Cultura - Cinema

Longa brasileiro “O Território” é o filme de encerramento do Festival É Tudo Verdade

6 de Abril de 2022

Dirigido pelo estadunidense Alex Pritz, produzido por Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, em co-produção com o povo indígena Uru-eu-wau-wau, documentário conta a sua luta em defesa da floresta "Autêntico em sua especificidade, global em suas implicações." --Hollywood Reporter

No próximo dia 10, o filme “O Território”, ganhador dos Prêmios Especial do Júri de Obra Documental e do Público de Documentário na categoria internacional no Festival Sundance de Cinema de 2022 e menção especial do júri na categoria F:ACT no CPH:DOX, Festival Internacional de Documentários de Copenhagen, é exibido pela pela primeira vez no Brasil, na sessão de encerramento do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. Dirigido pelo estreante Alex Pritz, produzido pelos cineastas nomeados ao Oscar Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, em co-produção com o povo indígena Uru-eu-wau-wau,o longa, adquirido pela National Geographic após a premiação em Sundance, retrata a reação contra a ameaça de desmatamento em seu território, invadido por posseiros e agricultores.

Cena de Neidinha Cardozo em “O Território”. | Foto: Reprodução/ Divulgação

Para Alex Pritz, “este filme retrata uma realidade que precisa ser exposta e combatida. Ganhar dois prêmios em Sundance demonstra a potência de ‘O Território’ e do fato que estamos contando, e isso nos deixa muito orgulhosos. Chegamos agora ao Brasil neste festival tão importante. Tanto eu quanto todos os envolvidos nesta obra estamos muito felizes com a relevância e o alcance que essa produção está adquirindo”.

O filme teve também, em março, sua primeira apresentação na Europa, no CPH:DOX, Festival Internacional de Documentários de Copenhagen (Dinamarca), um dos principais eventos de obras de não-ficção do continente, tendo ganhado menção especial do júri do evento na categoria “F:ACT”, que premia os longa-metragens de caráter jornalístico. A premiére europeia contou, ainda, com uma conversa sobre o impacto do desmatamento da Amazônia no clima e nas populações indígenas com Alex Pritz, Txai Suruí, Bitaté liderança do povo Uru-eu-wau-wau, coprodutor e um dos personagens principais do longa, e Tangãi Uru-Eu-Wau-Wau, que assina a fotografia junto com Pritz. 

"E enquanto a presença de Darren Aronofsky como produtor pode ser um atrativo adicional para potenciais distribuidores para este documentário ao estilo da National Geographic, créditos de produção mais reveladores aqui vão para os próprios Uru-eu-wau-wau. Vítimas sob o olhar da câmera, muitas vezes eles mesmos a empunham, e o filme se beneficia de seu ponto de vista justamente inflamado."
-- Variety

Para Bitaté Uru-eu-wau-wau, produzir “O Território” faz parte da resistência de seu povo: “participar e ser premiado em Sundance mostra que estamos superando uma herança de apagamento e marginalização. Nós já estávamos registrando nossa vida e nosso cotidiano para nos preservar, e agora estamos fazendo estas imagens e essa história chegarem a lugares que nem imaginávamos poder alcançar”, conta.

Bitaté Uru-eu-wau-wau em cena de “O Território”. | Foto: Reprodução/ Divulgação

O filme narra as dificuldades do povo Uru-eu-wau-wau, de Rondônia, que tem seu território violado por posseiros, que ocupam e desmatam ilegalmente a terra demarcada, e uma rede de agricultores, que defende a colonização desses locais. A produção mostra como Bitaté Uru-eu-wau-wau e Ari Uru-eu-wau-wau, professor e agente ambiental assassinado em 2020, ao lado de Neidinha Cardozo, ativista ambiental e cofundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, resistem em meio a ameaças pessoais e grilagens ilegais nas terras.

“Uma conquista singular da arte cinematográfica, o filme emociona com uma trilha sonora, design de som, edição e cinematografia habilidosas, tudo em apoio a uma história que é íntima e épica. Permite contemplar esta crise existencial de múltiplas perspectivas.” -- Júri de Sundance

A sessão de “O Território” no É Tudo Verdade acontece no dia 10 de abril, no encerramento do festival, às 20h no Rio de Janeiro, na Sala 6 do Espaço Itaú de Cinema Botafogo e no mesmo horário em São Paulo, na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema Augusta. O filme estará no serviço de streaming do É Tudo Verdade Play às 21h

Sinopse

O documentário “O Território” oferece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento feito por posseiros ilegais e uma associação de fazendeiros não-originários na Amazônia.

Com uma cinematografia inspiradora que mostra a paisagem e um design de som ricamente texturizado, parcialmente filmado pelo povo Uru-eu-wau-wau, o documentário usa o estilo cinema verdade, tendo sido capturado ao longo de três anos, enquanto os ativistas colocam suas vidas em risco para montar sua própria equipe a fim de expor a realidade.

Ficha Técnica

“O Território”

(Brasil/Dinamarca/Estados Unidos, 2022)

Documentário

Direção: Alex Pritz

Fotografia: Alex Pritz e Tangãi Uru-Eu-Wau-Wau

Produção Executiva: Txai Suruí

Produção: Will N Miller, Sigrid Jonsson Dyekjaer, Darren Aronofsky, Gabriel Uchida e Lizzie Gillett

Edição: Carlos Rojas Felice

83 min

Para mais imagens entrar em contato

“O Território” no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade

Espaço Itaú de Cinema Botafogo - Sala 6

Quando: 10 de abril, às 20h

Onde: Praia de Botafogo, 316 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
 

Espaço Itaú de Cinema Augusta - Sala 1

Quando: 10 de abril, às 20h

Onde: R. Augusta, 1475 - Cerqueira César, São Paulo - SP

É Tudo Verdade Play

Quando: 10 de abril, às 21h

Onde: Plataforma de streaming É Tudo Verdade Play

Para saber como assistir pela plataforma, clique aqui.

Comentários
Assista ao vídeo