Colaboradores - Tânia Voss

Música brasileira, eventos e homenagem ao aniversário de Dominguinhos

11 de Fevereiro de 2022

Elba Ramalho no Blue Note SP

Elba Ramalho sobe ao palco do Blue Note São Paulo no dia 11 de fevereiro, num formato acústico e intimista. Acompanhada por quatro músicos – Marcos Arcanjo (violão e guitarra), Rafael Meninão (sanfona), Fernando Gaby (baixo) e Anjo Caldas (percussão), Elba vai recordar seus grandes sucessos, atender aos pedidos da plateia e relembra sua estreia, há mais de 40 anos, como atriz.  
Seu espetáculo intimista não se limita ao repertório romântico. O forró também vai rolar solto e transformar o Blue Note numa sala de rastapé nordestino. Um momento de comunhão artista-plateia, de estar mais perto, conversando com os fãs. Uma Elba para poucos.

Elba Ramalho é sinal de festa e sempre será. Ganhadora de dois prêmios “Grammy Latino” e vencedora do “Prêmio de Música Brasileira” em 16 ocasiões, Elba se mantém, com incrível regularidade, há 40 anos como uma das maiores cantoras do país. Ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. Colocou fogo na mistura, comandou a ciranda, arrumou o balaio e sempre deixou tudo como a gente gosta.  

Em aproximadamente uma hora e meia de show, Elba não canta por cantar, ela canta para dizer: para contar histórias, para lembrar lugares, para explicar pessoas e revelar um retrato das mais belas paisagens sonoras do Brasil. Tanto para um show dançante quanto para uma versão acústica os grandes sucessos não ficam de fora. Gostoso Demais, Aconchego, Dia Branco, Chão de Giz, Bate Coração, Sabiá, Banho de Cheiro e Frevo Mulher são músicas que não podem deixar de fazer parte do show.

Data de Reabertura: Hoje, 11 de fevereiro (sexta-feira). Horário: 1º set - 20h / 2º Set – 22h30  

Elba Ramalho | Foto: Divulgação

Alcione com feijoada e carnaval

Além de marcar presença na "Feijoada Verde e Rosa", aos sábados, no "Bar Alcione, o Casarão da Marrom", integrantes da Bateria da Mangueira também estarão batendo o ponto, todas as sextas de fevereiro, no similar da Barra (Bar Alcione, a Casa da Marrom) que fica situado no estacionamento do Casashopping.
Também às sextas no Bar Alcione da Barra uma das gratas revelações do samba nos últimos tempos: o Grupo Arruda. A banda já tem uma agenda pra lá de robusta e vem conquistando aplausos unânimes da crítica e do público. Um grupo bastante conhecido nas rodas de samba e pagode, e com hits que estão na boca do povo.

Mas, em fevereiro, as atrações serão muitas.  Inclusive, com as presenças de componentes das baterias de outras gigantes do samba carioca, como Portela, Grande Rio e União da Ilha. Carnaval, pelo visto, é o que não vai faltar no Carnaval da Marrom! Bateria da Mangueira no Bar da Alcione da Barra- (Portela, Grande Rio e União da Ilha no Carnaval da Marrom). E domingo 13 tem Salgadinho, única apresentação (ex-Katinguelê).

Alcione | Foto: @MarcosHermes

Alceu Valença apresenta seu novo show acústico

Com o melhor de seu repertório em versões de voz e violão, no dia 4 de março, no Teatro Bradesco, em São Paulo. O espetáculo é inspirado na série de álbuns acústicos lançados pelo cantor ao longo de 2021. A turnê, que estreou em janeiro de 2022, em Portugal, com grande sucesso, tem sua primeira apresentação no Brasil.

No palco, o artista confere novos timbres a sucessos como Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Táxi Lunar, Coração Bobo. Recria joias diversas de seu repertório - Marim dos Caetés, Ladeiras, Papagaio do Futuro - e músicas inéditas de sua autoria: Era Verão, Saudade, Sem Pensar no Amanhã. Também interpreta temas de Luiz Gonzaga, como Pau-de-Arara, Sala de Reboco e Sabiá.

Assim como nos álbuns, o show traça o que Alceu chama de “roteiro cinematográfico”, onde o artista trafega pelo solo sempre fértil de suas criações. Como não há vírus capaz de deter a poesia, as canções se entrelaçam numa viagem conceitual e geográfica através da música e da identidade do cantor e compositor: de Recife a Olinda, do agreste ao sertão, passando por Rio, São Paulo, Minas, Brasília e Lisboa, dentre as cidades que servem como inspiração permanente para a arte de Alceu Valença. Data: 4 de março de 2022 (sexta-feira), às 21 horas.

Alceu Valença | Foto: Divulgação

Desfile de moda e celebridades na Bijoias Edição 93 - Oásis Urbano

A Bijoias é a maior e mais representativa feira de negócios do segmento de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias da América Latina, destinada exclusivamente a lojistas, revendedores, atacadistas, distribuidores e profissionais do setor.
Realizada quatro vezes ao ano, com edições sempre próximas a datas comercialmente fortes, a BIJOIAS apresenta aos mais de 5 mil compradores nacionais e internacionais, que comparecem a cada uma de suas edições, as novidades de renomados designers e tradicionais nomes da indústria que atendem pelo sistema pronta entrega.

Com tradição e história de mais de 25 anos e 90 edições realizadas (quatro por ano), das quais já participaram mais de 10 mil Expositores, 1 milhão de visitantes e negócios gerados na ordem de 3,5 bilhões de reais, a BIJOIAS é referência no setor, sendo considerada uma verdadeira vitrine de tendências devido à apurada seleção de peças dos participantes.

A cada edição são reunidos cerca de 150 expositores, distribuídos em 10 mil metros quadrados do moderno Centro de Convenções Frei Caneca, que tem localização privilegiada, próximo à Avenida Paulista e aos Jardins, e está rodeado de hotéis, restaurantes e lojas de moda.

A feira acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Maiores informações em: https://www.bijoias.com.br

Bijoias | Foto: Divulgação

Fevereiro tem carnaval! Pe Lu lança EP com músicas típicas da festividade para curtir em casa

Pe Lu irá lançar seu projeto de releitura de músicas comemorativas do carnaval. O EP conta com quatro músicas, incluindo o último lançamento, Beleza Rara. Além desse single, Carnaval de Sofá terá releituras mais introspectivas das músicas carnavalescas clássicas Diga que Valeu, Bola de Sabão e Beija-Flor.

O projeto, além de preparar o próximo passo de Pe Lu como cantor solo, é, também, uma forma do artista unir suas memórias afetivas a sua criatividade.
Os desfiles de escola de samba foram adiados e os amados bloquinhos de rua cancelados, mas se depender de Pe Lu os foliões vão curtir muito, mesmo que em casa. “Carnaval de Sofá” chega a todos aplicativos de música nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, com as releituras de “Diga que Valeu”, “Bola de Sabão” e “Beija-Flor” que se unem a “Beleza Rara”, já lançada pelo artista em janeiro.

O EP traz no repertório músicas clássicas de folia com uma roupagem mais introspectiva.

Pe Lu | Foto: Divulgação

João Neto & Frederico anuncia início da turnê de shows nos Estados Unidos

Depois do lançamento do videoclipe “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer / Esqueci Você” com nada menos que Gil Nunes, pai dos artistas, João Neto e Frederico anunciam mais uma novidade: o início da turnê de shows nos Estados Unidos. A dupla está embarcando para terras americanas e o primeiro show acontecerá na sexta-feira, hoje., na Califórnia.
 
No total serão três shows seguidos em diferentes cidades. Os artistas farão o primeiro show hoje, na Califórnia, no sábado (12), o show acontecerá em Atlanta e no domingo (13), eles se apresentarão na Flórida. No repertório estão garantidos grandes sucessos da carreira, além das canções inéditas do novo álbum “Na Intimidade (Vol 1)”. “Estamos cheios de alegria e ansiosos para fazer esses shows para vocês!”, afirmaram os sertanejos.

João Neto & Frederico | Foto: Divulgação

Dia 12 de fevereiro, aniversário do grande músico e cantor Dominguinhos

A viúva do cantor, a cantora Guadalupe, enviou especialmente à nossa coluna uma homenagem especial ao mestre da sanfona. No vídeo, ela canta para Dominguinhos com fotos da família. Inesquecível. Guadalupe, casada há 38 anos com o cantor, também está postando o vídeo nas redes sociais Salve, Dominguinhos. Muita luz.

José Domingos de Morais nasceu na cidade de Garanhuns, agreste pernambucano, 12 de fevereiro de 1941, oriundo de uma família humilde e numerosa, eram ao todo dezesseis irmãos. O pai, "mestre Chicão", era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas e sua mãe era conhecida como "dona Mariinha", ambos alagoanos.

Desde menino José Domingos já se interessava por música, por influência do pai, que lhe deu de presente uma sanfona de oito baixos. Aos seis anos de idade aprendeu a tocar o instrumento e começou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro, junto com dois de seus irmãos, Moraes e Valdomiro, formando o trio Os Três Pinguins. No início da formação, tocava triângulo e pandeiro, passando depois a tocar sanfona. Praticava o instrumento por horas a fio e tornou-se um exímio sanfoneiro, passando a ser conhecido em Garanhuns como "Neném do acordeon"
Encontro com Luiz Gonzaga.
Conheceu Luiz Gonzaga quando tocava no hotel em que este estava hospedado, em Garanhuns. O nome do hotel era Tavares Correia e o trio, que sempre tocava na porta, foi convidado naquele dia a tocar dentro do hotel para Gonzaga e seus acompanhantes.

Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro, onde morava. Essa viagem aconteceria anos mais tarde, pois algum tempo depois deste encontro, em 1948, Neném do acordeon foi para Recife estudar.

Assista aqui:

Guadalupe e Dominguinhos | Foto: Divulgação

“Sábado e Domingo” é o primeiro single e clipe da segunda temporada do projeto Clube do Araújo.

No próximo dia 3 de fevereiro, chega às plataformas digitais, via Universal Music, a canção “Sábado e Domingo”, que marca o encontro inédito entre Felipe Araújo e Thiaguinho.

O novo single, que encabeça a segunda temporada do Clube do Araújo, também ganha um clipe estrelado pelos dois cantores, com lançamento no dia seguinte, a partir das 11 horas, no canal oficial de Felipe Araújo no YouTube. O vídeo foi gravado durante a festa do “CLUBE DO ARAÚJO”, realizada em novembro do ano passado, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Assista aqui:  

Felipe Araújo e Thiaguinho | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo