Empresa individual na qual o empreendedor atua sem a necessidade de um sócio impulsionou o crescimento do índice e teve a segunda maior alta do ano (145,6%)
No mês de outubro, o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian apontou que o número de empresas abertas teve alta de 4,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil. De acordo com o levantamento, na análise por natureza jurídica, as Empresas Individuais, que atuam sem a necessidade de um sócio, impulsionaram o índice. Na variação anual o aumento foi de 145,6%. Com relação as Sociedades Limitadas, quando o empreendedor atua com sócios, a alta foi de 40,0% e entrei os MEIs houve queda de 1,4%. Veja os dados completos no gráfico e tabela abaixo.
Com relação ao segmento que mais teve empresas criadas, o setor de Serviços cresceu 7,0%, seguido pela Indústria que teve alta de 2,5%. Já o setor do Comércio apresentou queda de 2,7%. Confira as informações completas na tabela a seguir:
Ainda no ano a ano, todas as regiões brasileiras tiveram alta. O destaque ficou para o Nordeste, com crescimento de 10,8%. Na sequência estão: Centro-Oeste (6,9%), Norte (3,8%), Sudeste (3,0%) e Sul (2,7%).
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador clique aqui.