Cultura - Teatro

Cães de Rua escrito e dirigido pela atriz Patrícia Vilela é o terceiro espetáculo da Cia Colaatores

7 de Janeiro de 2022

Estreia presencial em 16 de janeiro de 2022 - Montagem marca a estreia de Patrícia Vilela como autora e tem participação especial em off de Marcelo Tas

Da esquerda para à direita: Francine Mello, Marci Taques e Pablo Perosa | Foto: Cenas de Annelize Tozetto

Escrita em 2020, durante a pandemia e antes da invasão do Capitólio nos Estados Unidos por grupos extremistas de ultradireita, a montagem "Cães de Rua" trata de pessoas traumatizadas vítimas de diversas modalidades de golpes. A peça apresenta um grupo de apoio formado por 19 pessoas reunidas pelo psiquiatra Dr. Felipe Basili (Caio Prata). A estreia é dia 16 de janeiro em temporada até 10 de abril, no Teatro Irene Ravache/Oficina de Atores Nilton Travesso. As apresentações acontecem apenas aos domingos, às 18h, e a capacidade de cada sessão é de 20 pessoas.

No espetáculo, as personagens manifestam questões fundamentais sobre a vitimização para serem analisadas pelo Dr. Felipe Basili, psicanalista, uma espécie de eco existencial dos pensamentos de Diógenes, o filósofo cínico, do desapego, que vagava incansável pela civilização com sua lanterna em punho à procura de seres honestos.

De forma visceral, as personagens são expostas pelos atores e o confronto e o debate entre eles são observados pelo público, que se mistura e se reúne com o elenco no mesmo círculo de cadeiras que compõem o cenário. Nesta arena, assistem com olhos em close à pulsação e à intensidade das histórias dos golpes sofridos em uma trama perversa e de suspense que se desenrola nos bastidores. 

O texto retrata também o universo das Fake News, o negacionismo científico, os grupos manipuladores de informação, os políticos imorais e os golpistas que se aproveitam da carência e ingenuidade dos mais vulneráveis, manipulam e devoram os restos de uma sociedade psicologicamente fragilizada.

Cartaz da Peça | Foto: Divulgação

Sinopse:

Um grupo de apoio às vítimas se reúne para compartilhar experiências sofridas envolvendo criminosos, golpistas, abusadores e assassinos. O texto trata dos efeitos da manipulação das redes sociais e dos meios de comunicação sobre uma sociedade pouco educada e subserviente. Fake News, negacionismo, QAnon e outras ilusões, são lançadas como restos de alimento a uma sociedade psicologicamente falida, que vaga sem destino, como cães de rua.

COLAATORES

Companhia e produtora de teatro da cidade de São Paulo, fundada em 2019 pela atriz, diretora e dramaturga Patrícia Vilela que trabalha com autores brasileiros como Mario Bortolotto, Sérgio Roveri, Mario Viana e Ivan Cabral. A companhia, com 18 integrantes, já realizou dois espetáculos até o momento: "Velórios", que marcou a estreia da COLAATORES em 2019 e 2020, e "CDP 201- Audiência de Custódia", também em 2020. "Cães de Rua" é a terceira montagem da companhia e marca a estreia de Vilela como dramaturga.

Patrícia Vilela

Atriz e diretora, bacharel em Artes Cênicas. Faz diversos trabalhos em novelas e seriados para a TV, atriz da temporada Malhação 2012/2013 na Rede Globo, personagem Raquel e as novelas "Esmeralda", direção de Henrique Martins; "Cristal", direção de Del Rangel e Herval Rossano, do SBT e o seriado “Pista Dupla”, com direção de Atílio Riccó. Séries: "Minha Vida é Uma Novela", direção, Del Rangel; SBT (2006) Câmera Café, “A Fêmea na Jaula” com direção de Jaques Lagoa, SBT (2007). No teatro, trabalhou com importantes diretores e dramaturgos, como Roberto Lage, em "Escola de Mulheres", de Moliére; Alberto Guzik e Sérgio Roveri, "De Alma Lavada"; "Sinceramente", de André Fusko; Rodolfo García Vázquez (Cia Satyros), em "Os Cantos de Maldoror"; "Pacto de Sangue" - Melodrama para Marionetes e Silhuetas de Ramón Del Valle-Inclán; Sérgio Britto, em "Carmen", de Bizet; Maurice Vaneau, em "Aida”, de Giuseppe Verdi; Carlos Porto de Andrade Jr. em "Festim Diabólico", de Patrick Hamilton; "Urfaust", de Goethe; Fernando Peixoto, em "Vidas Calientes"; Ivam Cabral, em "Safo"; Mário Bortolotto, (Cemitério de Automóveis) em "A Pior das Intenções” e “Whisky e Hambúrguer”, com texto e direção de Mário Bortolotto, dividindo a cena com o dramaturgo; “O Encontro das Águas”, de Sérgio Roveri e direção de Leonardo Miggiorin; “Dark Room”, de Mário Viana e direção de Aimar Labaki; “Refluxo”, de Ângela Ribeiro e direção de Eric Lenate; “Do Que Falamos Quando Falamos De Amor”, de Lucas Mayor; “O Rei de Sodoma”, de Fernando Arrabal com direção de Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa; “O Santo Inquérito", de Dias Gomes.

Cinema: Longa-metragens: “Whisky e Hambúrguer”, de Caue Angeli (2015); “SP: Crônicas de uma Cidade Real”, de Elder Fraga (2017). “O Grande Poeta”, de André Mattos (2019). Curtas Metragens: "Réquiem", "Madalena", “Nóia” - Um Dia No Limite”, "O Homem Perfeito e Outras Mentiras", "Versus", "Olho Mágico", "Dark Angel".

Professora de Interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya (2007/2018). Professora de interpretação teatral e TV no Projeto CINE FAVELA, em Heliópolis.

Preparadora de atores para séries, novelas e teatro.

Dirigiu os espetáculos: “Teatro Mágico”, de Ivanise Garcia inspirada na obra "O Lobo da Estepe", de Hermann Hesse (1993); “Taxi Drive-In”, de Alexandre Bamba (2002); “Eddie Cosby”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2002/2003); “Tudo Por Ela”, de Mara Carvalho com Júlio Rocha (2014); “Marcelo Jorge é Marwem HD” (2019) “Velórios” de Sérgio Roveri, Ivam Cabral, Mário Bortolotto, Mário Viana e Jarbas Capusso Filho (2019); “CDP 201- Audiência de Custódia” (2020). "Cães de Rua", texto e direção de Patrícia Vilela com estreia em 2021.

Coordenadora do curso "O Cinema de Almodóvar com aulas de atuação" - Oficinas Culturais (Oficina Cultural Oswald de Andrade) - através da Poiesis e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. (2020)

Prêmios e Indicações:

-Prêmio de Melhor Atriz no Festival RIMA (Rio International Monthly Awards) pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2021. Assista o curta: “Nóia - Um Dia No Limite”

-Prêmio de Melhor Atriz no I FESTIVOU AUDIOVISUAL INDEPENDENTE BRASILEIRO de Brasília, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2020.

-Prêmio de Melhor Atriz no II Festival Internacional de Cinema Fantástico POE SJC, pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2017.

-Prêmio de Melhor Atriz no “Festival World Cinema Festival” de Los Angeles pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite” - 2016.

-Indicação ao Prêmio de Melhor Atriz pelo curta-metragem “Nóia-Um Dia No Limite”, no Malta Short Film Festival - Malta - 2016.

-Indicada ao troféu Gralha Azul para Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Os Cantos de Maldoror" - 1998.

-Atriz revelação indicada por jornalistas paranaenses pelo trabalho como atriz no monólogo "Safo", de Marguerite Yourcenar - 1994.

-Menção Honrosa pelo trabalho como atriz em "O Santo Inquérito", de Dias Gomes - 1989.

Serviço:

Espetáculo: Cães de Rua

Texto e Direção: Patrícia Vilela

Elenco: Caio Lazarini, Caio Prata, Fabiano Issas, Fabiano Oliver, Francine Mello, Josué Francky, Guilherme Lage, Lívia Guimarães, Luana Zaparoli, Luísa Horta, Marci Taques, Mike Albuquerque, Noeli Santilli, Olga Castilho, Pablo Perosa, Pietra Pan, Reinaldo Fonseca e Vera Campos.

Participação Especial: Marcelo Tas

Assistentes de Direção: Letícia Monezi, Caio Prata e Pedro Cintra

Iluminação e Trilha Sonora: Patrícia Vilela

Figurino, visagismo e cenografia: Rosângela Ribeiro

Programação Visual: Emerson Brandt

Fotos da programação visual: Francine Mello

Fotos de divulgação e espetáculo: Annelize Tozetto

Cenotécnico: Murillo Carraro

Costureira: Vera Luz

Apoio: Engenho Espaço de Criação

Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro

Produção e Realização – COLAATORES

Serviço:

Temporada: 16 de janeiro a 10 de abril 

Dias e horários: Domingos às 18h. 

Gênero - Drama 

Duração - 90 minutos 

Classificação indicada - 18 anos 

Lotação: 20 lugares

Ingressos - R $60,00 meia R $30,00 - vendas somente online pelo sympla.com.br

Local: TEATRO IRENE RAVACHE/OFICINA DE ATORES NILTON TRAVESSO - Endereço: Rua Capote Valente, 667 - Pinheiros - São Paulo - SP Telefone: (11) 94980-1212

As sessões presenciais seguirão os protocolos de biossegurança, uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação completa.

Comentários
Assista ao vídeo