Notícias -

Tiroteio em escola nos EUA deixa 19 mortos; 18 crianças e uma professora

25 de Maio de 2022

Segundo o governador do Texas, o agressor, identificado como Salvador Ramos, teria atirado contra sua avó antes de se dirigir à Escola Fundamental Robb por volta do meio-dia

Um jovem de 18 anos abriu fogo nesta terça-feira (24/5) em uma escola de ensino fundamental do Texas, matando 19 crianças e uma professora. Uma tragédia que voltou a arrastar os Estados Unidos para o pesadelo recorrente de ataques armados em ambientes escolares. As informações são do Correio Braziliense.

O ataque ocorreu na pequena localidade de Uvalde, situada a cerca de uma hora de distância da fronteira com o México.

Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, o suposto agressor, identificado como Salvador Ramos, teria atirado contra sua avó antes de se dirigir à Escola Fundamental Robb por volta do meio-dia.

Em seguida, ele teria abandonado o seu veículo e entrado com uma pistola e, possivelmente, também um rifle. "Atirou e matou, de forma hedionda e sem sentido", disse Abbott em coletiva de imprensa.

O governador ainda acrescentou que o suspeito, a quem descreveu como um adolescente local e cidadão americano, também tinha "falecido", e acrescentou que tudo indica "que os agentes que responderam [o chamado] o mataram".

O senador estadual Roland Gutierrez, do Texas, disse à CNN que três adultos também foram mortos no ataque, citando o Departamento de Segurança Pública do Texas, embora não esteja claro se esse número inclui o atirador.

Além das mortes, estudantes deram entrada em um hospital da região com ferimentos e o banco de sangue da cidade fez um pedido para doações. Uma criança e uma mulher de 62 anos precisaram ser transferidas para uma cidade vizinha, para um centro de saúde especializado em traumas.

O ataque foi o mais mortal desde que 14 adolescentes e três adultos foram assassinados em uma escola de ensino médio em Parkland, Flórida, em 2018, e o pior em uma escola primária desde o tiroteio em Sandy Hook, Connecticut, em 2012, que matou 20 crianças e seis funcionários.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em um pronunciamento que "é hora de agir" contra o lobby de empresas de armas no país.

"Como uma nação, nós devemos nos perguntar 'quando é que vamos nos opor ao lobby das armas?'", disse em discurso na Casa Branca. "É hora de agir".

No discurso, o presidente atacou diretamente os fabricantes de armas e seus representantes em Washington, instando os políticos a enfrentá-los.

No entanto, ele não fez propostas específicas de controle de armas, nem pediu ao Congresso que submetesse a legislação imediatamente a votação. O debate sobre o controle de armas tem sido uma das

questões mais polarizadoras do país por mais de uma década.

Comentários
Assista ao vídeo