Viver - Mundo Pet

Cachorro também precisa de paz e sossego, descubra quando eles querem ficar sozinhos

25 de Janeiro de 2022

Eles são sociáveis, adoram a companhia dos tutores e são conhecidos por serem muito mais carentes que seus amigos felinos. Mas, assim como nós (e os gatinhos), os cachorros também precisam de paz e sossego, de alguns momentos só para eles. Descubra os sinais que os pets emitem quando precisam de um tempo sozinhos.

Alguns tutores não dão atenção suficiente para os cachorros, chegando até mesmo a negligenciar os cuidados básicos. A maioria, no entanto, cerca os pets de atenções, mas, algumas vezes, a dose de carinho é excessiva e acaba incomodando e até prejudicando o cão.

O carinho excessivo pode ser observado quando o cachorro passa a evitar a presença de determinada pessoa. Ele recusa carinhos, tenta sair do ambiente e até arranha portas na tentativa de escapar. É importante avaliar se não estamos carentes, tentando compensar com o excesso de mimos. Não existem condutas erradas, quando falamos dos mimos. Muitos tutores gostam de “decorar” os cachorros com roupas e enfeites. Desde que os acessórios não atrapalhem a movimentação, não é incorreto ataviar os pets – desde que, no final do arranjo, eles não fiquem parecidos com uma árvore de Natal.

É importante lembrar um fato óbvio: cachorros são cachorros. Não são bebês humanos. Quando os tutores exageram nos agrados e mimos, os cachorros emitem alguns sinais tentando demonstrar que estão insatisfeitos, como:

  • Eles não demonstram a mesma felicidade durante os passeios e brincadeiras;
  • Eles tentam “passear sozinhos” – alguns chegam a fugir de casa;
  • Eles se mostram agressivos;
  • Eles se mostram agitados de maneira estranha;
  • Eles evitam a presença ou, quando isto não é possível, o contato visual.

Os cachorros também evitam contato visual quando fazem alguma coisa errada – e têm consciência de que estavam errados. No caso aqui em foco, no entanto, não são notadas as razões que os levam a esta conduta: eles estão tentando apenas se livrar do incômodo.

Comentários
Assista ao vídeo