Cultura - Viagem

5 cachoeiras para se refrescar neste verão em Bonito (MS)

17 de Janeiro de 2022

Paraíso de ecoturismo e aventura, Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem muitos atrativos além das grutas e rios para flutuação. No verão, quando as temperaturas podem chegar aos 35 graus na região, as cachoeiras surgem como uma boa opção de roteiro para se divertir e se refrescar.

Como essa é a temporada das chuvas na cidade, as cascatas também estão em sua época mais cheia, o que rende um cenário ainda mais impressionante das águas cristalinas em contraste com o verde da vegetação dos entornos.

Pensando nisso, a Acqua Studio de Viagens, único Studio de Viagens em Bonito, selecionou cinco opções de cachoeiras para conhecer no destino. Confira:

Cachoeira Boca da Onça

Maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, a Boca da Onça tem 156 metros de altura e fica dentro de uma propriedade privada na Serra de Bodoquena, a 58 quilômetros de Bonito. No percurso até ela, é possível encontrar outras quedas de águas cristalinas, piscinas naturais e o Buraco do Macaco.

Além das trilhas, é possível fazer outras atividades no complexo, como rapel com descida de 90 metros de frente com o Cânion do Rio Salobra.

Estância Mimosa

Estância Mimosa é, na verdade, um complexo com dez cachoeiras que oferece uma bela amostra da vegetação da região da Serra da Bodoquena. Considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, a fazenda tem trilhas até as quedas d’água, além de passeio a cavalo e observação de aves.

Entre as cachoeiras, destacam-se a do Sinhozinho, com quedas de fácil acesso, sendo ideal para banhos; a do Sol, com a queda mais alta; e a do Mutum, com uma grande rocha calcária no meio.

Ceita Corê

A fazenda Ceita Corê também abriga algumas das melhores cachoeiras da região. Situada a 36 quilômetros de Bonito, conta com sete quedas do Rio Chapena, além de trilhas por passarelas e pontes suspensas e tirolesa.

O roteiro passa por cachoeiras como a do "Seu" Ricardo e a da Hidromassagem, todas formadas por tufas calcárias e pequenas grutas, criando um belo cenário de piscinas naturais.

Cachoeira do Rio do Peixe

Considerado um dos lugares mais paradisíacos de Bonito, o Rio do Peixe conta com diversas formações de quedas, com destaque para uma cachoeira de 70 metros de altura e poço ideal para banho.

O passeio de cachoeiras do Rio do Peixe fica entre Bonito a Bodoquena e tem acesso pela MS 178. Ali há também opção de rapel para os mais aventureiros.

Cachoeira da Carretilha

Situada no Parque das Cachoeiras, que fica a menos de 15 quilômetros da cidade, a Cachoeira da Carretilha se destaca pela tirolesa improvisada – que lhe rendeu esse nome - e leva diretamente ao rio.

O parque ainda reúne outras seis quedas, além de cavernas e piscinas naturais.

Mais informações: www.acquaviagens.com.br

Comentários
Assista ao vídeo