Notícias -

Em Barretos-SP, criança de 1 ano e 3 meses morre de Covid-19

18 de Fevereiro de 2022

Segundo Santa Casa do município, foi suspeitado de quadro de miocardite viral secundária à infecção por Covid, confirmada após realização de ecocardiograma

João Guilherme Martins Rodrigues, de um ano e três meses, morreu com Covid-19 em Barretos-SP | Foto: Arquivo pessoal

Uma criança de 1 ano e 3 meses morreu em decorrência da Covid em Barretos. A informação foi confirmada pela Santa Casa de Misericórdia do município, que informou que João Guilherme Martins Rodrigues deu entrada no Pronto Socorro do hospital após ser encaminhado via posto de saúde com quadro de crise convulsiva secundária à febre.

A mãe do menino, Letícia Martins Rodrigues afirma que o filho começou a apresentar febre alta na segunda-feira (14/2). Como a criança não estava bem e a família toda tinha sintomas de gripe, Letícia procurou atendimento em um posto de saúde. João Guilherme foi medicado e mandado para casa.

Segundo Letícia, apesar da medicação, a febre alta persistiu e ela voltou a procurar atendimento na terça-feira (15/2). No mesmo dia, a mãe dela testou positivo para Covid-19.

“Meu filho estava com 39, 40 graus de febre. Dipirona, paracetamol, ibuprofeno, remédio nenhum cortava a febre do meu filho.”

Na quarta-feira, o estado de saúde de João Guilherme se agravou, e Letícia levou o filho ao posto de saúde perto da casa da família. De lá, o menino foi encaminhado para a Santa Casa, onde chegou com sinais de convulsão.

“Meu filho estava pelando de febre. Ontem de manhã, na hora do almoço, eu vi que meu filho não estava bem, ele estava entortando. Eu corri com ele para o posto de saúde mais próximo de casa e ele estava convulsionando.”

De acordo com a mãe, só na Santa Casa os médicos testaram a criança para Covid-19 e o resultado do exame deu positivo.

Segundo a Santa Casa, foi levantada hipótese de Covid devido à epidemiologia positiva da família (familiares com sintomas gripais e teste de Covid positivo), sendo confirmada por exame de swab nasal.

O hospital afirmou, ainda, que durante atendimento e suporte inicial do paciente, foi suspeitado de quadro de miocardite viral secundária à infecção por Covid, confirmada após realização de ecocardiograma.

"Foram feitas todas as medidas de suporte necessárias para tratamento da causa, porém paciente cursou com descompensação hemodinâmica e disfunção múltipla de órgãos, o que culminou em óbito apesar de todo suporte recebido", disse a direção da Santa Casa de Barretos, em nota.

Comentários
Assista ao vídeo