Colunistas - João Di Madeo

Tiroteio no em escola primária do Texas deixa 21 mortos

25 de Maio de 2022

Por João Di Madeo

Atirador se trancou em sala de aula, matando 19 crianças e 2 professores, diz oficial

Arcebispo tentando confortar parentes

Todas as mortes e ferimentos ocorreram dentro de uma sala de aula na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, de acordo com o tenente Chris Olivarez, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas. 

O atirador barricou-se em uma sala, matando dois professores e 19 crianças, disse ele.

Apenas mostra o mal completo deste atirador”, disse Olivarez a John Berman e Shimon Prokupecz, da CNN.

Enquanto o tiroteio acontecia, os policiais estavam circulando pela escola, quebrando janelas e tentando evacuar crianças e funcionários. Eles então conseguiram forçar a entrada na sala de aula onde o atirador estava, disse ele.

Todas as vítimas foram removidas, identificadas e suas famílias notificadas, disse o tenente. Várias crianças ficaram feridas dentro da sala de aula, segundo Olivarez, mas não há um número exato de quantas neste momento.

"É uma sala de aula pequena, você pode ter de 25 a 30 alunos lá, além disso, havia dois professores lá... Então não tenho o número exato de quantos alunos havia naquela sala de aula, mas pode variar. .. Era um ambiente de sala de aula, um ambiente de sala de aula típico onde você tem grupos de crianças dentro daquela sala de aula todos juntos, sem ter para onde ir", disse Olivarez.

Olivarez disse que não houve perseguição com a polícia antes do atirador bater um carro perto da escola.

Quando perguntado se a escola era um alvo, Olivarez disse que ainda há "muitas perguntas sem resposta".

"Estamos tentando determinar isso, é por isso que estamos trabalhando com o FBI agora para olhar para trás e ver se havia algum indicador, alguma bandeira vermelha, olhando para as mídias sociais. O que sabemos sobre o atirador é que ele é residente aqui em Uvalde, frequentou uma das escolas secundárias locais, morava com os avós, estava desempregado, sem amigos, sem namorada que possamos identificar neste momento, sem antecedentes criminais, sem filiação a gangues também", ele disse.

Olivarez disse que o atirador tinha um rifle em sua posse quando entrou na escola, e as autoridades estão trabalhando para determinar que tipo de rifle e sua capacidade.

O atirador estava usando "um porta-colete tático sem painéis balísticos; então normalmente esse tipo de transportador é usado por equipes táticas, equipes da SWAT, onde eles podem colocar carregadores, munição extra dentro desses transportadores e poder se mover em uma formação tática, ", disse Olivares.

Members da comunidade de Uvalde, Texas

Olivarez disse que sua avó - a quem o atirador atirou antes - ainda está viva e as autoridades estão tentando localizar seu avô e familiares imediatos.

Uvalde está entre os tiroteios de K-12 mais mortais nos EUA

O massacre de terça-feira na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, é o segundo tiroteio em escola mais mortal desde 2012, quando 26 crianças e adultos foram mortos na Sandy Hook Elementary School.

É pelo menos o 30º tiroteio em uma escola K-12 em 2022, de acordo com uma contagem da CNN.

Pelo menos 19 crianças e dois professores foram mortos no tiroteio de terça-feira. O atirador de 18 anos está morto.

Comentários
Assista ao vídeo