Colaboradores - Julio Di Madeo

Estados Unidos: destino recebe recorde de solicitações de visto para brasileiros

7 de Março de 2022

Por Julio di Madeo

Desde a reabertura das fronteiras, em novembro de 2021, os Consulados e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil estão recebendo um número recorde de pedidos de visto para viagens de negócios e turismo. O procedimento, que foi interrompido desde meados de março de 2020 só atendendo casos de urgência e com vagas limitadas, registrou mais de 700 atendimentos somente no dia de sua reabertura. 

Com a procura maior que a oferta de vagas, o tempo de espera da solicitação pode se tornar um pesadelo para muitos viajantes. Os protocolos de saúde que exigem distanciamento e a demanda estagnada, também afetam o andamento de todo o processo. Os EUA sempre foi um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. São muitos os empresários que viajam a negócio para o país e as pessoas que sonham em caminhar pelo Central Park, conhecerem os famosos parques de Orlando ou simplesmente visitarem um familiar. 

Segundo o governo americano, em São Paulo o tempo de espera para o visto de turista chega a 294 dias, ou seja, mais de nove meses. Em outros estados como Rio de Janeiro e Porto Alegre variam entre 6 e 8 meses. Para os estudantes ou quem vai aos Estados Unidos a trabalho, não existe espera.

Devido a tantas incertezas com relação as datas disponíveis, o consulado americano sugere que as pessoas só comprem passagens de viagens após terem o visto aprovado. Outra sugestão é ficar atento ao site para tentar antecipar a data agendada, já que as vagas são abertas diariamente.

O momento é de calma e de torcida para um breve retorno à normalidade. Enquanto isso, aguardamos o momento em que a pandemia será apenas passado e renderá muitas histórias.

Comentários
Assista ao vídeo