Palestra sobre o tema e oficinas interativas fazem parte da programação de mais um encontro do Colégio Regional de Inspetores, marcado para os dias 21 e 22 de janeiro
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) promove o segundo Colégio Regional de Inspetores do ano de 2022, na cidade de Ribeirão Preto. Marcado para os dias 21 e 22 de janeiro, o encontro tem como objetivo avançar com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar o conceito em projetos em seus municípios. A expectativa é receber cerca de 243 inspetores do Conselho na região.
A abertura do evento está marcada para sexta-feira (21/01), às 18h, no Royal Tulip JP Ribeirão Preto, localizado na Via Dr. Jeremias de Paula Martins, 101 - Jardim Zinato. Na oportunidade, será apresentado o balanço de fiscalização de 2021 na região. O mês de dezembro terminou com 291 mil ações fiscalizatórias em todo o Estado de São Paulo, esse número representa 45% a mais que o previsto.
Já no sábado (22/01), das 8h45 às 16h30, a programação do evento segue com palestra sobre cidades inteligentes, ministrada pela doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos, Eng. Iara Negreiros, da Spin (Soluções Públicas Inteligentes) - primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento. Além disso, o evento também oferece oficinas interativas encabeçadas pela especialista.
Com o foco de fortalecer o debate sobre cidades inteligentes, o Colégio Regional de Inspetores busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema. E, dessa forma, trabalhar estratégias para que os municípios atendam de forma efetiva cada cidadão. Nessa linha, o Crea-SP busca ampliar a presença da Engenharia, Agronomia e Geociências e acelerar a transformação das cidades.
“Por meio destes encontros, buscamos incentivar novas iniciativas que desenvolvam o conceito de cidades inteligentes, ao passo que proporcionamos aos profissionais uma visão cada vez mais estratégica sobre a cidade que temos e queremos. Por isso, é preciso pensar como as ações podem ser trabalhadas para que sejam realmente efetivas para todos os cidadãos”, observa o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.
Os inspetores são os profissionais voluntários designados pelo Conselho para, junto a suas comunidades, melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade. O Colégio de Inspetores é o Fórum Permanente, que tem como funções o aprimoramento dos inspetores, discussão e proposição de ações, elaboração de estratégias para melhoria das relações institucionais na sociedade, entre outros. Dessa forma, o encontro promove a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Avanços em 2021
O Colégio de Inspetores já passou por sete cidades em diferentes regiões do estado de São Paulo, sendo eles os municípios de Piracicaba, Taubaté, Mogi Guaçu, Catanduva, Campinas, Santo André e Santos.
O treinamento voltado a cidades inteligentes já contemplou mais de mil profissionais da área tecnológica, abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. E todos os participantes, ao final do curso, tiveram o desafio de promover as mudanças em suas cidades, com base nos diagnósticos levantados durante o encontro.
“Essa é uma importante oportunidade que todos estes profissionais têm em repensar seus municípios de uma forma mais ampla. Seguimos com os treinamentos no ano de 2022, para que o projeto possa atingir mais regiões e profissionais e, assim, promover mudanças profundas nos municípios, para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o presidente do Crea-SP.
Os próximos encontros serão em Avaré (28 e 29/01) e em Araçatuba (04 e 05/02).