Informes - GERAIS

Dia do Churrasco chegando, Cleanipedia ensina truques para limpar a churrasqueira sem dificuldadades

26 de Abril de 2022

Domingo de verdade é aquele que você mal acorda e já sente aquele cheiro arrebatador de um bom churrasco. Uma tradição bem à brasileira, ninguém faz churrasco melhor que a gente. Inclusive, sabia que 24 de abril é Dia do Churrasco? Este dia foi instituído pelo Rio Grande do Sul em 2003, para celebrar o churrasco à moda gaúcha como um prato típico do Estado, junto com o chimarrão – bebida, símbolo.

Foto: Pexels

Mas, e após comer tanto, quem tem energia sobrando para limpar a churrasqueira? Infelizmente, o melhor momento para higienizá-la é logo após o uso. Sabendo que nem sempre será possível, Cleanipedia, portal referência em limpeza de superfícies, separou 3 dicas de como limpar churrasqueira e garantir outro final de semana especial – sem o sabor de gordura velha para atrapalhar o banquete (eca!).

Como limpar churrasqueira: mais fácil do que parece!

No caso de churrasqueiras elétricas, antes de qualquer coisa, certifique-se de que está desligada e fora da tomada. Os próximos passos são bem simples: use uma espátula de borracha e retire o excesso de gordura e comida da grelha. Depois, lave a parte externa da churrasqueira e a grelha com uma esponja molhada com água e sabão, ou, para facilitar esse processo, use um saponáceo, como Cif Cremoso.

Em relação aos talheres como garfo, faca e espátulas, deixe-os de molho na água com detergente. Nesse meio tempo, limpe a grelha e, quando voltar, vai ser muito fácil remover a gordura e oleosidade dos talheres!

Caso tenha uma churrasqueira estilo americana, siga essas dicas para fazer a limpeza interna:

Foto: Divulgação

Existe um truque para remover os resíduos da parte interna, caso sua churrasqueira tenha tampa. Umedeça um jornal velho e coloque-o dentro da churrasqueira. Feche a tampa e esquente um pouco, mas não o suficiente para atear fogo no jornal. Os resíduos vão se soltar e você consegue removê-los facilmente!

Sabe o coletor de gordura? Depois de frio, você pode usar uma espátula para desgrudar a gordura da superfície – ou, enquanto ainda estiver oleoso, jogue um pouco de granulado sanitário (sim, aquele da caixinha de gatos!), que ele vai sugar toda a gordura.

Por último, mas não menos importante, também limpe o piso e paredes ao redor da churrasqueira. Essas superfícies vão estar "patinando" com a gordura, e quanto antes higienizá-las, melhor.

Como limpar churrasqueira inox: cuidados para não riscar

Fazer a limpeza correta da sua churrasqueira ajuda a preservar a qualidade do equipamento e, principalmente, remover resíduos de alimentos que podem atrair bactérias. Portanto, libere um tempinho depois do churrasco e põe a mão na massa!

Se o material da sua churrasqueira for inox, deve-se tomar mais cuidado na hora da limpeza externa pois é mais fácil de ser riscada. Nesse caso, evite materiais abrasivos, como palhas de aço ou a parte mais dura de uma esponja. Em relação ao produto de limpeza, saponáceos são os mais indicados para limpezas mais pesadas, como Cif Cremoso, pois além de limpar sem riscar, também deixa o aparelho brilhante!

Já sobre como limpar grelha de churrasqueira, existem algumas soluções caseiras que vão te ajudar a remover aqueles resíduos escuros e duros, além de ferrugens.

Foto: Divulgação

Com essas dicas, você acrescenta anos de vida à sua churrasqueira, além de sempre servir churrascos incríveis com a limpeza sempre em dia!

Comentários
Assista ao vídeo