A educação online é, de fato, uma tendência crescente e que se consolidou com a pandemia e o distanciamento social. Os cursos online vieram para ficar e, entre os principais consumidores estão as mulheres (68%) e o público das classes B e C (80%), conforme aponta pesquisa inédita feita pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, elaborada em parceria com a Box1824.
Entre os impulsionadores para essa mudança no mercado está a rápida evolução tecnológica, que trouxe à luz novos modelos de ensino. Porém, e apesar da crescente demanda por essas soluções pedagógicas mais flexíveis, não se espera que elas substituam o modelo de ensino tradicional, mas sim que convivam com ele, proporcionando novas alternativas sem suas limitações.
Nesse sentido, o CEO da Hotmart, João Pedro Resende, lista cinco principais tendências que vão marcar o futuro da educação no Brasil e no mundo:
- Online e remoto - O ensino online é uma das principais tendências da educação no século XXI. Isso porque representa uma alternativa fácil e viável a algumas das limitações do modelo educacional tradicional, como os altos custos para instituições e alunos, a longa duração da formação, as limitações geográficas e a facilidade com que esses profissionais se tornam obsoletos para o novas funções que estão surgindo no mercado como resultado dos avanços tecnológicos.
- Educação descentralizada - A educação do futuro deve ser mais descentralizada, dando a cada aluno a oportunidade de aprender no seu próprio ritmo, de forma adaptada às suas necessidades e sem limitações geográficas.
- Ensinando "de baixo para cima" - As tecnologias de treinamento online permitem que mais pessoas ensinem e compartilhem seus conhecimentos e dão aos professores acesso a materiais e ferramentas de ensino de qualidade
- Aprenda na comunidade - A educação do futuro assentará na articulação de comunidades em que alunos e professores se ajudam e constroem conhecimentos de forma colaborativa.
- Coexistência de ensinos - Segundo o CEO da Hotmart, o futuro da educação passa por um modelo capaz de aliar o melhor do ensino presencial ao ensino online. Dessa forma, os dois modelos devem coexistir, com a educação online desempenhando um papel importante para ajudar a democratizar o acesso ao conhecimento.
A educação do século XXI deve ser cada vez mais pautada por um modelo de ensino descentralizado e horizontal, simultaneamente ao modelo tradicional aplicado nas escolas e instituições de ensino superior
A Hotmart já faz parte desse futuro ao oferecer diversos produtos digitais, como cursos online, e-books e outros materiais educacionais. Atualmente, mais de 490.000 produtos cadastrados estão disponíveis em sua plataforma, em diversos idiomas.