiu atrás do placar diante da Holanda a dois minutos do fim. O time comandado por Lucaneta soube reagir, empatar e, no duelo 1x1, venceu os europeus. Vale lembrar que, em 2016, as duas nações também fizeram a decisão e, novamente, o time verde-amarelo levou a melhor. Entre as meninas, foi Brasil contra Brasil. Após empate sem gols, as meninas cearenses do Fortal Bulls (21) superaram o Resenha 013 (22). 

Ao final dos embates, Neymar Jr entregou os troféus aos campeões e ainda os enfrentou. Ao lado de seus ‘parças’ e de Séan Garnier, do freestyle, o craque brasileiro anotou gols, tentou bicicleta e fez belas jogadas. O público pode acompanhar todas as emoções pela Red Bull TV, pelo link https://www.redbull.com/br-pt/live/neymars-jr-five-final-mundial , que também disponibiliza o replay da decisão.

ETAPA MUNDIAL: Revanches e jogos decididos na prorrogação 

Pela primeira vez fora do Brasil, a etapa mundial do Red Bull Neymar Jr’s Five foi disputada no Qatar. Após centenas de qualificatórias, mais de 60 times, de 34 países, entraram em quadra em busca do título da competição na segunda (23) e terça-feira (24). Na categoria mista, o País foi representado por Renegados da Baixada (CE), vencedor nacional em 2021, e pelo Consagrados F.C, campeão em 2022. Na feminina, Fortal Bulls (CE) e Resenha 013 (SP), triunfantes em 21 e 22, atuaram.

Das quatro equipes, somente Renegados da Baixada não avançou de fase. Eles começaram bem, com duas vitórias, mas sucumbiram diante de Chile e Líbano. Já o Consagrados F.C ficou em segundo lugar na sua chave, após bela vitória diante da Itália e uma derrota para a Holanda, por 3 a 1.

No mata-mata, os paulistas, comandados por Lucaneta, passaram por Kuwait e Panamá até reencontrar os holandeses. Mais focados, souberam administrar as investidas dos adversários, mas ainda assim sofreram um gol. Na sequência, empataram rapidamente e levaram à prorrogação, cujo critério é um contra um e quem fizer o gol, vence. Com bastante categoria, a equipe brasileira foi mais ágil para pegar a bola, anotar o tento, comemorar e bradar que ‘o Brasil é o país do futebol’. 

Entre as mulheres, Resenha 013 (SP) e Fortal Bulls (CE) estiveram na mesma chave, sendo até o jogo de abertura da categoria feminina. Na ocasião, as paulistas venceram por 5 a 0 e ficaram na liderança, com as cearenses em segundo. No mata-mata, Resenha 013 venceu Arábia Saudita e Qatar, enquanto Fortal Bulls passou por Nigéria e França. Já na final, sem gols, a disputa foi parar no 1x1, com revanche das campeãs nacionais de 2021.

Com os resultados, o Brasil volta ao topo do evento. Em 2016, Anjos da Bola venceram na categoria mista, enquanto que em 2018 foi a vez do Resenha 013 levar o troféu entre as mulheres.

Sobre o Red Bull Neymar Jr’s Five 

Inspirado no ‘futebol de rua’, o conceito esportivo da competição é bem simples. Os times entram em campo com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos de partida. As dimensões do campo são menores e não se pode pisar na área delimitada próxima ao gol. Vencedores levam a taça e a chance de jogar um amistoso de luxo contra Neymar Jr e convidados.

Comentários
Assista ao vídeo