Viver - Saúde

Insônia? Psicóloga dá dicas para melhorar a qualidade do sono

5 de Janeiro de 2022

Uma noite mal dormida pode causar sonolência diurna, irritabilidade e cansaço

Dormir é muito importante para manter o bem-estar físico e mental. As noites mal dormidas podem ajudar a desencadear problemas de concentração, mal humor, falha na memória, dores de cabeça, problemas gastrointestinais e até depressão e ansiedade.  

“Para cada pessoa que tem insônia, existem um ou alguns motivos diferentes. Podem ser problemas ligados a um relacionamento, consequência de fadiga, estresse, síndrome de Burnout ou da ansiedade e depressão ainda não diagnosticadas. O importante, nesse caso, é procurar identificar o que está sentindo e buscar ajuda profissional”, conta a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Marcia Karine Monteiro.

Alguns hábitos podem ser adicionados na rotina para melhorar a qualidade do sono, como fazer meditação e praticar exercícios físicos. “É importante se preparar para dormir, desligar o celular, a TV, o notebook. Uma sugestão é beber um chá calmante, como de camomila, lavanda ou passiflora. Deitar, apagar as luzes, tentar não pensar em problemas e relaxar para atrair o sono”, ensina Marcia.  

As pessoas que sofrem com a insônia devem procurar ajuda de um psicólogo para identificar as causas e tratar o problema com acompanhamento profissional.

Comentários
Assista ao vídeo