Informes -

Controlar na imprensa e na mídia o que os participantes do BBB 22 falam não é fácil!

18 de Janeiro de 2022

Como o papel da assessoria de imprensa pode influenciar a torcida, ajudar o “Brother” a garantir o prêmio de 1,5 milhão, e gerenciar crises como os famosos "cancelamentos”

O Big Brother Brasil já está agitando os internautas de plantão e causando euforia no coração do público. | Foto: Globo

Um novo ano começou e os brasileiros já se sentem empolgados com o Reality Show mais badalado da televisão, o Big Brother Brasil. Desde 2000, o programa de entretenimento traz várias pautas que são discutidas durante e depois da programação. Em 2020, a atração começou a ter participações de celebridades junto às pessoas anônimas, o que ganhou ainda mais curiosidade do público ao poder conhecer sobre a vida íntima de uma pessoa famosa. O programa que é vigiado 24 horas por dia, na televisão e/ou nas redes sociais, pelos milhares de telespectadores, pode resultar aos “Brothers” um cancelamento ou uma idolatria. Por isso, é muito recomendável o papel da assessoria de imprensa para essas pessoas que são expostas durante 3 meses e são julgadas por suas ações dentro e fora da casa, onde disputam o prêmio de R$ 1,5 milhão.

A assessoria de imprensa garante que ocorra um bom relacionamento entre o participante e o público, principalmente pela ampliação das redes sociais que propagam uma informação de maneira muito mais rápida. O poder das Relações Públicas é estabelecer uma ponte entre o participante e os canais de comunicação, com o objetivo também de manter a reputação do assessorado mais positiva, impulsionando os pontos marcantes e fortes, no qual cria um alcance de visibilidade maior.

Além disso, o assessor de imprensa consegue gerenciar uma possível crise e/ou a crise fato de imagem quando o brother age e/ou fala de maneira incongruente com o que o público espera!

O Big Brother Brasil 22, iniciado nesta segunda-feira (17), conta com a participação de 20 pessoas, divididos por dois grupos: o Grupo Pipoca (anônimos) e o Grupo Camarote (Famosos). O BBB é uma atração que permite ao telespectador formar uma opinião sobre cada participante, no qual o mesmo pode ser adorado ou cancelado. No BBB 21, Viih Tube, saiu com 96,69% de rejeição, uma das maiores do programa, mas contou com uma boa estratégia de marketing e comunicação, e claro de assessores de imprensa, e em Setembro de 2021 lançou um livro para relatar a experiência, intitulado como "Cancelada". Viih Tube explica no livro como a cultura do cancelamento pode ser nociva.

Além disso, o BBB impulsiona a carreira dos participantes, onde eles podem sair da casa e ser contratados para divulgar marcas ou até mesmo atuarem em programas de televisão. Outro ponto importante é que na atração, muitos produtos de marcas conceituadas estão inseridas dentro da casa para que os participantes façam o consumo e/ou recebam como parte de um prêmio depois das provas da semana, como: Coca-Cola, Seara, Avon, C&A Modas, Americanas, Mcdonald's, entre outras. A importância de manter a reputação dessas empresas participantes também exige que um profissional de comunicação das marcas estejam preparados para responderem imediatamente por qualquer tipo de comentário negativo que possa comprometer a empresa.

A casa mais vigiada do país serve de palco para discussões e debates sobre temas polêmicos e atuais, envolvendo participantes com diferentes tipos de gêneros, orientação sexual, classes sociais e de várias regiões do Brasil. A cada ano aumenta a participação de famosos, influenciadores e personalidades da mídia no BBB, e para manter e/ou criar um relacionamento interativo com os seus fãs, os participantes contratam profissionais de assessoria de imprensa para cuidar das redes sociais, e cuidarem das suas imagens na imprensa. Através de campanhas, exposições dos melhores momentos dentro da casa e da vida pessoal, de cada participante, o assessor consegue desenvolver a admiração do público, fortalecendo a torcida que influencia e decide o rumo do jogo.

Para Juliana Queissada, jornalista e com experiência de mais de 10 anos em marketing, quando um ‘Brother’ adota um comportamento positivo, a assessoria engrandece essa atitude nas redes sociais e nos veículos de comunicação, construindo a imagem do assessorado de forma a ficar mais conhecido de maneira mais leve e positiva. “O papel da assessoria de imprensa vai muito além das divulgações e em promover o seu assessorado. Quando acontece um cancelamento de uma marca ou de uma pessoa, a assessoria busca alternativas para retratar uma atitude negativa e o posiciona sempre pelos pontos positivos, através de respostas nas redes sociais ou a partir de uma nota sobre a conduta”, explica Juliana, CEO da Queissada Comunicação, agência de RP localizada na cidade de São Paulo.

Pensando nesse começo de BBB 2022, Juliana Queissada, CEO da Agência Queissada Comunicação, cita 5 vantagens para os ‘brothers’ que possuem uma assessoria de imprensa. Confira:

1- Melhora a credibilidade do assessorado através de uma mídia espontânea e da potencialização do marketing;

2- Amplia a visibilidade do “Brother” nas redes sociais;

3 - Facilita ao cliente, após o reality, a fazer campanhas publicitárias para marcas renomadas;

4 - Cuida da reputação do participante e cria estratégias de alcançar mais torcedores;

5 - Está preparado para responder qualquer tópico que exponha o seu cliente de forma negativa, capaz de reverter essa situação. Ou seja, faz o gerenciamento da crise e antecipa uma possível crise.

Comentários
Assista ao vídeo