Cultura - Viagem

Roteiro turístico mostra relevância de bens culturais tombados a jovens de Porto Velho (RO)

24 de Dezembro de 2021

Visitas patrimoniais com a participação de adolescentes fazem parte do projeto “Nosso Patrimônio é o Amor”

Adolescentes de abrigos em Porto Velho (RO) tiveram um dia com uma programação de visitas patrimoniais
Fotos: Carla Holanda

Cerca de 20 adolescentes residentes dos abrigos Casa Moradia, Cosme e Damião e Casa da Juventude, em Porto Velho (RO) tiveram um dia com uma programação de visitas patrimoniais, na última sexta-feira (17). A atividade faz parte do projeto ”Nosso Patrimônio é o Amor” que consiste em um roteiro turístico de cunho social promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (Iphan-RO), em parceria com a Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio) e da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Ale-RO).

O objetivo da ação é apresentar aos jovens a relevância dos serviços públicos prestados por estas instituições à manutenção do ordenamento jurídico-político da sociedade civil. Pátio Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, situado na área central de Porto Velho (RO), e outros bens patrimoniais deste complexo cultural, como: as Três Caixas d’Água, o Memorial Cândido Rondon e a Capela de Santo Antônio foram alguns dos espaços visitados pelos jovens. O roteiro incluiu também visita ao Fórum Criminal de 1º Grau, ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e à Assembleia Legislativa de Rondônia.

De acordo com o superintendente do Iphan-RO, Augusto Celso Figueiredo da Silva, a proposta parte do pressuposto de que a educação patrimonial, sobretudo a que é promovida com os jovens cidadãos em formação, é a melhor forma de se ensinar aos membros de uma sociedade sobre a relevância dos bens patrimoniais tombados e registrados em sua região, e sobre os significados partilhados por sua identidade cultural local.

“O projeto de circuito turístico visa despertar o interesse desses jovens para a relevância do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e de sua área de entorno na organização territorial da cidade de Porto Velho”, explicou o superintendente. “É um importante trabalho de consolidação das referências culturais que permeiam a memória coletiva rondoniense. Além disso, estamos proporcionando a estes jovens mais carentes, um dia lúdico, com lazer, diversão, cultura e educação”, completou Augusto.

Comentários
Assista ao vídeo