Informes -

Bailarino e coreógrafo projeta um ano inteiro cheio de produções grandiosas e inéditas

28 de Abril de 2022

O brasileiro do universo da dança mais premiado internacionalmente leva a Cannes o primeiro filme de dança do Brasil, além de lançar nos Estados Unidos sua nova adaptação do tradicional ballet Le Corsaire

legenda
créditos

 

O bailarino e coreógrafo Thiago Soares se prepara para mais um ano arrebatador e emblemático em sua carreira. Após fazer sua estreia na Marquês da Sapucaí como coreógrafo da comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval deste ano, o artista se prepara para um longo ano repleto de desafios. Thiago está perto de dar um de seus maiores saltos, quando lançará o short film “Vermelho Quimera”, no qual é o protagonista e divide a direção com o designer e artista brasileiro Oskar Metsavaht, no Festival de Cannes, que acontece de 23 a 27 de maio. Outro momento importante também se aproxima: Thiago criou sua nova adaptação do icônico ballet Le Corsaire, que se apresentará nos Estados Unidos no ano que vem, garantindo uma agenda completa até o segundo semestre de 2024. 

“Estou muito ansioso por estes momentos que estão por vir. Os anos de 2022 e 2023 sem dúvidas serão anos bem movimentados. Agora, lanço em Cannes meu primeiro filme, que é único no Brasil. Destacamos a dança não como acessório ao roteiro, mas sim como a própria forma de se contar a história com uma linguagem que dispensa palavras e é muito poderosa. Logo depois, realizo um sonho de me aprofundar na criação do ballet Le Corsaire, que tem tamanho e magnitude enormes. Eu sempre amei esse ballet e o dancei em mais de 20 países, em ocasiões muito especiais. Poder recriar este espetáculo com um novo olhar é um privilégio e, com ele, terei uma agenda completa para os próximos meses.” conta Thiago. 

“Vermelho Quimera” foi selecionado para participar do Festival de Cannes, dentro do disputado Short Film Corner. A seção, um dos pilares do festival de cinema, reúne criadores, distribuidores e plataformas de todo o mundo. Sem diálogos, com sua história contada por meio da dança, o filme acompanha dois amantes que transitam em um universo paralelo, entre a ilusão e realidade, e encontram uma forma única e especial de se comunicar, através da expressão de seus corpos em movimento. A inspiração é o icônico balé “Pássaro de Fogo”.  

Já sua mais recente criação, a adaptação do tradicional ballet Le Corsaire, conhecido em português como "O Corsário", será apresentada no ano que vem nos Estados Unidos. O espetáculo estreia no Texas, Estados Unidos, em 2023. Baseado no poema de Lord Byron com música de Adolphe Adam o ballet é uma joia do repertório tradicional

Comentários
Assista ao vídeo