Informes -

Brasileiro Bruno Wayhs Neto é dono do Tatoo Heroes, maior estúdio de tatuagens do Reino Unido

7 de Janeiro de 2022

Bruno Wayhs Neto, hoje, aos 37 anos, ao fazer um retrospecto de sua curta, porém exitosa carreira, tem muito o que rememorar e, principalmente, comemorar. Quem olha apenas o presente desse artista gaúcho, reconhecido internacionalmente como um dos melhores tatuadores do mundo, fundador e proprietário da Tattoo Heroes, por onde já passaram celebridades como Reece James, jogador do Chelsea e do English Team e rappers consagrados como Headie One e Jay Hus, entre outros famosos que ajudaram consolidar a fama do celebrado estúdio londrino, não conhece a árdua caminhada de Bruno até os dias atuais, que o levaram a participações especiais em programas como Tattoo Disasters, exibido pelo Channel 5, da Inglaterra.

Foto: Divulgação

Muito jovem, aos 21 anos, deixava a pacata Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, com destino a Londres, a capital mais cosmopolita e descolada do mundo. E como todo imigrante, em busca de uma existência melhor, precisava desenhar sua trajetória de luta e sacrifícios pela conquista do sonho de vida. Ao chegar, conseguiu trabalho, inicialmente como bartender, em um pub tradicional, em Charing Cross, local bastante frequentado, localizado na área central da City, com o intuito de aperfeiçoar seu domínio da língua inglesa.

“O dinheiro que eu recebia pelo trabalho no pub era tão reduzido que minha refeição básica consistia em pizza e suco de laranja, valor correspondente a duas libras do meu orçamento. Para conseguir dinheiro extra e aperfeiçoar minha técnica em tatuagens tatuava colegas de trabalho e amigos na minha residência”, recorda Bruno. 

Essa árdua rotina durou algum tempo até que seu talento foi reconhecido, não o de bartender, mas de tatuador, quando recebeu o convite de um empresário local para ser o artista principal em um estúdio em Leyton, zona leste da capital, na época, uma típica região da periferia londrina, onde gangs dividiam espaço com índices elevados de violência para os padrões locais.

Neste modesto estúdio, além de atuar como tatuador, ainda lhe cabia a gestão dos negócios, recepcionar os clientes e vender seu próprio trabalho a um público multiétnico e oriundo de diversas culturas e costumes. A convivência com essa diversidade, o acúmulo de responsabilidades e a imperiosidade de sobreviver e crescer profissionalmente em uma metrópole extremamente cara e exigente, fez germinar na cabeça de Bruno Wayhs Neto a semente de um espírito empreendedor que, ao lado do talento criativo, impulsionariam uma trajetória ousada e corajosa que, até hoje, são sua marca registrada e seu grande diferencial, seja vendendo seu trabalho ou difundindo sua veia artística.

Outro ponto que destacava o trabalho de tatuador de Bruno, em meio aquela “Babel” que caracterizava o bairro de Leyton naqueles tempos, era que apesar da nacionalidade ou dos diferentes traços culturais e linguísticos da pessoa, ele não perdia cliente, pois com poucas palavras e uma sensibilidade inata, conseguia intuir o tipo de tatuagem que agradaria a essa pessoa e até mesmo avaliar quanto ela poderia gastar. 

Bruno em seu estúdio. | Foto: Divulgação

Após quatro anos trabalhando duro na loja, com uma folga semanal e economizando o máximo que podia, conseguiu comprar o estabelecimento. A decisão de ser dono do próprio estúdio se mostrou acertada desde o início, pois com seu estilo de tatuar, profissionalismo e tenacidade, conseguiu diminuir significativamente a concorrência ao seu redor e praticamente, dominar o mercado de tatuagens local.

Dizem que o bom empreendedor precisa de instinto e uma boa pitada de sorte. A sorte caiu no colo de Bruno quando a região onde ficava localizado seu estúdio foi escolhida como a sede do Projeto Olímpico Londres 2012. A área se transformou em objeto de um enorme esforço de desenvolvimento e aporte de incentivos nos setores de construção e infraestrutura, tornando quase que de imediato em um dos m² mais caros e cobiçados do mundo, haja vista a expectativa dos benefícios prometidos pelos legados dos jogos.

Essa injeção de ânimo fez com que o governo de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, entrasse de cabeça na transformação da área, e esse espírito reformador, proporcionou o financiamento de recursos e a Tattoo Heroes acabou ganhando uma nova fachada. O frenesi de reformas e crescimento, fizeram com que Bruno expandisse o espaço físico da loja, adquirindo o piso superior, bem como o espaço localizado aos fundos. O pontapé inicial, proporcionado pela Olimpíadas, prossegue até hoje, uma vez que está em processo de construção um projeto que, praticamente duplicará o tamanho da loja, tornando a mesma em uma das maiores lojas do reino unido. 

Atualmente a Tattoo Heroes conta com um time com mais de vinte tatuadores de várias nacionalidades especializados em diversos estilos, piercings, além de excelentes profissionais de marketing e gestão. Ao longo desses quatorze anos de trabalho árduo na Tattoo Heroes, Bruno Wayhs Neto desenvolveu exponencialmente sua veia empreendedorística, dando sequência ao crescimento e consolidação da sua marca ao abrir uma filial em frente da estação do metrô de Southgate, zona nobre localizada ao norte de Londres.

Os frutos do trabalho desenvolvido no Reino Unido fizeram com que o olhar empreendedor de Bruno atravessasse o oceano Atlântico e mirasse o Brasil, mais especificamente a região Sul, local que iniciou uma série de investimentos, especialmente na área do mercado imobiliário. Investiu em imóveis e salas comerciais em sua cidade natal Ijuí, na praia de Torres, no litoral gaúcho e no litoral catarinense em locais como Itapema, Praia Brava, Itajaí e Balneário Camboriú, cidade que fixa residência quando visita o país e onde também reside sua família.

Em Balneário Camboriú, em sociedade com o irmão, Rodrigo Wayhs, empreendedor, arquiteto e urbanista de renome, com enorme capacidade criativa, fundaram o Group WS, empresa de expressão e absolutamente diferenciada, referência local e nacional no mercado de imóveis de alto padrão, design de interiores, além de ter sido a pioneira, no sul do Brasil, de uma modalidade de reforma e construção conhecida como TurnKey, onde o cliente conta com a simplificação de realizar a obra dos seus sonhos, da concepção do projeto até a entrega das chaves, tudo em um único contrato. A modalidade do negócio tem atraído uma legião crescente de novos clientes, dentre eles o ex-técnico e dirigente do SPFC, Muricy Ramalho e Denílson Show, ex-jogador admirado mundialmente e atualmente comentarista de televisão. 

O mais recente investimento foi a aquisição de uma mansão, cujo antigo dono é o arquiteto do grupo Havan. O imóvel, com mais de 1.000m² e detentor de uma das vistas mais privilegiadas da cidade, recentemente teve sua faixa de areia alargada, fator de valorização dos imóveis da região. “Vou abrir a primeira filial da minha loja de tatuagens no Brasil e levar pra lá artistas renomados mundialmente. Poder trabalhar na Tattoo Heroes em minha terra natal, perto da família e amigos de infância sempre foi um sonho que em breve vou realizar”, completa nosso herói vencedor. 

“Em minhas lembranças, muito antes da vida em Londres, guardo a recordação mais forte, que desde criança sempre me destaquei pelo viés artístico e criativo e talvez essas reminiscências da infância e pela influência do meu pai, Martin Wayhs, grande arquiteto e apoiador da minha veia artística, tenham sido os motivos de ter escolhido cursar Design Gráfico e Arquitetura. Inclusive, tive o privilégio de ser aluno do meu próprio pai”, conta Bruno. 

Mas as inquietudes da alma do artista, até então em estado de latência, falaram mais alto e Bruno abandonou o curso partindo em busca da realização dos seus sonhos. “Antes de deixar minha cidade natal e anunciar minha ambição em querer ser tatuador escutei inúmeras ressalvas pela escolha. Diziam que não tinha futuro e que era uma profissão marcada pela insegurança financeira. Mas nunca deixei de acreditar em meus sonhos e na minha capacidade de vencer”, completa Bruno. 

Indo em direção ao seu destino levava em sua bagagem as palavras do seu avô e renomado médico, Bruno Wayhs, de quem herdou o nome. “Bruninho, você é muito talentoso, mas alguém sem talento, com muita dedicação, pode te sobressair. Porém, se você conseguir unir talento e dedicação genuína, ninguém jamais vai te segurar”, lembra Bruno sobre as palavras do avô. Proféticas palavras que incentivaram Bruno a enfrentar todas as dificuldades e se transformar no homem que orgulharia o avô assim como orgulha todos à sua volta. O caminho não foi fácil, nem tampouco glamouroso, o que só comprova que o sucesso é puro reflexo de muito trabalho e fé em seu próprio talento.

Para acompanhar mais sobre seu trabalho e procedimentos profissionais seu instagram é https://instagram.com/brunowayhs

Comentários
Assista ao vídeo