Informes - GERAIS

Dr. Alberto Ozaki fala sobre transplante capilar para mulheres

11 de Maio de 2022

Embora a calvície seja mais comum entre os homens, também pode afetar as mulheres. Geralmente, os pacientes afetados pela calvície feminina percebem os fios dos cabelos mais finos e ralos. Nas mulheres, a região central do couro cabeludo é mais acometida, podendo estar associada com irregularidades hormonais ou genéticas.

Dr. Alberto Ozaki | Foto: Divulgação / Juliano Mendes Assessoria

O cabelo ainda continua sendo o fator principal na autoestima de muitas mulheres, por esse motivo muitas recorrem ao transplante capilar em busca de um couro cabeludo saudável, cheio de fios e volumoso.  

De acordo com o Dr. Alberto Ozaki, médico graduado em dermatologia e referência em transplante capilar, hoje cerca de duas em cada dez mulheres em fase reprodutiva apresentam calvície feminina. “A calvície entre as mulheres é relativamente comum, em idade reprodutiva pode atingir duas em cada dez mulheres e após a sétima década de vida até 40% das mulheres. Em comparação aos homens é um número muito menor, que hoje um a cada dois homens em torno dos 50 anos já sofrem de calvície” - diz o doutor.  

Ainda segundo o especialista, a técnica mais utilizada é a FUE (Extração de Unidade Folicular, em português), considerada a mais moderna e que tem os melhores resultados, sendo a mais utilizada no mundo. “A técnica utilizada no transplante feminino é a mesma que o masculino. A técnica FUE consiste em retirar folículos capilares fio a fio de uma área doadora e implantá-los na área sem cabelo, porém no caso das mulheres não se retira folículos das laterais e não raspa o cabelo na parte de cima da cabeça. Mulheres que já tentaram outros tratamentos como mesoterapia, microagulhamento sem sucesso podem ser eventuais candidatas ao transplante” - afirma Dr. Alberto.  

O médico garante que o processo não é doloroso e a recuperação dos pacientes é rápida. “É um procedimento minucioso, com duração média de 8 horas. A anestesia é local e o procedimento realizado com a pessoa acordada. O paciente pode tomar água e ir ao banheiro normalmente. Por se tratar de um método minimamente invasivo, os pacientes precisam apenas de uma breve recuperação. Com dois dias a paciente já pode trabalhar, com sete dias frequentar academia, sol e piscina com trinta dias. A alimentação é normal e recomendo tomar muito líquido” - relata Ozaki.  

O pós-operatório requer do paciente simples cuidados e o resultado é visivelmente aparente após seis meses dos fios transplantados, diz o especialista. “No pós-operatório a paciente pode lavar seus cabelos normalmente após 3 dias e leva em média 6 meses para ter um bom volume” - finaliza Dr. Alberto. 

Comentários
Assista ao vídeo