Cultura - Cinema

Após agressão a Chris Rock durante cerimônia, Will Smith pode perder Oscar

28 de Março de 2022

Segundo especialistas, o código de conduta da Academia pode fazer com que Will Smith perca a estatueta

Apesar de ter recebido a estatueta de Melhor Ator por 'King Richard: Criando Campeãs' após ter dado um tapa na cara de Chris Rock, Will Smith pode ter de devolver o prêmio para a Academia por conta do incidente com o comediante, ocorrido durante a ceriônia do Oscar 2022 acontecida ontem (27/03), disseram especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post.

Will Smith ao receber o Oscar de Melhor Ator por 'King Richard: Criando Campeãs' | Foto: Reprodução 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados. “É basicamente um ataque. Todo mundo estava tão chocado na sala, era tão desconfortável”, disse a fonte sobre o incidente de ontem. “Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora?”, questionou.

Will Smith deu um tapa em Chris Rock no Oscar 2022 | Foto: Getty Images

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”. Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas”, informou a Variety.

Ela continou: “Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros também devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade”.

“Não há lugar na Academia para pessoas que abusam de seu status, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”.

Will Smith após gritar com Chris Rock no Oscar 2022 | Foto: Reprodução

Levando em consideração essas palavras, não só Smith pode ser punido, mas também Rock, já que ele zombou da cabeça raspada de Jada Pinket, que corta seus cabelos dessa maneira por sofrer de alopecia, uma doença autoimune. No caso de Chris, que não tem um Oscar, a punição pode vir em forma de banimento em convites para apresentar cerimônias ou prêmios da Academia.

Assista ao vídeo abaixo:

Comentários
Assista ao vídeo