Informes -

Dr. Rogério Welbert Ribeiro se especializa em Medicina de Selva

13 de Janeiro de 2022

A situação dos cuidados com a saúde é visivelmente precária em muitas localidades habitadas pelas populações indígenas do Brasil. E foi justamente isso o que percebeu o médico Rogério Welbert Ribeiro, que é Clínico, Emergencialista e especialista em Estética Avançada, quando esteve em algumas tribos da Amazônia, durante sua participação no XI Congresso da SBAIT, realizado em Manaus / AM.

Dr. Rogério Welbert Ribeiro se compadeceu com a situação dos índios e decidiu se especializar em Medicina de Selva, para contribuir com essa população | Foto: Divulgação

Essa inclusive foi uma conquista de reconhecimento por seu trabalho realizado na área da saúde: Dr. Rogério Welbert Ribeiro foi um dos 50 profissionais escolhidos em todo o país para ser contemplado com todas as despesas pagas pelo Ministério da Saúde para participar do Congresso Brasileiro de Emergência.

Dr. Rogério Welbert Ribeiro durante sua estadia no Amazonas, junto a algumas tribos indígenas | Foto: Divulgação

Ele aproveitou sua participação no evento, que reuniu grandes nomes da área, para visitar algumas tribos indígenas. “Sou muito grato pela oportunidade e pela experiência que tive de poder vivenciar o dia a dia dos índios, conhecer mais de sua cultura e acompanhar suas dificuldades com a saúde. Isso me motivou a fazer mais por eles”, conta.

Tocado pela falta de acesso a recursos médicos em muitas tribos no país, o Dr. Rogério Welbert Ribeiro, que é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, realizou um curso de Medicina de Selva, prestando na ocasião, atendimento médico para os índios de algumas tribos da Amazônia.

Durante o curso, o médico aprendeu as formas de salvamento e tratamento na selva | Foto: Divulgação

“Poder ajudá-los não tem preço e só reforça meu compromisso enquanto médico de oferecer a qualquer cidadão, serviços de saúde de qualidade, com humanidade, gerenciamento de recursos e alto desempenho”, reforça o médico, que também se destaca como Membro do Grupo técnico de Formação de Protocolos de Urgência em parceria com a Força Nacional do SUS no Ministério da Saúde e Tutor de Suporte Avançado em EAD. - parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com Ministério da Saúde.

Durante o curso, o médico aprendeu as formas de salvamento e tratamento na selva | Foto: Divulgação

O Dr. Rogério também fez parte do grupo Técnico de Formação dos Protocolos Nacional de Suporte Avançado e Suporte Básico para o SAMU.

Sobre sua experiência junto aos índios, o médico ainda fez o seguinte comentário em suas redes sociais, ao compartilhar algumas fotos do que vivenciou: "Trabalhar com essa Tribo na Amazônia, me fez rever vários conceitos sobre civilização. São humanos puros, receptivos, que tiveram suas terras invadidas e seus ancestrais mortos com grande crueldade! Às vezes, me envergonho de ser um 'civilizado", disse Dr. Rogério.

Curso mostrou como o atendimento nas comunidades indígenas deve ser feito, respeitando a cultura desse povo | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo