Informes -

Matheus Kavlan conta suas experiências de morar nos EUA para ajudar quem deseja morar fora

25 de Fevereiro de 2022

Entre a cruz e a espada é uma expressão que significa que uma pessoa se encontra em meio a um enorme dilema e precisa tomar uma decisão. Matheus Kavlan, jovem empresário que mora há quase oito anos no exterior, viveu esse dilema com apenas 15 anos, quando deixou o conforto de sua casa em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com destino aos Estados Unidos, prestes a assinar um contrato com o Independente de Limeira arriscando tudo para jogar bola fora do Brasil e estudar.

Matheus tem uma loja de carros especializada em aluguel, venda e financiamento para brasileiros com atendimento em português | Foto: Divulgação

O jovem achava que estava indo para Los Angeles ou Nova York quando na verdade o destino era o interior do estado de Missouri. Como não conseguiu alcançar a nota necessária para ingressar diretamente para faculdades da NCAA por conta do seu score no SAT, Matheus acabou indo para uma universidade em Nevada. Sofreu tanta pressão que chegou até mesmo pensar em desistir e voltar para o Brasil.

“Depois de seis meses em Nevada surgiu uma chance para jogar em um time profissional da quarta divisão dos Estados Unidos. Era final de ano e viajei de férias para o Brasil. Eu não tinha assinado nada e nenhum contrato. Quando voltei tudo tinha mudado e não tinha mais nada”, conta Matheus.

Depois do acontecido foi morar com uma família americana que o acolheu juntamente com um amigo que estava em um time profissional. Numa campanha incrível de primeiro ano, o Redding Royals F.C., disputando a UPSL, ganhou todos os títulos possíveis sendo coroado campeão. A próxima parada seria voltar para o futebol universitário, e para isso, Matheus tinha indicação de um dos programas mais premiados da Califórnia, “Em Fresno joguei pelo Fresno City College depois que o treinador gostou do meu profissionalismo. Ele me arrumou emprego na cidade para eu poder jogar no time. Fiquei quatro meses sem ter onde morar e dormia de favor debaixo da cama de um brasileiro que hoje é meu sócio”, relata o jovem. Toda a luta foi premiada. Pela primeira vez na história da universidade, com o brasileiro jogando todos os jogos da temporada e liderando o time, eles se consagraram campeões da Califórnia, ganhando o famoso anel de campeão estadual.

Após o sucesso voltou para Redding para uma segunda temporada com o Redding Royals F.C. onde havia sido campeão no ano anterior. Nessa época estudava na Shasta College, trabalhava na cozinha do colégio e ainda fazia bicos de limpeza. No auge do calor do verão Californiano as queimadas começaram aparecer e o mais inesperado aconteceu. “Todos achavam que seria um fogo passageiro e que nem chegaria ao bairro. Saímos por trinta minutos e assistimos pela televisão a casa que a gente morava com a família americana pegando fogo. Foi muito triste perder tudo assim”, lembra Matheus.

Após a tragédia retornou para Fresno para sua segunda passagem pela universidade, mas as dificuldades continuaram. Matheus liderava o time como capitão jogando todos os jogos. Com o time já classificado para a fase de playoffs acabou se machucando e rompendo o ligamento anterior cruzado do joelho. O brasileiro estava em seu melhor momento no futebol e com várias propostas de universidades da primeira divisão.

Fez a cirurgia entrando em depressão. Tudo o que tinha sonhado estava em ruínas. “O acompanhamento psicológico me ajudou muito. Uma escola em Oregon acabou me aceitando, mas como estava ainda recuperando de uma lesão fui sendo deixado de lado. Trabalhava muito para ganhar 200 dólares por semana em três empregos. Fui passar férias na Califórnia e me chamaram para ajudar numa mudança. Eles pagavam duzentos dólares por dia e percebi que poderia ganhar em um dia o que eu ganhava em uma semana. Larguei literalmente tudo em Oregon. Meu carro, minhas roupas, tudo mesmo e fiquei na Califórnia”.

Hoje, morando há três anos em Huntington Beach, Matheus tem uma loja de carros especializada em aluguel, venda e financiamento para brasileiros com atendimento em português. Criou a KS21 Marketing Agency, empresa que presta serviços B2B e B2C em todos os lugares dos Estados Unidos e um grupo de mentoria com objetivo de ensinar jovens empreendedores que estão começando seus negócios para criar da maneira correta, com estrutura e segmentação.

Matheus Kavlan conta suas experiências de morar nos Estados Unidos | Foto: Divulgação

Seu programa principal, o TPL, Ticket Para Liberdade, consiste em quatro programas diferentes de intercâmbio para os Estados Unidos. Um para aprender inglês, outro para ser estudante ou atleta universitário, o terceiro para fazer pós-graduação e o quarto para trabalhar nos Estados Unidos.

“A ideia é proporcionar ao brasileiro ser independente quando chegar aos Estados Unidos pagando dez vezes menos. Com as informações e a expertise que tenho posso ajudar brasileiros a mudar para os Estados Unidos. Vou ensinar como concorrer a bolsas de estudos, encontrar a faculdade correta e os melhores lugares para tudo que você deseja. Compartilho em meu Instagram minhas experiências de vida para tirar dúvidas de milhares de pessoas, tanto sobre negócios, quanto para realizar o sonho de mudar para o exterior”, encerra Matheus.

Para acompanhar mais sobre seu trabalho e seu dia a dia seu Instagram é @matheuskavlan

Comentários
Assista ao vídeo