Colunistas - André Garcia

Yamaha lança FLUO ABS, mas sistema ABS é só na dianteira

14 de Março de 2022
Yamaha lança novo scooter FLUO ABS com 125cc
Fotos: divulgação Yamaha 

O Fluo ABS é o novo scooter da Yamaha que chega para oferecer ao consumidor brasileiro, modernidade de um jeito simples. Foi desenvolvido para quem busca se locomover com agilidade e praticidade, mas que espera algo a mais em acabamento, espaço, economia, segurança e tecnologia. 

Seu visual é moderno, com linhas fluidas e harmônicas que trazem a qualidade japonesa da Yamaha nos acabamentos e detalhes.

O destaque fica para o farol em LED que promete maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético.

Yamaha FLUO ABS, mas sistema ABS só na roda dianteria. 

PERFORMANCE

Peso e potência  A pilotagem ágil e divertida fica por conta do câmbio 100% automático associado ao baixo peso seco de 98 kg e motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade de 125cc, sistema de injeção eletrônica, potência máxima de 9,5cv a 8.000rpm e torque de 1,0 kgf.m a 5.500 rpm. Seu funcionamento é suave, e o fabricante promete baixos níveis de vibração em todas as rotações.

Chassi - Construído em aço tubular, o chassi que equipa o Fluo ABS foi elaborado para oferecer resistência, leveza e baixo centro de gravidade, garantindo agilidade e estabilidade.

Para maior conforto, a balança da suspensão e motor trabalham integrados e são ligados ao chassi através de um link que, além de auxiliar no movimento do motor, também tem a função de minimizar as vibrações.

Suspensões – As suspensões do Fluo ABS a promessa é de funcionamento progressivo capaz de garantir suavidade e estabilidade na pilotagem. Na dianteira, o garfo telescópico tem curso de 90 mm. Já na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único, e seu curso é de 88 mm.

Apesar de ser um scooter de entrada, fabricante não esqueceu de detalhes exigidos pelo consumidor

TECNOLOGIA 

Stop & Start Inteligente – O sistema Stop & Start, que identifica quando o scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente.

O sistema Stop & Start da Yamaha identifica se o scooter trafega em condições normais ou em situações de tráfego intenso, modulando seu funcionamento. Em tráfego normal, o sistema desliga o motor após a parada do scooter no tempo de 1,5 segundos, e em tráfego intenso, em que as paradas são mais frequentes, isso ocorre após 5,0 segundos.

O Stop & Start ainda é capaz de proporcionar partidas mais rápidas sem alterar a vida útil da bateria. Isso acontece graças ao sistema Smart Motor Generation Systemque minimiza o consumo de energia quando o Start & Stop entra em ação, desligando o motor, e fazendo com que o pistão seja automaticamente posicionado de forma a facilitar a nova partida.

Através de um botão no punho, o Stop & Start por ser ativado ou desativado de acordo com a vontade do condutor.

Função ECO - Para quem busca diminuir ainda mais os gastos com combustível, a Fluo ABS traz em seu painel a exclusiva função ECO. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo de combustível é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.

Smart key - Para sair por aí curtindo o Yamaha Fluo não é preciso chave mecânica. Basta portar a Smart Key no bolso ou na mochila, por exemplo, para acionar a partida elétrica e ainda liberar, através do seletor junto à coluna de direção, o acesso ao porta objetos, tanque de combustível e bloqueio do guidão.

Com esse recurso, o condutor ganha não só em comodidade, como em segurança, já que ao se distanciar do Fluo com o Smart key, ele automaticamente garante que todas as funções do scooter sejam bloqueadas, impedindo seu funcionamento.

Tomada 12 volts – No novo Fluo, a vida é mais prática e confortável. Ele é equipado com tomada 12 volts, localizada junto à coluna de direção, e garante a praticidade de recarregar o celular em qualquer momento.

Freio ABS - Ele é o único scooter da categoria que conta com a tecnologia do freio ABS na roda dianteira. O fabricante promete um conjunto de freios potente e progressivo, capaz de frenagens em curtos espaços. Na dianteira, conta com disco de 200 mm e pinça simples. Na traseira, o sistema é a tambor, com 130 de diâmetro.

A boa notícia é sob o banco ter um comportamento que é possível deixar um capacete fechado

A Yamaha promete que Fluo ABS traz uma ótima posição de pilotagem, boa acomodação para o garupa, amplo espaço sob o banco.

Porta objetos - No FLUO ABS, o espaço de armazenagem de 25 litros comporta um capacete fechado de tamanho grande e ainda sobra espaço para mais itens do dia a dia.

Para acessá-lo é fácil, um simples clique no botão junto a chave seletora localizado na coluna de direção. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key.

Gancho de transporte - O Fluo conta ainda com um prático gancho junto a coluna para o transporte de pequenas sacolas e bolsas, perfeito para aquelas compras de última hora.

Paniel é totalmente digital e promete oferecer todos os dados necessários ao piloto

assento é amplo – com 845 mm de comprimento – e tem boa ergonomia, promovendo ótima acomodação. Sua altura em relação ao solo é de 780 mm, facilitando o apoio dos pés no chão, tornando o Fluo amigável até mesmo para condutores de menor estatura e menos experientes.

O Fluo ABS conta ainda com base plana para apoio dos pés que transmite mais comodidade e segurança, e o escudo em frente as pernas ainda oferece proteção contra sujeira e água. 

Para proporcionar mais conforto ao garupa, além do amplo espaço no banco, possui apoio para as mãos, em alumínio, e as pedaleiras ajustáveis em 25 mm. Tudo para privilegiar um posicionamento mais relaxado, tanto para os braços quanto para as pernas.

Rodas e pneus - As rodas com diâmetro de 12 polegadas contribuem para agilidade, tornando-o capaz de realizar mudanças bruscas de direção com facilidade e grande rapidez, comuns na condução urbana. Os pneus têm as medidas de 100/90 - R12 na dianteira, e 110/90 - R 12 na traseira. Eles são mais largos, garantindo maior área de contato com o piso, promovendo maior aderência, e por terem o perfil alto, contribuem para filtrarem irregularidades do pavimento, minimizando os solavancos.

Fácil acesso ao tanque de combustível - Com o Fluo ABS, abastecer nunca foi tão fácil. Nem é preciso levantar o banco, mas é bom lembrar que em todo abastecimento é necessário o motocicleta e o garupa sair do veículo (nota de André Garcia). O acesso ao tanque, cuja capacidade é 4,2 litros, é super prático, fica à frente do condutor, assim como o botão que destrava a tampa, junto a coluna de direção.

Auto-Stop e Cavalete Central - Ele é equipado com sistema Auto-stop incorporado ao apoio lateral, que a desliga automaticamente quando acionado e ainda impede a saída do scooter com o apoio abaixado. Além do apoio lateral, o Fluo também conta com o Cavalete Central como item de série. Praticidade e segurança ao deixar sua moto parada.

Promessa de MELHOR CUSTO BENEFÍCO

O novo Fluo ABS vem com a maior garantia do mercado, são 4 anos de garantia, e participa do programa de Revisão Preço Fixo Yamaha. O cliente encontra o mesmo preço e padrão de serviço em todas as concessionárias participantes, podendo parcelar em até 6X no cartão de crédito. As duas primeiras revisões têm mão de obra gratuita!

Yamaha FLUO ABS na cor preto sólido

A Yamaha também possui o primeiro lubrificante brasileiro exclusivo para scooters, o Yamalube Scooter que será sempre o óleo ideal para a Fluo ABS.

O Fluo ABS estará disponível no início de abril ao preço público sugerido de R$ 13.390,00 + frete (exceto Estado de São Paulo), e terá três opções de cores: Racing Blue (Azul Metálico), Midinight Black (Preto sólido) e Branco Cristal (Branco Sólido). Pode ser adquirido nas redes de concessionárias ou através do e-commerce da Yamaha, a BLU STORE (www.blustore.com.br).

Ficha técnica e mais informação, click aqui

 

Comentários
Assista ao vídeo