Colunistas - Rodolfo Bonventti

Um clássico de Janete Clair retornava ao horário nobre da Globo, 14 anos depois

21 de Março de 2022

Cristiano Vilhena, um jovem pobre e ambicioso que quer um lugar de destaque na sociedade; Simone, uma escultora jovem e inocente que se apaixona perdidamente por ele e Fernanda, uma herdeira rica e egoísta que fará tudo para ter Cristiano para ela. Esse era o trio central que dominava as ações que envolviam muita vingança e ambição no remake do clássico de Janete Claír, “Selva de Pedra”, que retornou para o horário nobre da TV Globo, em fevereiro de 1986.

A novela de maior audiência até hoje na TV brasileira, que em 1972, na sua versão original, dava de goleada na programação das concorrentes no horário das 20 horas, retornou 14 anos depois, e conseguiu novamente prender a atenção dos telespectadores, conseguindo bons índices de audiência para a TV Globo.

Como Janete Clair não estava mais entre nós, o remake teve adaptação de Regina Braga e Eloy Araújo, e os 155 capítulos exibidos foram dirigidos por Wálter Avancini, Dênnis Carvalho, José Carlos Pieri e Ricardo Waddington.

O personagem Cristiano Vilhena, que havia sido de Francisco Cuoco antes, agora era vivido por Tony Ramos; a Simone Marques da versão original foi um trabalho de Regina Duarte, e na nova versão coube a Fernanda Torres, enquanto a vilã Fernanda, um grande trabalho de Dina Sfat, ficou para Christiane Torloni nessa regravação.

Torloni foi um dos grandes destaques desse remake com a sua versão de Fernanda, mas o elenco numeroso também teve trabalhos memoráveis como os de Miguel Falabella como o malandro Miro; de Sebastião Vasconcelos como o seu Sebastião; de Nicette Bruno como Fanny, a dona da pensão, e de Walmor Chagas como o rico Aristides. Tony Ramos e Fernanda Torres defenderam bem seus papéis, mas estes trabalhos não foram dos melhores que eles viveram nas novelas e minisséries.

A novela teve problemas com a Censura Federal, que proibiu algumas cenas e diálogos entre as personagens de Christiane Torloni e Beth Goulart, que vivia Cintia Vilhena, e que sugeriam que as duas poderiam ter um “caso” entre elas, em um tempo em que falar de lesbianismo era algo ainda proibido na Televisão.

Esta versão de “Selva de Pedra” também marcou a estréia da veterana bailarina Marilena Ansaldi como atriz, na televisão, vivendo a primeira esposa de Aristides, Walkiria, e da jovem atriz Iara Jamra, que interpretava a Diva Vilhena, a irmã mais velha do personagem Cristiano.

O remake já foi gravado em cores e vendido para mais de vinte países, entre eles, Espanha, Itália, Chile, Uruguai e Grécia.

No extenso elenco, além dos nomes já citados, destaque também para José Mayer, Maria Zilda, Stênio Garcia, Yara Lins, Otávio Augusto, Rogério Márcico, Reynaldo Gonzaga, Deborah Evelyn, Odilon Wagner, Neusa Caribé, Paulo Hesse, Aracy Cardoso, Ênio Santos, Liza Vieira, André Mauro, Sura Berditchevsky, André Valli, Ângela Figueiredo, Stepan Nercessian, Tássia Camargo, Joyce de Oliveira, Henri Pagnoncelli, Márcia Rodrigues, Sérgio Ropperto, Tânia Loureiro, Regina Macedo, Sebastião Lemos, Lutero Luiz e Jacyra Silva.

Comentários
Assista ao vídeo