Cultura - Arquitetura

Viapol destaca soluções sustentáveis para telhados

25 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telhado verde, telhado ecológico, telhado branco. Em um mundo cada vez mais sustentável, tais iniciativas crescem e ganham espaço. E para todas elas a Viapol, referência nacional no mercado de impermeabilizantes e soluções químicas para construção civil, tem um produto adequado. De mantas asfálticas a impermeabilizantes acrílicos, a empresa oferece uma gama de recursos para quem está preocupado em preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

E como preservar também é compromisso da Viapol, para atender a este crescente nicho a empresa desenvolve produtos que contemplam o aumento da vida útil das construções, promovendo menor volume de resíduos gerados com demolições precoces; e que levam em suas composições características que eliminam ou minimizam os efeitos nocivos ao meio ambiente, promovendo a sustentabilidade. Nesta lista figuram Manta Classic Alumínio, Premium Alumínio, Viapol Laje Alumínio, Viaflex Alumínio, Viaflex Fita, Viafoil, Torodin Antiraiz, Viaflex Branco, Vedalage Branco, Vedalage Plus – Manta Líquida e Hey’dicryl Plus.

Para cada necessidade, uma solução

Voltados para telhados, lajes e coberturas, estes produtos Viapol são considerados eco-friendly por eliminar ou minimizar efeitos nocivos ao ambiente. No caso das mantas e fitas autoadesivas revestidas com alumínio (Mantas Classic Alumínio, Premium Alumínio, Laje Alumínio, Viaflex Alumínio e Viaflex Fita), altamente reflexivas aos raios UV, a redução do calor interno nas edificações leva à diminuição do uso do ar condicionado, além de reduzir a emissão de CO² na atmosfera e de gases prejudiciais à camada de Ozônio.

É importante ressaltar que 15% do peso das mantas produzidas pela Viapol correspondem a matérias-primas recicladas (polímeros derivados de sobras industriais que são reprocessados e adequados às características necessárias à fabricação de cada produto).

Outro destaque da linha de mantas é o Torodin Antiraiz, produto que possibilita estanqueidade da estrutura e reduz a temperatura dos ambientes a partir das jardineiras sobre lajes, mais conhecidas como “telhados verdes”. Com o sistema de impermeabilização de jardins, até 30% do volume de água da chuva são absorvidos, retardando a velocidade de escoamento e – com a aplicação do Viabit Antiraiz - impedindo o crescimento excessivo das raízes das plantas, condição que pode danificar a estrutura.

Também oferecidos pela Viapol seguindo o conceito da sustentabilidade, o Viaflex Branco,Vedalage BrancoVedalage Plus – Manta Líquida e o Hey’dicryl Plus – membranas acrílicas produzidas na cor branca ou em cores claras – colaboram para a campanha One Degree Less, de redução de 1°C do aquecimento global. E para fechar a lista, o Viafoil é uma subcobertura para telhados, estruturada com véu fibra de vidro especial de excelentes características de durabilidade e resistência. Entre seus benefícios, está o excelente conforto térmico ao ambiente.

“Estes são exemplos das soluções da Viapol que, além de cumprirem seu papel de estanqueidade à agua e umidade, seja em telhados novos ou em reformas, ampliam seus benefícios ao contribuírem com o meio ambiente por meio de medidas simples e práticas”, destaca Sharlene Muryel Lopes, supervisora de Sustentabilidade da Viapol.

Dados técnicos, descrição, vantagens e utilização destes e de outros produtos Viapol podem ser consultados diretamente no site da empresa, no endereço www.viapol.com.br

Entenda as iniciativas em favor dos telhados ecológicos

De acordo com pesquisadores do Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, pintar o telhado de branco pode ajudar a reduzir o aquecimento global. Parece uma medida simples demais para um problema tão sério, mas não é. Tanto que o grupo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização não governamental (ONG), que visa o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, criou a campanha One Degree Less com o objetivo de diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos em 1ºC com duas soluções: coberturas refletivas e tetos verdes. A Viapol, como parceira da GBC, apoia a resolução.

Os estudiosos americanos afirmam, ainda, que os tetos quando pintados de cores com reflexão igual ou superior a 0,6 podem refletir em torno de 75% a energia do sol. A ação gera uma redução do aquecimento das edificações e melhora o conforto térmico do local. Com menos calor, menos ar condicionado e menos consumo de energia elétrica. Para os especialistas, essa redução pode chegar a 20% com a adoção da medida. Mais: telhados brancos compensam toneladas de emissão de CO2.

Já o telhado verde, ou green roof, que consiste em criar um jardim nos tetos de casas e prédios, possibilita melhorar o conforto térmico por meio das plantas, que reduzem as ilhas de calor e os níveis de poluição. Sem contar que a absorção da água da chuva pela vegetação, além de resfriar as casas e edifícios, torna a cidade mais permeável, ajudando a evitar enchentes.

 

Comentários
Assista ao vídeo