Cultura - Música

Domingos Vitor, o fazedor de violas

21 de Janeiro de 2022

Residente da cidade de Andrelândia, localizada no Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, em Minas Gerais, Domingos Vitor, um típico mineiro do interior e mestre na arte da música, teve sua história contada em um documentário lançado pela Secretaria de Turismo e Cultura da cidade.

Foto: Divulgação

Vitor teve uma infância muito simples no campo, no vilarejo Várzea do Brumado, em Lima Duarte (MG), trabalhando como lavrador. Uma história de vida que também se mistura com a história do Brasil, já que em 1978 foi morar em Juiz de Fora (MG), para trabalhar na indústria têxtil. Trabalhou também no interior do estado de São Paulo, como cortador de cana-de-açúcar em uma usina. Retornou à Juiz de Fora, fez curso de técnico em eletrônica e atuou no ramo.

Passou por São João del Rei (MG) e no conservatório conheceu um mestre de luthieria que o inspirou nessa arte. Ao viver em Andrelândia (MG), deixou de lado o trabalho de técnico em eletrônica e enfim passou a se dedicar exclusivamente à arte de criar e consertar violas caipiras, violões e cavaquinhos, sendo referência na região.

O documentário foi realizado pela equipe da Secult, em parceria com a LLGrafias, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Andrelândia. Esta é a segunda produção do grupo, a primeira foi o documentário “Peixinho da Horta: entre afetos e Alquimias”, o qual foi exibido em diversos festivais. O projeto é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc estadual, a qual o artista foi contemplado.

Assista ao documentário abaixo:

Para mais informações, acesse o instagram @vitorluthier.com e @secultandrelandia

Comentários
Assista ao vídeo